Mulher negra realizando ultrassom em companhia do parceiro

Exames no pré-natal: confira quais são e quando fazê-los

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Segunda-feira 17 Julho, 2023 // #gestacao, #pré-natal, #exames

A realização de exames pré-natal é uma das maneiras mais importantes de garantir uma gravidez saudável. Estes exames desempenham um papel fundamental na detecção precoce de qualquer complicação ou problema de saúde tanto para a mãe quanto para o bebê, permitindo que medidas preventivas sejam tomadas e tratamentos sejam iniciados, se necessário. 

Neste artigo, vamos apresentar uma lista completa dos exames de rotina pré-natal, para que as mulheres saibam o que esperar e se sintam mais seguras e preparadas para esse momento tão especial que é viver uma gravidez. 

Você sabia que o cuidado com a gestante e o bebê começa antes do pré-natal?

Mas antes mesmo do primeiro exame pré-natal, já é indicado cuidar da futura gestante e, por que não, do futuro bebê também, pois o planejamento familiar e a preparação para a gravidez são essenciais para assegurar uma jornada saudável e segura. 

Uma consulta antes das tentativas de engravidar começares com um especialista em saúde reprodutiva é uma oportunidade valiosa para discutir histórico médico, antecedentes familiares, estilo de vida, uso de medicamentos e quaisquer preocupações de saúde específicas. Além disso, antes de engravidar é importante iniciar ou continuar com hábitos saudáveis. 

Uma vez que estas bases para uma gestação saudável estejam estabelecidas, será apenas natural continuar cuidando da saúde da mãe e do bebê. E, desde os primeiros momentos, isto será feito com o acompanhamento médico adequado, o que inclui os importantes exames realizados no pré-natal. 

Exames pré-natais: quais são, para que servem e quando realizá-los 

Os cuidados pré-natais são muito importantes. Tanto que, recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aumentou para oito o número mínimo de consultas recomendadas durante o período, para melhorar a experiência das mulheres com os cuidados. 

O primeiro encontro, claro, deve ser realizado logo após a confirmação da gravidez, e é quando os exames irão começar. "Após uma consulta com o obstetra, alguns exames são solicitados para acompanhar a saúde durante a gestação, é essencial para a segurança da mãe e do bebê", explica a obstetra Claudia Cristina Goulart Ribeiro. 

Segundo Ribeiro, que é coordenadora da obstetrícia do Hospital da Mulher Mariska Ribeiro, gerenciado pelo Cejam (Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim”) em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde do Rio de Janeiro, nesta lista estão exames laboratoriais, ultrassonografias e, quando necessário, alguns testes complementares. 

Exames do 1º trimestre – 0 a 14 semanas

O começo da gestação é um momento de muitos exames. No primeiro trimestre, por exemplo, serão realizados dois exames de ultrassom. 

O primeiro ultrassom, diz a obstetra, tem por função confirmar a idade gestacional, se a gestação está dentro do útero ou não, o número de embriões, a vitalidade embrionária e possíveis evoluções desfavoráveis que possam impossibilitar a gravidez. 

O segundo é a ultrassonografia morfológica de 1º trimestre, realizada entre a 11ª e a 14ª semana de gestação, que visa pesquisar os riscos de síndromes ou malformações fetais, principalmente a síndrome de Down (trissomia do cromossomo 21). 

Além disso, na primeira consulta são pedidos uma série de exames laboratoriais, que incluem testes de sangue, de urina e exames de sorologia, também feitos com coleta de sangue, para identificar doenças que podem afetar o desenvolvimento da gravidez. 

Cada um desses testes tem uma importância específica no acompanhamento da gestação: 

  • Tipagem sanguínea e fator Rh: realizado para determinar o tipo sanguíneo da gestante e se ela possui o fator Rh positivo ou negativo. Se a mãe for Rh negativo, existe o risco de incompatibilidade sanguínea entre mãe e filho. 

  • Teste de Coombs indireto: teste realizado nas pacientes com Rh negativo para verificar a presença de anticorpos maternos contra o fator Rh positivo; 

  • Hemograma: usado para identificar a anemia, que na gestação é classificada em leve, moderada ou grave, conforme as taxas de hemoglobina; 

  • Urina tipo I com urocultura e antibiograma: identifica infecções urinárias que podem levar a complicações graves tanto para a mãe quanto para o bebê; 

  • Glicemia de jejum: deve ser solicitada para toda gestante no primeiro trimestre ou em primeira consulta, para diagnosticar diabetes e diabetes gestacional; 

  • Sorologia para sífilis (VDRL): tem como objetivo diagnosticar a sífilis, que é uma infecção sexualmente transmissível que pode ter graves efeitos para o bebê; 

  • Sorologia ELISA anti-HIV: as gestantes que forem diagnosticadas com HIV durante o pré-natal têm indicação de tratamento com medicamentos antirretrovirais durante toda gestação e também no parto, o que previne a transmissão para a criança. 

