
O que seu peso diz sobre sua gravidez?
Mais Abraços
//
Quarta-feira 20 Maio, 2020
//
#alimentacao,
#dicas,
#saude
Não deixe seu peso fazê-la perder o sono
É possível que, durante a última fase da gravidez, você perca o apetite. Isto porque o seu bebê pressiona o seu estômago à medida que vai crescendo, o que torna difícil a ingestão de alimentos. Da mesma forma, um dos efeitos da progesterona é relaxar a abertura entre o estômago e o esôfago, causando azia e queimação. Tudo isto pode resultar na perda de peso.
Antes de se preocupar ou incluir alimentos não recomendados em sua dieta, é melhor consultar seu médico para que ele prescreva algum tratamento para a azia. Desta forma, você poderá normalizar sua dieta e não continuar a perder peso, pois se continuar a ver menos quilos na balança, seu bebê poderá ser afetado.
Sua alimentação não deve variar tanto em relação ao segundo trimestre: proteínas, carboidratos e alimentos ricos em cálcio continuarão sendo essenciais em sua alimentação, além de manter-se muito bem hidratada. Informe-se para não ter dúvidas sobre quais produtos os contêm.
Mas quais alimentos você deve evitar em sua dieta? Para que seja mais fácil lembrá-los, colocamos eles em uma lista que será de grande ajuda para você:
- Frutos do mar crus podem conter bactérias que afetam o trato intestinal;
- Produtos embalados, especialmente aqueles com alto teor de gordura e/ou açúcar;
- Alimentos ácidos, muito frios ou quentes podem causar azia;
- Evite tudo que contém conservantes e corantes;
- Modere o consumo de fastfood e bebidas com gás.
Outro ponto importante é a ansiedade que perder peso pode causar em você, pois fará com que sinta que deve comer mais. Sobre isto, tenha em mente que o melhor não é comer demais, mas racionar a comida; assim, você evitará alterações na glicemia, terá mais energia e reduzirá os sintomas relacionados à azia e ao refluxo.
O peso que você deveria ter nessa etapa está relacionado a diferentes características que deve sempre consultar com o seu médico, mas, para se ter uma ideia, recomenda-se que, se o seu peso for normal antes da gravidez, no terceiro trimestre você poderá aumentar cerca de 250 g por semana; se estiver abaixo do peso, 300 g por semana e, se estiver acima do peso, menos de 200 g por semana.
No último mês, o ganho de peso pode parecer muito, mas lembre-se de que seu bebê está adquirindo gordura que se acumula sob sua pele e músculos que o ajudarão nos primeiros meses de vida. Se você olhar os ultrassons de alguns meses atrás e compará-los com aqueles feitos no final da gravidez, notará uma grande diferença no seu peso. O ideal na gravidez é ganhar um total de 9 a 15 quilos de peso nos nove meses de gestação ao começar com o peso normal.
Neste trimestre sua alimentação não deve variar tanto em relação ao segundo trimestre, só que agora você apresentará alguns sintomas que podem diminuir o apetite e se traduzir em menos peso, por isto é superimportante manter contato constante com seu médico.