Mulher grávida com maos na barriga em sinal de desconforto

Dor no pé da barriga na gravidez: É normal? O que fazer?

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Segunda-feira 18 Dezembro, 2023 // #dor no pe da barriga, #gravidez, #gestação

As mudanças que acontecem no corpo da mulher durante a gestação cobram o seu preço. Uma das consequências mais comuns do crescimento da barriga conforme o bebê se desenvolve é a chamada “dor no pé da barriga”. 

Esse termo se popularizou como uma forma simples de descrever o tipo de incômodo que afeta a região baixa do ventre ao longo dos nove meses. A popularidade, aliás, tem um motivo: esse sintoma é muito comum entre as gestantes. Segundo informações do Sistema Público de Saúde do Reino Unido, conhecido pela sigla NHS, uma em cada cinco mulheres terão o quadro em algum grau, que vai de leve a grave. 

Um problema de saúde tão corriqueiro como esse precisa ser conhecido em detalhes. Entenda, a seguir, o que pode estar por trás do desconforto e quais são as principais formas de aliviá-lo. 

O que é e o que significa sentir dor no pé da barriga na gravidez? 

A dor no pé da barriga é um termo genérico para descrever os incômodos que a mulher sente na parte inferior do abdômen, abaixo do umbigo, enquanto o bebê se desenvolve. 

Podem existir diversas causas para esse sintoma e a maioria é normal, faz parte dos rearranjos do corpo materno para melhor acomodar o bebê. Alguns dos motivos são o alongamento dos músculos da região e o acúmulo de gases no abdômen. Mais tarde na gestação, alarmes falsos de trabalho de parto também podem ser os responsáveis pela dor no baixo ventre.  

Quando esse incômodo aparece e não vai embora depois de algum tempo, é essencial conversar com o ginecologista para que o profissional faça uma avaliação mais aprofundada e investigue as possíveis causas. 

Dor no pé da barriga na gestação: quais são as causas?  

Segundo a American Pregnancy Association, algumas das possíveis explicações para a dor no pé da barriga são o acúmulo de gases no abdômen e a constipação, que são relativamente comuns durante a gestação e podem ser aliviados com mudança de hábitos, como beber mais água e ingerir mais fibras.  

No entanto, é importante também estar atenta a alterações que pedem um pouco mais de cuidado, como uma infecção urinária, que também pode gerar o sintoma. Uma dica é observar se há ardência ao urinar ou alteração na cor da urina, o que indica a necessidade de uma rápida ida ao médico. Durante o primeiro trimestre, outra possível causa de dor na parte baixa do abdômen preocupante é a gravidez ectópica, que acontece quando o embrião se desenvolve em um lugar inadequado, como nas trompas, tornando a gestação inviável. Vale pontuar que esse acometimento é bem mais raro. 

No segundo trimestre, o principal motivo para o desconforto é o alongamento de pele, músculos e ligamentos, em especial o ligamento redondo do útero, que une o útero à região pélvica e é esticado em decorrência do crescimento uterino. 

Já no terceiro e último trimestre, a dor no pé da barriga pode ter a ver com as contrações de um falso trabalho de parto, as chamadas contrações de Braxton Hicks, que não são incomuns e podem ser percebidas com dor e endurecimento da barriga. 

Há ainda um tipo específico de incômodo que está relacionado diretamente às articulações dos ossos da pelve. A Academia Real de Obstetras e Ginecologistas, instituição do Reino Unido, detalha que as articulações que compõem a pelve trabalham juntas e normalmente se movem levemente, mas “à medida que o bebê cresce no útero, o peso extra e a mudança na maneira como a mulher se senta ou fica em pé exercem mais pressão sobre a pelve”, aponta a entidade. O resultado pode ser uma dor no pé da barriga, mais direcionada à região dos ossos da bacia 

Como é a dor abdominal na gravidez? 

A dor abdominal na gestação, de forma geral, pode surgir como uma espécie de cólica em qualquer região da barriga, do abdômem e até do baixo ventre. Ela pode ser aguda, como uma pontada, ou crônica, permanecendo por mais tempo. Já a dor no pé da barriga é localizada mais abaixo, entre o umbigo e o monte púbico.  

A Academia Real de Obstetras e Ginecologistas destaca que essa condição pode variar de moderada a severa, mas é possível tratá-la e aliviar o sintoma.  

Alguns sinais que podem vir junto com a dor no pé da barriga são: 

  • Dor no púbis, na parte baixa das costas, no quadril, na virilha ou até nos joelhos; 

  • A dor também pode aparecer nas relações sexuais; 

  • Sensação de inchaço; 

  • Sensibilidade ao toque ou movimentos; 

  • Cólica. 

Quando esses sintomas persistem e impactam a rotina e a qualidade de vida, ou quando eles vêm junto de febre, calafrios, dor de cabeça ou corrimento, sinais que podem indicar uma infecção, é bom conversar com o médico que faz o acompanhamento da gestação

Um profissional de saúde deve ser contactado com urgência se a mulher estiver com: 

  • Sangramentos; 

  • Cãibras regulares; 

  • Perdas de líquidos pela vagina; 

  • Dor intensa nas costas; 

  • Sensação de dor ou queimação na hora de urinar; 

  • Dor muito severa que persiste após 30 a 60 minutos. 

