Mulher grávida sentada no vaso sanitário segurando a barriga.

Corrimento na gravidez: tipos, significado e quando se preocupar

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Quinta-feira 4 Maio, 2023 // #gravidez, #corrimento

Da puberdade até a menopausa, toda mulher apresenta, naturalmente, secreção no canal vaginal. Durante a gestação, essa secreção pode aumentar, o que gera dúvida sobre o corrimento na gravidez e se ele pode indicar que há algo errado com a futura mamãe. 

"A mulher, durante a fase reprodutiva, tem estrógeno, e o estrógeno faz com que ela seja molhada", diz Ana Katherine da Silveira Gonçalves, membro da Comissão Nacional Especializada em Doenças Infecto-Contagiosas da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia).  

O corrimento fisiológico é uma secreção clara, sem odor e que não causa nenhum tipo de incômodo. "Na gravidez, têm mais corrimento ainda porque a mulher está com muito hormônio", continua Ana.  

Entretanto, durante a gestação, justamente devido a alterações hormonais e também de imunidade, a mulher fica ainda mais vulnerável às infecções vaginais – principalmente no verão. Esse cenário favorece o aparecimento de corrimento patológico. 

Entenda quando o corrimento na gravidez pode ser sinal de problema e mais detalhes sobre os diversos tipos de corrimento que podem ocorrer.  

Corrimento na gravidez x infecções 

O corrimento vaginal pode estar relacionado a algumas doenças. "A vaginose bacteriana é a mais comum, depois vem a candidíase, seguida da tricomoníase. Mas na mulher grávida a candidíase vaginal costuma ser mais frequente do que os outros tipos", detalha a médica.  

É comum olhar a cor do corrimento e tentar fazer uma relação com o problema que pode estar acontecendo com a mulher. Saiba mais sobre o corrimento vaginal de cada cor.  

Corrimento branco na gravidez 

O problema mais associado à secreção esbranquiçada é a candidíase vaginal. Entretanto, essa análise pode não ser 100% correta, já que, como ressalta Ana, o corrimento dessa infecção também pode apresentar outras cores, como o amarelo. 

De qualquer forma, a candidíase é algo que pode ser comum na gestação, como destacado pela ginecologista, e vale ficar alerta. "As grávidas, em especial, têm um risco mais aumentado para desenvolver ou se queixar do corrimento vaginal devido à candidíase principalmente pelo aumento do estrogênio", afirma Ana. 

A candidíase vaginal é uma infecção por fungos e não causa odor desagradável. Entre os principais sintomas, além do corrimento vaginal, estão coceira, ardor e desconforto.  

Ao contrário das outras infecções, ela não apresenta nenhum risco para o feto, mas ainda assim é necessário acompanhamento médico. O tratamento é feito com medicamento antifúngico – no caso das grávidas, normalmente em forma de creme vaginal. 

Evitar roupas apertadas e abafadas, que não deixem o corpo respirar, principalmente no verão, é uma boa forma de prevenir candidíase – especialmente entre as grávidas. Há também outros cuidados especiais de higiene da região íntima para se ter em mente. 

Corrimento acinzentado na gravidez 

Já o corrimento acinzentado pode indicar a vaginose bacteriana, a mais comum das infecções em mulheres não grávidas. A doença também pode acometer gestantes e, nesse caso, cuidado redobrado, pois ela está relacionada ao aumento do risco de parto prematuro.  

Também chamada de disbiose vaginal, essa infecção é causada pelo desequilíbrio da flora vaginal. "Ela ocorre quando há uma diminuição dos lactobacilos no meio vaginal – é como se fosse uma diarreia no trato gastrointestinal", explica Ana.  

Mais uma vez, a cor do corrimento pode variar. Há casos em que ele fica entre o amarelado e o esverdeado. Porém, o principal sintoma da vaginose bacteriana é o mau cheiro.   