  • Toxoplasmose (IgM e IgG): para verificar se a mulher já teve contato com o parasita da toxoplasmose antes da gestação ou se está atualmente infectada; 

  • Rubéola (IgM e IgG): a infecção viral se apresenta como uma doença leve ou até assintomática, e que raramente resulta em complicações para as mulheres, mas pode ser grave para o feto quando acomete gestantes; 

  • Citomegalovírus (IgM e IgG): é a infecção intrauterina mais comum na gestação e uma causa importante de surdez e déficit intelectual na infância. Pode afetar o bebê em qualquer fase da gestação, mas principalmente no primeiro trimestre. 

  • Hepatite B (HBSAg e Anti HBC): a doença tem um índice de transmissão muito elevado. Todo recém-nascido de portadora de vírus B, independente da carga viral, deverá receber profilaxia com vacina imunoglobulina nas primeiras horas de vida; 

  • Hepatite C (Anti HCV): já no caso da hepatite C, a transmissão para os fetos é mais rara e a doença na criança é menos grave que no adulto; 

  • HTLV: exame para identificar a presença do Vírus linfotrópico T humano, vírus da família do HIV que pode afetar o desenvolvimento do feto; 

  • TSH: esse exame vai indicar qual o risco que a gestante tem de evoluir para uma disfunção da tireoide ou se já há um problema na glândula. 

O obstetra também poderá solicitar outros exames complementares, diz Ribeiro, principalmente se a gestante tiver alguma doença prévia, como hipertensão arterial, diabetes, hipo ou hipertireoidismo, entre outras. 

Além disso, é comum realizar uma citologia cérvico-vaginal ou exame Papanicolau, conhecido como preventivo do colo do útero, que pode ser realizado em qualquer idade gestacional, preferencialmente até o sétimo mês. 

"As gestantes apresentam chance três vezes maior de serem diagnosticadas como portadoras de lesões em estádio inicial do câncer de colo", explica a obstetra. "Como a maioria dessas lesões é assintomática, seu diagnóstico quase sempre ocorre em consultas de controle, mais frequentes durante o pré-natal." 

Exames do 2º trimestre – 15 a 27 semanas 

O segundo trimestre é, talvez, a época mais tranquila da gravidez, e isso se reflete também no número de testes realizados pelas gestantes. "Neste grupo de exames existe uma atenção especial para avaliar o desenvolvimento do bebê", afirma Ribeiro. 

Isto se dá através da ultrassonografia morfológica do 2º trimestre, realizados entre a 19ª e a 24ª semana de gestação. Esse exame é feito para identificar problemas como a fenda labial e anomalias congênitas cardíacas – e, para muitas famílias que não realizarem exames de ultrassom adicionais, é o momento da descoberta do sexo do bebê

O segundo trimestre também é o momento para realizar o ecocardiograma fetal, que serve para avaliar o funcionamento do coração e identificar doenças antes mesmo de o bebê nascer. Pode ser feito a partir da 18ª semana de gestação, porém, de acordo com Ribeiro, as melhores imagens são obtidas entre a 24ª e 28ª semanas. 

É comum repetir alguns exames laboratoriais complementares, como o de urina e o hemograma, e também exames que se mostraram alterados no primeiro trimestre ou para controle de comorbidades da gestante, como a toxoplasmose, por exemplo. 

Além disso, nas gestantes que tiveram um resultado normal no exame de glicemia de jejum do primeiro trimestre, é realizado o teste de tolerância oral à glicose, para avaliação de diabetes gestacional, que é feito entre a 24ª e 28ª semanas. 

Exames do 3º trimestre – 28 semanas ao parto

Segundo Ribeiro, neste momento alguns exames serão repetidos, e servem para acompanhar a saúde materna, verificar o desenvolvimento do bebê e para mapear riscos inerentes ao momento do parto. Além de um hemograma, são feitas também sorologias, se as anteriores forem negativas, para sífilis, HIV, toxoplasmose e hepatites B e C. 

Por volta da 36ª semana de gestação é realizado um exame de cultura vaginal e retal para a pesquisa de Streptococcus do grupo β hemolítico: quando a bactéria está presente no corpo da gestante, pode ser transmitida para o bebê durante o parto normal. 

Além disso, entre a 34ª e 37ª semanas é realizada a última ultrassonografia obstétrica, para avaliar o crescimento do bebê que está prestes a nascer. 