 
Tratamentos disponíveis para dor abdominal no pé da barriga na gravidez 

O tratamento da dor no pé da barriga vai variar bastante de acordo com as causas e o nível de incômodo, já que muitas vezes é apenas uma consequência normal das mudanças no corpo da mulher.  

Por exemplo, uma mulher que sente pontadas eventuais pode ser orientada a fazer repouso ou compressas quentes para ter alívio. Em outros casos, porém, pode ser necessário realizar sessões de fisioterapia para melhor lidar com as mudanças osteomusculares da gravidez ou até mesmo fazer exames para investigar a fundo as possíveis causas — e até detectar um falso trabalho de parto. 

Segundo o sistema de saúde britânico, “fazer o diagnóstico assim que possível permite manter a dor no nível mínimo e evita desconfortos mais duradouros” e é importante lembrar que o uso de remédios para amenizar a dor durante os 9 meses deve sempre seguir a orientação de um profissional da saúde para escapar de efeitos colaterais. 

A Academia Real de Obstetras e Ginecologistas também sugere uma série de medidas simples, mas que podem fazer a diferença nesse contexto, como: 

  • Ter uma vida ativa, mas caprichar nos momentos de repouso; 

  • Mudar de posição frequentemente e não ficar sentada por mais de 30 minutos de uma só vez; 

  • Sentar-se na hora de trocar de roupa; 

  • Distribuir o peso do corpo nas duas pernas de forma balanceada; 

A dor no pé na barriga pode dificultar um parto vaginal? 

A princípio, não. Na maioria das vezes, a dor no pé da barriga não representa risco algum à saúde do bebê e tampouco impede o parto normal. Mas, de novo, é sempre importante passar por uma avaliação médica. O ginecologista poderá desvendar as causas por trás do incômodo e dar início a um período de mais alívio e calmaria. 

Com esses cuidados e orientações da equipe de saúde, a dor no pé da barriga tem tudo para passar de um tormento para uma queixa do passado. 