"É um corrimento discreto, mas o odor é muito forte, muito desagradável", diz Ana. Segundo a especialista, como o cheiro se acentua após a relação sexual, muitas vezes são os parceiros que apontam o problema para as mulheres. 

A vaginose bacteriana pode causar problemas mais sérios porque:  

  • Favorece outras infecções genitais; 
  • Aumenta o risco de infecções no pós-operatório;  
  • Aumenta o risco de adquirir HIV; 
  • Aumenta chances de parto prematuro. 

Depois do diagnóstico do ginecologista, o tratamento é feito com antibióticos. No caso das mulheres grávidas, normalmente em forma de creme vaginal. 

Corrimento amarelo na gravidez 

A secreção amarela pode ser um sinal de candidíase, mas também de tricomoníase. Importante também ficar atenta a esse tipo de corrimento na gravidez e a essa doença.  

"A tricomoníase é muito ruim durante a gravidez porque está frequentemente associada à vaginose bacteriana e pode aumentar o risco de infecções e de parto prematuro", afirma a ginecologista. 

A tricomoníase é causada por um protozoário e se apresenta com um corrimento abundante, com mau cheiro e também coceira. O tratamento, assim como da vaginose bacteriana, é feito com antibióticos. 

Vale ressaltar ainda que a tricomoníase é uma infecção sexualmente transmissível (IST), o que significa que, além da mulher, também o parceiro dela precisa receber atenção médica. 

Como saber a causa do corrimento na gravidez? 

As cores dos diferentes tipos de corrimento vaginal podem dar um indicativo do problema, mas para se ter um diagnóstico de fato é indicado fazer um exame microbiológico. O médico colhe material do corrimento e o examina em um microscópio para analisar qual a fonte da infecção.  

"O critério da cor não é muito sensível", comenta Ana. "A gente até fala que o branco é candidíase, que o amarelo é tricomoníase, que o acinzentado é vaginose, mas a gente não tem como dizer isso só baseado no aspecto do corrimento, porque assim a gente erra muito", explica a ginecologista. "Até podemos ter uma ideia do que pode ser, mas a gente só pode ter certeza mesmo olhando no microscópio", completa.  

Outros tipos de corrimento durante a gravidez 

A mulher pode apresentar ainda secreções rosadas e em tom de marrom ao longo da gestação. Esses quadros também demandam atenção.  

Corrimento rosado  

Ele pode aparecer em dois momentos. Antes mesmo da mulher ficar grávida, pode ocorrer um pequeno sangramento durante a implantação do embrião no útero e, consequentemente, a mulher apresentar esse corrimento rosado. Ele deve ter pouco volume e também durar pouco tempo.  

Já um corrimento rosado na gravidez, nas primeiras semanas, pode ser sinal de aborto espontâneo e, normalmente, é companhado de dores abdominais do tipo cólica.  

Corrimento marrom na gravidez 

O corrimento marrom normalmente indica a presença de sangue. Como o útero da mulher fica mais sensível e com mais fluxo sanguíneo durante a gravidez, esse corrimento pode ser causado por pequenas lesões após a relação sexual ou outro tipo de esforço. Nesse caso ele é discreto e curto, não sendo acompanhado de outros sintomas.  

Quando há também dores abdominais, porém, pode significar outros problemas, como gravidez ectópica. Mais para o fim da gravidez, pode ser também um alerta de placenta prévia. 

Quando se preocupar com o corrimento na gravidez? 

Como vimos, além do fisiológico, aquele normal e sem odor ou incolor, há os corrimentos patológicos e outros que podem indicar problemas na gestação. Na dúvida, o melhor caminho é procurar o ginecologista, principalmente se o corrimento tiver alguma cor ou odor e se for acompanhado de outros sintomas.  

