Como suportar o calor durante a gravidez

Como suportar o calor durante a gravidez

As altas temperaturas costumam provocar mal-estares, ainda mais durante a gravidez. Por isso, é muito importante consumir líquidos, descansar e passar o máximo de tempo possível na sombra.

O calor do verão é difícil para todos. É importante aprender alguns truques, já que enquanto grávida, você está mais propensa a sofrer os famosos golpes de calor e as mudanças hormonais podem te fazer sentir com mais calor do que o normal.

Tenha em conta

  • Procure estar em lugares frescos e evite as aglomeraçãoes sempre que possível. Um bom truque para manter sua casa fresca é abrir as janelas nas primeiras horas da manhã e mantê-las fechadas nas horas de calor intenso, reabrindo ao entardecer. Dessa forma, você estará ventilando a casa com ar fresco e evitando a entrada de ar quente.
  • As melhores roupas para o calor são as de fibras naturais e de tecidos finos, como algodão, seda e linho, já que estes permitem que sua pele respire melhor. Com uma roupa de cores claras e que não seja justa, você se manterá fresca e confortável por todo o dia.
  • Outra ótima forma de suportar o calor é em uma piscina, mas tente manter-se na sombra e use um bom protetor solar. Se você não suporta temperaturas muito baixas, experimente banhos de água fria ou morna. Outra maneira de sentir-se muito mais fresca é simplesmente mergulhando seus pés em água fresca.
  • Os sprays refrescantes são uma boa opção para levar em sua bolsa e refrescar a pele do rosto de vez em quando. Se você não quiser investir em um produto como esse, pode tentar encher uma pequena garrafa com borrifador de água, o que cumpre a mesma função do spray.
  • Consuma muito líquido. Os hormônios produzidos na gravidez te fazem transpirar mais, por isso você deve tomar cuidado para não desidratar-se. As bebidas isotônicas oferecem muitos sais e são muito boas para manter a pressão arterial. Ao sair de casa, lembre-se sempre de levar uma garrafinha de água para poder hidratar-se a qualquer momento.
  • Para aliviar o incômodo do calor, é bom sair para para caminhar nas primeiras horas do dia ou ao entardecer, quando as temperaturas já não são altas. Tente evitar exercitar-se nos horários de calor intenso, geralmente entre às 10 da manhã e 4 da tarde.
  • Comidas frescas como saladas e frutas são outra boa forma de aliviar um pouco o calor. Além de não serem pesadas, elas evitam que você gaste tempo de pé enquanto cozinha, o que intensifica o calor. Evite atividades como usar o forno por muitas horas ou o ferro de passar.
  • O calor cansa muito, por isso sempre que puder tire sonecas durante à tarde para descansar um pouco. O calor excessivo pode afetar sua gravidez, evite utilizar saunas e banheiras.

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Semana 41

Nesta semana você provavelmente vai sentir que tudo te irrita, até sua própria sombra e está esperando ansiosamente o dia "D". Embora o tempo de nascimento tenha vindo e ido, não sinta que você está passando pela gravidez mais longa da humanidade, menos de 5% das mulheres têm seu bebê na data prevista. Isso ocorre porque geralmente há dúvidas quanto à data exata em que o bebê foi concebido. Alguns bebês simplesmente demoram um pouco mais do que outros para "estarem prontos". Mesmo se você não sentir isso agora, sua gravidez terminará mais ou menos na semana que vem.

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Quando isso vai acabar?

Você pode ter discutido com seu médico sobre a possibilidade de induzir o parto esta semana, mas normalmente deve haver uma série de coisas a ser consideradas para que isso seja feito, incluindo o seu próprio bem e o bem-estar do seu bebê. Algumas mulheres estão tão sobrecarregadas com a excitação de estarem na semana 41 que é necessário induzir o parto, elas estão tão ansiosas que o estresse da espera pelo parto não é considerado bom para sua saúde mental e, portanto, é melhor iniciar o procedimento. Outras mulheres têm um estado de tranquilidade de "esperar e ver". Em suma, cada mulher tem sua própria maneira de lidar com os atrasos da gravidez.

As mudanças físicas desta semana

  • Na semana 41, seus exames pré-natais incluem a proposta de datas específicas ou a validação das datas propostas anteriormente. É possível que o médico te peça para fazer alguns CTG (Cardiotocografias) ou talvez um ultrassom. Eles podem medir a quantidade de líquido amniótico que envolve seu bebê, bem como seu tamanho e colocação na placenta.
  • É possível que o médico peça para você manter um registro do movimento e atividade do seu bebê durante esta semana, se houver uma mudança significativa ou seus movimentos diminuírem, você deve ir ao hospital.
  • Esta semana, você pode sentir pressão sobre o colo uterino, será uma sensação difícil de descrever, semelhante à dor de um teste de Papanicolau, e pode ir e vir, dependendo de quanta pressão exerce a cabeça do bebê. Além disso, seu colo uterino está amadurecendo agora, o que significa que está ficando mais fino e preparando-se para se dilatar. Durante o trabalho de parto, seu colo uterino deve dilatar-se 10 centímetros para permitir que a cabeça e o corpo do bebê saiam.
  • Você pode sentir um aumento de corrimento à medida que as células do colo uterino produzem uma substância branca e aquosa, algumas mulheres também produzem mucosa durante esta semana e, embora este não seja um verdadeiro sinal do parto, isso significa que algo está acontecendo.

As mudanças emocionais desta semana

  • Cada cãibra e cada dor pode ser um sinal de que chegou a hora e a espera acabou, ir para cama não permitirá que você descanse e você vai se perguntar se você vai acordar no meio da noite com a dor das contrações. Manter a calma na semana 41 é bastante difícil e parece impossível fazer planos, você sentirá que toda a sua vida depende de um grande evento.
  • Você tem todo o direito de se sentir frustrada, emocionada, ansiosa, exausta, inquieta, assustada, desconfortável e inquieta. Tente descansar, se quiser, e faça trabalhos simples que não exijam muita energia.
  • Tente consumir seu tempo com algum livro ou série, procure atividades que ajudem o tempo a passar mais rápido e a limpar a mente. Visite seus amigos, ou melhor, ainda, peça para que eles te visitem. Faça algo pela manhã e descanse um pouco à tarde, separe as atividades ao longo do dia.
  • Tente se imaginar no parto, imagine que está sendo forte e que está fazendo tudo o que seu corpo precisa para permitir que seu bebê nasça. Confie em seus médicos e tenha em mente a importância da sua saúde e a de seu bebê, isso deve ser o mais importante para todos.
  • Você pode ter visões ou sonhos estranhos sobre seu bebê esta semana, você pode sonhar que você já teve seu bebê ou que seu sexo não é o que você queria. Você pode se sentir mais cansada do que quando você foi dormir, sua imaginação pode voar quando há uma demora.

Mudanças do seu bebê esta semana

  • Você pode sentir que seu bebê está literalmente prestes a sair, especialmente se você já teve filhos. Tomara fosse tão simples. Seu bebê amadureceu, mas ainda não está pronto para sair.
  • Seu bebê já está bem desenvolvido e está mais do que pronto para respirar, comer, digerir, chorar e fazer todas as suas necessidades, caso ele decida chegar esta semana.

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