Calendário de exames pré-natais

 

Infográfico mostrando quando realizar cada exame pré-natal
Este é um guia geral de quando realizar cada exame gestacional. O médico que acompanha sua gravidez é o profissional ideal para indicar com exatidão as datas em que você deverá fazer cada teste pré-natal.

Exames extras

Existem outros testes que não fazem parte da lista de exames de rotina pré-natal, mas que também podem ser pedidos pelo médico, como os exames para casos específicos. O NIPT, por exemplo, é um teste não invasivo que avalia, através de uma coleta de sangue da mãe, se há problemas nos cromossomos do feto. 

Já a sexagem fetal é um exame de sangue que investiga se há presença do cromossomo Y no sangue materno: se houver, o bebê é do sexo masculino, mas se estiver ausente no sangue, indica que o sexo do bebê é feminino. Serve para identificar o sexo da criança algumas semanas antes do método tradicional, por ultrassom. 

Independente de serem de praxe ou não, seguir as recomendações médicas e realizar os exames solicitados é essencial para assegurar um pré-natal adequado. Essa é uma forma de cuidado preventivo que contribui para a saúde da gestante e do bebê, permitindo que eles desfrutem de uma gestação tranquila e com o melhor suporte médico possível. 

Para saber mais sobre esse momento tão importante para além dos exames realizados, confira o nosso artigo PRÉ-NATAL: UM GUIA COMPLETO