 

# 2D # 3D # 20-semana # 21 semanas de gestacao # 23 semanas de gestacao # 26 semanas de gestação # 3-meses # abdominal # aborto espontâneo # academy # acne neonatal # acompanhantes no parto # acucar # adoção # afeto # agua # alergia # alimentacao # alimentação # alimentação do bebê # alimentação na gravidez # alimentos # alimentos para anemia # almofada de amamentação # amamentacao # amamentação # amigos # amor # anemia # anemia na gravidez # angustia da separação # animais # ansiedade # apneia do sono # apneia do sono em bebês # apoio # aprendendo # aprender # arroto # assadura # atividade-fisica # atonia uterina # autismo # autocuidado # autoestima # baba # baby blues # banho # banho de sol # bebe # Bebê # bebê # bebe acima do umbigo # bebe engasgado # bebe pélvico # bebe prematuro # bebe-recem-nascido # bebes # Bebês # bebês # bem-estar # beneficios # bingo em cha de bebe # birras # bloquinhos de carnaval infantil # bolo # bolo de fraldas # bolsa # bolsa de praia para bebe # bonita # brincadeira # brincadeiras para pascoa # brinquedos # brotoeja # burnout # cabelo # cabelo do bebe # cadeirinha # calcinha absorvente # calcinha pós-parto # calcio # canal # candidiase na gravidez # cansaco # cansada # Carnaval # carnaval # carreira de mãe # carrinho # casais # Casal # catapora # caxumba # cefalica # celulas-tronco # cerclagem uterina # cesarea # cesariana # cha-bar-de-bebe # cha de bebe # cha-de-bebe # cha-de-bencao # cha de fraldas # chá de fraldas # cha-de-fraldas # cha de revelacao # cha de revelação # charraiá de fraldas # chás na gravidez # checklist # choro # cirurgias # citomegalovirus # coceira # cocô do bebê # colestase # colestase gestacional # cólica na gravidez # colica nos bebes # colicas # colo do útero # colo do utero dilatado # colostro # colostro na gravidez # comemoracao # comida # como organizar # como organizar um chá revelação # como prevenir doenças respiratórias # companheirismo # complicacoes # comunicar # constipação # consumo sustentável # contração # contraceptivos # contracoes # contrações de Braxton-Hicks # conversas # convite cha de fraldas # convites # coração do bebe # cordao # cordao umbilical # cordão umbilical # cor dos olhos do bebe # corpo # corrimento # corte de cabelo do bebe # cosmeticos # coto umbilizal # creche # creme para assadura # crescimento # crianca # criança # criancas # Crianças # crianças # crosta lactea # cuidado # cuidados # culpa # data # data de parto # decoracao # decoração # decoração para chá revelação # defesas # dengue # dentes # dentista # depois-dos-40 # dermatite # desapego # descanso # descobrir o sexo do bebê # descolamento-de-placenta # desenvolvimento # desenvolvimento do bebe # desenvolvimento do bebê # desenvolvimento infantil # diabetes # diabetes-gestacional # diastase # dicas # diferente # disciplina positiva # disney # diu # doencas # doenças respiratorias # doenças respiratorias no inverno # doente # dor # dores # dormir # dor no pe da barriga # doula # ebook # ecografia # economia # economizar # eczema # educacao # educação # educacao infantil # educação-positiva # emocao # emocoes # empreendedorismo # emprego # empresa # endometriose # engravidar # enjoo # enxoval # episiotomia # estagios # estimulacao # estomago # etapas # exame beta hcg # exames # exercicio # exercício # exercicios # fala # falta de ar # familia # família # familia monoparental # fases # fatiga # fator-rh # faxineira # febre em bebe # ferro # fertilização assistida # fertilização in vitro # fertilização-in-vitro # festa # fezes do bebe # ficas # figado # filho # Filhos # filhos # fisioterapia-pelvica # fiv # forceps # formula # fototerapia neonatal # fralda # fralda eco protect # fralda respirável # fralda reutilizavel # fraldas # fungos em bebes # ganho de peso na gravidez # gases # gemeos # genero # gestacao # gestação # gestacao-multipla # gestacoes # gestante # gestantes # gravida # grávida # gravidas # Gravidez # gravidez # gravidez de risco # gravidez na maturidade # gravidez psicológica # gravidez silenciosa # gripe na gravidez # hemorragia # higiene # higiene bucal # higiene do sono em bebes # Higiene no Carnaval # higieni # higienizacao # hiperemese-gravidica # hipertensão gestacional # hipotermia # historia # historias # home office # hora da bruxa # Huggies # ictericia neonatal # idade-gestacional # ideias # imunidade # inchaco na gravidez # incomodo # inducao # infância # infeccao # infecção urinária # infecção urinária infantil # infertilidade # introducao alimentar # introducao-alimentar # iodo # irmao # irmaos # julio rocha # labio leporino # leite materno # lembranças # lembrancinha de aniversário infantil # lembrancinha de maternidade # lembrancinhas # licenca-maternidade # licença maternidade # licença-paternidade # limpeza # linguagem # linhas de evaporação no teste de gravidez # liquido # liquido amniotico # liquido-amniotico # mae # maes # mae solo # maisalegria # manchas # massagem # massagem para bebe # maternidade # maternidade solo # mecônio # medicacao # meditação # melasma na gravidez # menina # menino # menosestresse # menstruacao # método ramzi # moleira do bebe # momentos # motoras # movimentos # muco # muco cervical # mudanca # mudanças # mudar # mulher # mulheres # multipla # nariz # nasal # nascimento # neurodesenvolvimento infantil # nidação # noite # nome # nomes de bebes # nomes de bebês # nomes femininos # nutrição # nutrientes # oportunidades # ovulação # pai # pais # papanicolau # Parto # parto # parto humanizado # parto-multiplo # parto normal # parto pélvico # parto vaginal # páscoa # passinho # paternidade # paternidade ativa # pediatricas # pele # pele do bebe # pele do bebê # pele ressecada # perda gestacional # período fértil # peso # placenta # placenta previa # planejamento # plano de parto # plantas venenosas # podcast # podcast mais abraços # posicao # pos-parto # pós-parto # praia # prematuridade # prematuro # pré-natal # pre-natal # pré-parto # pre-parto # presente # presentes # prevenção de acidentes domésticos # Primeira infância # primeiro aniversario # primeiros-socorros # prolapso uterino # puerperio # quantidade # quero-engravidar # recem nascido # recem-nascido # recém-nascido # recem nascidos # recem-nascidos # recuperacao # rededeapoio # refluxo # relato # relato de parto # relaxar # remedios # repouso # reproducao assistida # reprodução assistida # resguardo # respiracao # rh # rifa # riscos # roseola infantil # rotina # roupa para bebês # roupas # roupas para gestantes # rubéola # saco gestacional # Saída de maternidade vermelha # sal # salario-maternidade # sangramento # sangramento de implantacao # sangue # saudavel # saude # saúde # saude bucal # saude mental # secreção # segundo filho # seguranca # segurança # seios # semana # semanas de gravidez # sexo # sexo do bebe # sexo pos parto # shantala para bebe # sharenting # sinais # sinais de parto # sindrome de couvade # sintomas # sintomas de caxumba # sintomas de gravidez # socializacao # sono # sono do bebe # sono do bebê # sonolencia # sujeira # suor # suplementacao # sustentabilidade # sustentavel # tamanho # tampao mucoso # temperatura do bebe # tentante # tentantes # tentantes, vida de tentantes # terrible two # teste da orelhinha # teste de gravidez # teste do pezinho # tipo de parto # tipos de placenta # tontura na gestação # trabalho # trabalho de parto # transicao # transtorno do espectro autista # transtorno opositor desafiador # trissomia 18 # troca # troca-de-fraldas # ultrassom # Unicef # urticaria # utero # útero # utero bicorno # utero em anteversoflexão # utero retrovertido # vacina # vacinas # Vale night # varizes # ventilador para bebe # verão # viagem # viajar de aviao com bebe # violencia-obstetrica # virtual # Visão do bebê # visitas # vitaminas # vitamina-s # vomitos