
Menstruação durante a gravidez é normal?
Mais Abraços
//
Sexta-feira 14 Janeiro, 2022
//
#gravidez,
#menstruacao
Gravidez e menstruação não podem acontecer ao mesmo tempo, pois uma só acontece na ausência da outra. O ciclo menstrual corresponde ao preparo do corpo feminino para liberar um óvulo com o intuito de que ele seja fecundado, gerando um embrião, ao mesmo tempo em que o útero se prepara para recebê-lo. Quando isso não ocorre, o corpo expele todo o tecido que foi preparado para isso, que é o que comumente chamamos de menstruação. Mas quando existe um embrião, significa que a pessoa está grávida e não deveria expelir o tecido intrauterino.
Portanto, em caso de menstruação durante a gravidez, bem como qualquer outro sangramento, é imprescindível procurar ajuda médica. “Nenhum sangramento durante a gravidez é normal, caso a gestante perceba algum sangramento, ela precisa procurar o seu ou a sua obstetra para que a causa seja determinada. Dependendo do estágio da gravidez, o sangramento pode ter causas diferentes e, por isso, precisa ser investigado caso a caso”, explica Larissa Cassiano, obstetra especialista em gravidez de risco.
Possíveis causas de sangramento
Entre as possíveis causas de sangramento durante a gravidez estão:
- nidação, que pode acontecer no início da gestação e consiste em um pequeno sangramento vermelho-claro ou amarronzado decorrente da implantação do embrião no endométrio e que dura de 2 a 3 dias;
- descolamento ovular, que ocorre quando, no primeiro trimestre, o óvulo fecundado se descola da parede do útero e há um acúmulo de sangue entre o útero e a placenta, causando sangramento e cólica;
- placenta prévia, que é quando a placenta se implanta na parte inferior do útero, cobrindo parcial ou totalmente o colo do útero.
Infecções diversas, descolamento de placenta na fase final da gravidez, presença de miomas e até mesmo ameaça de aborto também podem causar sangramento. Por isso é tão importante buscar ajuda médica caso perceba algum sangramento. Apenas um ou uma profissional conseguirá avaliar o melhor tratamento e quais são os possíveis riscos para a gestante e para o bebê.
Para mais conteúdos sobre saúde materna, acesse o Huggies Brasil!
* A especialista consultada sobre esta matéria foi ouvida como fonte jornalística, não se utilizando do espaço para a promoção de qualquer produto ou marca.