# 2D # 3D # 20-semana # 21 semanas de gestacao # 23 semanas de gestacao # 26 semanas de gestação # 3-meses # abdominal # aborto espontâneo # academy # acne neonatal # acompanhantes no parto # acucar # adoção # afeto # agua # alergia # alimentacao # alimentação # alimentação do bebê # alimentação na gravidez # alimentos # alimentos para anemia # almofada de amamentação # amamentacao # amamentação # amigos # amor # anemia # anemia na gravidez # angustia da separação # animais # ansiedade # apneia do sono # apneia do sono em bebês # apoio # aprendendo # aprender # arroto # assadura # atividade-fisica # atonia uterina # autismo # autocuidado # autoestima # baba # baby blues # banho # banho de sol # bebe # Bebê # bebê # bebe acima do umbigo # bebe engasgado # bebe pélvico # bebe prematuro # bebe-recem-nascido # bebes # Bebês # bebês # bem-estar # beneficios # bingo em cha de bebe # birras # bloquinhos de carnaval infantil # bolo # bolo de fraldas # bolsa # bolsa de praia para bebe # bonita # brincadeira # brincadeiras para pascoa # brinquedos # brotoeja # burnout # cabelo # cabelo do bebe # cadeirinha # calcinha absorvente # calcinha pós-parto # calcio # canal # candidiase na gravidez # cansaco # cansada # Carnaval # carnaval # carreira de mãe # carrinho # casais # catapora # caxumba # cefalica # celulas-tronco # cerclagem uterina # cesarea # cesariana # cha-bar-de-bebe # cha de bebe # cha-de-bebe # cha-de-bencao # cha de fraldas # chá de fraldas # cha-de-fraldas # cha de revelacao # cha de revelação # charraiá de fraldas # chás na gravidez # checklist # choro # cirurgias # citomegalovirus # coceira # cocô do bebê # colestase # colestase gestacional # cólica na gravidez # colica nos bebes # colicas # colo do útero # colo do utero dilatado # colostro # colostro na gravidez # comemoracao # comida # como organizar um chá revelação # como prevenir doenças respiratórias # companheirismo # complicacoes # comunicar # constipação # consumo sustentável # contração # contraceptivos # contracoes # contrações de Braxton-Hicks # conversas # convite cha de fraldas # convites # coração do bebe # cordao # cordao umbilical # cor dos olhos do bebe # corpo # corrimento # corte de cabelo do bebe # cosmeticos # creche # crescimento # crianca # criança # criancas # Crianças # crianças # crosta lactea # cuidado # cuidados # culpa # data # data de parto # decoracao # decoração # decoração para chá revelação # defesas # dengue # dentes # dentista # depois-dos-40 # dermatite # desapego # descanso # descobrir o sexo do bebê # descolamento-de-placenta # desenvolvimento # desenvolvimento do bebe # desenvolvimento do bebê # desenvolvimento infantil # diabetes # diabetes-gestacional # diastase # dicas # diferente # disciplina positiva # disney # diu # doencas # doenças respiratorias # doenças respiratorias no inverno # doente # dor # dores # dormir # dor no pe da barriga # doula # ebook # ecografia # economia # economizar # eczema # educacao # educação # educacao infantil # educação-positiva # emocao # emocoes # empreendedorismo # emprego # empresa # endometriose # engravidar # enjoo # enxoval # episiotomia # estagios # estimulacao # estomago # etapas # exame beta hcg # exames # exercicio # exercício # exercicios # fala # falta de ar # familia # família # familia monoparental # fases # fatiga # fator-rh # faxineira # febre em bebe # ferro # fertilização assistida # fertilização in vitro # fertilização-in-vitro # festa # fezes do bebe # ficas # figado # filho # filhos # fisioterapia-pelvica # fiv # forceps # formula # fototerapia neonatal # fralda # fralda eco protect # fralda respirável # fralda reutilizavel # fraldas # fungos em bebes # ganho de peso na gravidez # gases # gemeos # genero # gestacao # gestação # gestacao-multipla # gestacoes # gestante # gestantes # gravida # grávida # gravidas # Gravidez # gravidez # gravidez de risco # gravidez na maturidade # gravidez psicológica # gravidez silenciosa # gripe na gravidez # hemorragia # higiene # higiene bucal # higiene do sono em bebes # Higiene no Carnaval # higieni # higienizacao # hiperemese-gravidica # hipertensão gestacional # hipotermia # historia # historias # home office # Huggies # ictericia neonatal # idade-gestacional # ideias # imunidade # inchaco na gravidez # incomodo # inducao # infância # infeccao # infecção urinária # infecção urinária infantil # infertilidade # introducao alimentar # introducao-alimentar # iodo # irmao # irmaos # julio rocha # labio leporino # leite materno # lembranças # lembrancinha de aniversário infantil # lembrancinha de maternidade # lembrancinhas # licenca-maternidade # licença maternidade # licença-paternidade # limpeza # linguagem # linhas de evaporação no teste de gravidez # liquido # liquido amniotico # liquido-amniotico # mae # maes # mae solo # maisalegria # manchas # massagem # massagem para bebe # maternidade # maternidade solo # mecônio # medicacao # meditação # melasma na gravidez # menina # menino # menosestresse # menstruacao # método ramzi # moleira do bebe # momentos # motoras # movimentos # muco # muco cervical # mudanca # mudanças # mudar # mulher # mulheres # multipla # nariz # nasal # nascimento # neurodesenvolvimento infantil # nidação # noite # nome # nomes de bebes # nomes de bebês # nomes femininos # nutrição # nutrientes # oportunidades # ovulação # pai # pais # papanicolau # Parto # parto # parto humanizado # parto-multiplo # parto normal # parto pélvico # parto vaginal # páscoa # passinho # paternidade # paternidade ativa # pediatricas # pele # pele do bebe # pele do bebê # pele ressecada # perda gestacional # período fértil # peso # placenta # placenta previa # planejamento # plano de parto # plantas venenosas # podcast # podcast mais abraços # posicao # pos-parto # pós-parto # praia # prematuridade # prematuro # pré-natal # pre-natal # pré-parto # pre-parto # presente # presentes # prevenção de acidentes domésticos # Primeira infância # primeiro aniversario # primeiros-socorros # prolapso uterino # puerperio # quantidade # quero-engravidar # recem nascido # recem-nascido # recém-nascido # recem nascidos # recem-nascidos # recuperacao # rededeapoio # refluxo # relato # relato de parto # relaxar # remedios # repouso # reproducao assistida # reprodução assistida # resguardo # respiracao # rh # rifa # riscos # roseola infantil # rotina # roupa para bebês # roupas # roupas para gestantes # rubéola # saco gestacional # Saída de maternidade vermelha # sal # salario-maternidade # sangramento # sangramento de implantacao # sangue # saudavel # saude # saúde # saude bucal # saude mental # secreção # segundo filho # seguranca # segurança # seios # semana # semanas de gravidez # sexo # sexo do bebe # sexo pos parto # shantala para bebe # sharenting # sinais # sinais de parto # sindrome de couvade # sintomas # sintomas de caxumba # sintomas de gravidez # socializacao # sono # sono do bebe # sono do bebê # sonolencia # sujeira # suor # suplementacao # sustentabilidade # sustentavel # tamanho # tampao mucoso # temperatura do bebe # tentante # tentantes # tentantes, vida de tentantes # terrible two # teste da orelhinha # teste de gravidez # teste do pezinho # tipo de parto # tipos de placenta # tontura na gestação # trabalho # trabalho de parto # transicao # transtorno do espectro autista # transtorno opositor desafiador # trissomia 18 # troca # troca-de-fraldas # ultrassom # Unicef # urticaria # utero # útero # utero bicorno # utero em anteversoflexão # utero retrovertido # vacina # vacinas # varizes # ventilador para bebe # verão # viagem # viajar de aviao com bebe # violencia-obstetrica # virtual # visitas # vitaminas # vitamina-s # vomitos