Como suportar o calor durante a gravidez

As altas temperaturas costumam provocar mal-estares, ainda mais durante a gravidez. Por isso, é muito importante consumir líquidos, descansar e passar o máximo de tempo possível na sombra.

O calor do verão é difícil para todos. É importante aprender alguns truques, já que enquanto grávida, você está mais propensa a sofrer os famosos golpes de calor e as mudanças hormonais podem te fazer sentir com mais calor do que o normal.

Tenha em conta

  • Procure estar em lugares frescos e evite as aglomeraçãoes sempre que possível. Um bom truque para manter sua casa fresca é abrir as janelas nas primeiras horas da manhã e mantê-las fechadas nas horas de calor intenso, reabrindo ao entardecer. Dessa forma, você estará ventilando a casa com ar fresco e evitando a entrada de ar quente.
  • As melhores roupas para o calor são as de fibras naturais e de tecidos finos, como algodão, seda e linho, já que estes permitem que sua pele respire melhor. Com uma roupa de cores claras e que não seja justa, você se manterá fresca e confortável por todo o dia.
  • Outra ótima forma de suportar o calor é em uma piscina, mas tente manter-se na sombra e use um bom protetor solar. Se você não suporta temperaturas muito baixas, experimente banhos de água fria ou morna. Outra maneira de sentir-se muito mais fresca é simplesmente mergulhando seus pés em água fresca.
  • Os sprays refrescantes são uma boa opção para levar em sua bolsa e refrescar a pele do rosto de vez em quando. Se você não quiser investir em um produto como esse, pode tentar encher uma pequena garrafa com borrifador de água, o que cumpre a mesma função do spray.
  • Consuma muito líquido. Os hormônios produzidos na gravidez te fazem transpirar mais, por isso você deve tomar cuidado para não desidratar-se. As bebidas isotônicas oferecem muitos sais e são muito boas para manter a pressão arterial. Ao sair de casa, lembre-se sempre de levar uma garrafinha de água para poder hidratar-se a qualquer momento.
  • Para aliviar o incômodo do calor, é bom sair para para caminhar nas primeiras horas do dia ou ao entardecer, quando as temperaturas já não são altas. Tente evitar exercitar-se nos horários de calor intenso, geralmente entre às 10 da manhã e 4 da tarde.
  • Comidas frescas como saladas e frutas são outra boa forma de aliviar um pouco o calor. Além de não serem pesadas, elas evitam que você gaste tempo de pé enquanto cozinha, o que intensifica o calor. Evite atividades como usar o forno por muitas horas ou o ferro de passar.
  • O calor cansa muito, por isso sempre que puder tire sonecas durante à tarde para descansar um pouco. O calor excessivo pode afetar sua gravidez, evite utilizar saunas e banheiras.

Você por estar interessado

Prurido (comichão)

A barriga coça? Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico.

Prurido (comichão)



A barriga coça? Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico.

O prurido na pele é comum na gravidez. Sua pele está mais seca e geralmente pode causar a coceira. Pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas especialmente na pele do abdômen e principalmente nas estrias que parecem progredir na gravidez. Você também pode ter prurido ao redor dos tornozelos que está ligada as alterações nas veias das pernas. De qualquer forma, é um prurido leve que não a deixar acordar na noite e raramente deixa marcas de se ter coçado.

O prurido cede com a aplicação de loções hidratantes, mas você deve consultar com seu médico ou dermatologista para saber o que você não pode usar.

Em outros casos, o prurido pode ser devido a infestações parasitárias, tais como escabiosis (sarna), doenças hepáticas como cirrose biliar primária ou colestase gravídica, doença renal, tireoidea ou cutânea. Em geral, nestes casos, o prurido pode ser muito intenso, especialmente nas palmas e nas plantas do pé, chegando a acordá-la na noite ou não a deixar dormir. Isso também causa uma comichão tão intensa que deixa marcas. Com qualquer uma dessas últimas características, é importante consultar com o médico.

Você por estar interessado