# 2D # 3D # 20-semana # 21 semanas de gestacao # 23 semanas de gestacao # 26 semanas de gestação # 3-meses # abdominal # aborto espontâneo # academy # acne neonatal # acompanhantes no parto # acucar # adoção # afeto # agua # alergia # alimentacao # alimentação # alimentação do bebê # alimentação na gravidez # alimentos # alimentos para anemia # almofada de amamentação # amamentacao # amamentação # amigos # amor # anemia # anemia na gravidez # angustia da separação # animais # ansiedade # apneia do sono # apneia do sono em bebês # apoio # aprendendo # aprender # arroto # assadura # atividade-fisica # atonia uterina # autismo # autocuidado # autoestima # baba # baby blues # banho # banho de sol # bebe # Bebê # bebê # bebe acima do umbigo # bebe engasgado # bebe pélvico # bebe prematuro # bebe-recem-nascido # bebes # Bebês # bebês # bem-estar # beneficios # bingo em cha de bebe # birras # bloquinhos de carnaval infantil # bolo # bolo de fraldas # bolsa # bolsa de praia para bebe # bonita # brincadeira # brincadeiras para pascoa # brinquedos # brotoeja # burnout # cabelo # cabelo do bebe # cadeirinha # calcinha absorvente # calcinha pós-parto # calcio # canal # candidiase na gravidez # cansaco # cansada # Carnaval # carnaval # carreira de mãe # carrinho # casais # catapora # caxumba # cefalica # celulas-tronco # cerclagem uterina # cesarea # cesariana # cha-bar-de-bebe # cha de bebe # cha-de-bebe # cha-de-bencao # cha de fraldas # chá de fraldas # cha-de-fraldas # cha de revelacao # cha de revelação # charraiá de fraldas # chás na gravidez # checklist # choro # cirurgias # citomegalovirus # coceira # cocô do bebê # colestase # colestase gestacional # cólica na gravidez # colica nos bebes # colicas # colo do útero # colo do utero dilatado # colostro # colostro na gravidez # comemoracao # comida # como organizar # como organizar um chá revelação # como prevenir doenças respiratórias # companheirismo # complicacoes # comunicar # constipação # consumo sustentável # contração # contraceptivos # contracoes # contrações de Braxton-Hicks # conversas # convite cha de fraldas # convites # coração do bebe # cordao # cordao umbilical # cordão umbilical # cor dos olhos do bebe # corpo # corrimento # corte de cabelo do bebe # cosmeticos # coto umbilizal # creche # crescimento # crianca # criança # criancas # Crianças # crianças # crosta lactea # cuidado # cuidados # culpa # data # data de parto # decoracao # decoração # decoração para chá revelação # defesas # dengue # dentes # dentista # depois-dos-40 # dermatite # desapego # descanso # descobrir o sexo do bebê # descolamento-de-placenta # desenvolvimento # desenvolvimento do bebe # desenvolvimento do bebê # desenvolvimento infantil # diabetes # diabetes-gestacional # diastase # dicas # diferente # disciplina positiva # disney # diu # doencas # doenças respiratorias # doenças respiratorias no inverno # doente # dor # dores # dormir # dor no pe da barriga # doula # ebook # ecografia # economia # economizar # eczema # educacao # educação # educacao infantil # educação-positiva # emocao # emocoes # empreendedorismo # emprego # empresa # endometriose # engravidar # enjoo # enxoval # episiotomia # estagios # estimulacao # estomago # etapas # exame beta hcg # exames # exercicio # exercício # exercicios # fala # falta de ar # familia # família # familia monoparental # fases # fatiga # fator-rh # faxineira # febre em bebe # ferro # fertilização assistida # fertilização in vitro # fertilização-in-vitro # festa # fezes do bebe # ficas # figado # filho # filhos # fisioterapia-pelvica # fiv # forceps # formula # fototerapia neonatal # fralda # fralda eco protect # fralda respirável # fralda reutilizavel # fraldas # fungos em bebes # ganho de peso na gravidez # gases # gemeos # genero # gestacao # gestação # gestacao-multipla # gestacoes # gestante # gestantes # gravida # grávida # gravidas # Gravidez # gravidez # gravidez de risco # gravidez na maturidade # gravidez psicológica # gravidez silenciosa # gripe na gravidez # hemorragia # higiene # higiene bucal # higiene do sono em bebes # Higiene no Carnaval # higieni # higienizacao # hiperemese-gravidica # hipertensão gestacional # hipotermia # historia # historias # home office # hora da bruxa # Huggies # ictericia neonatal # idade-gestacional # ideias # imunidade # inchaco na gravidez # incomodo # inducao # infância # infeccao # infecção urinária # infecção urinária infantil # infertilidade # introducao alimentar # introducao-alimentar # iodo # irmao # irmaos # julio rocha # labio leporino # leite materno # lembranças # lembrancinha de aniversário infantil # lembrancinha de maternidade # lembrancinhas # licenca-maternidade # licença maternidade # licença-paternidade # limpeza # linguagem # linhas de evaporação no teste de gravidez # liquido # liquido amniotico # liquido-amniotico # mae # maes # mae solo # maisalegria # manchas # massagem # massagem para bebe # maternidade # maternidade solo # mecônio # medicacao # meditação # melasma na gravidez # menina # menino # menosestresse # menstruacao # método ramzi # moleira do bebe # momentos # motoras # movimentos # muco # muco cervical # mudanca # mudanças # mudar # mulher # mulheres # multipla # nariz # nasal # nascimento # neurodesenvolvimento infantil # nidação # noite # nome # nomes de bebes # nomes de bebês # nomes femininos # nutrição # nutrientes # oportunidades # ovulação # pai # pais # papanicolau # Parto # parto # parto humanizado # parto-multiplo # parto normal # parto pélvico # parto vaginal # páscoa # passinho # paternidade # paternidade ativa # pediatricas # pele # pele do bebe # pele do bebê # pele ressecada # perda gestacional # período fértil # peso # placenta # placenta previa # planejamento # plano de parto # plantas venenosas # podcast # podcast mais abraços # posicao # pos-parto # pós-parto # praia # prematuridade # prematuro # pré-natal # pre-natal # pré-parto # pre-parto # presente # presentes # prevenção de acidentes domésticos # Primeira infância # primeiro aniversario # primeiros-socorros # prolapso uterino # puerperio # quantidade # quero-engravidar # recem nascido # recem-nascido # recém-nascido # recem nascidos # recem-nascidos # recuperacao # rededeapoio # refluxo # relato # relato de parto # relaxar # remedios # repouso # reproducao assistida # reprodução assistida # resguardo # respiracao # rh # rifa # riscos # roseola infantil # rotina # roupa para bebês # roupas # roupas para gestantes # rubéola # saco gestacional # Saída de maternidade vermelha # sal # salario-maternidade # sangramento # sangramento de implantacao # sangue # saudavel # saude # saúde # saude bucal # saude mental # secreção # segundo filho # seguranca # segurança # seios # semana # semanas de gravidez # sexo # sexo do bebe # sexo pos parto # shantala para bebe # sharenting # sinais # sinais de parto # sindrome de couvade # sintomas # sintomas de caxumba # sintomas de gravidez # socializacao # sono # sono do bebe # sono do bebê # sonolencia # sujeira # suor # suplementacao # sustentabilidade # sustentavel # tamanho # tampao mucoso # temperatura do bebe # tentante # tentantes # tentantes, vida de tentantes # terrible two # teste da orelhinha # teste de gravidez # teste do pezinho # tipo de parto # tipos de placenta # tontura na gestação # trabalho # trabalho de parto # transicao # transtorno do espectro autista # transtorno opositor desafiador # trissomia 18 # troca # troca-de-fraldas # ultrassom # Unicef # urticaria # utero # útero # utero bicorno # utero em anteversoflexão # utero retrovertido # vacina # vacinas # varizes # ventilador para bebe # verão # viagem # viajar de aviao com bebe # violencia-obstetrica # virtual # visitas # vitaminas # vitamina-s # vomitos