É seguro viajar de avião na gravidez?

O fato de estar grávida não te impede de fazer coisas habituais, como viajar. Porém, terá que encontrar o modo mais adequado e tomar algumas precauções adicionais.

No caso de estar planejando uma viagem longa, o avião é sempre o melhor meio, também durante a gravidez. Se puder planejar a data, o mais conveniente é viajar depois de seu terceiro mês, porém, se tiver que viajar antes, não há, em geral, uma contraindicação.

A maioria das companhias aéreas aceitam gestantes somente até os 7 meses. No entanto, isto pode variar e às vezes podem solicitar uma permissão médica. É recomendado, portanto, que você se informe junto à companhia aérea sobre as políticas que envolvem este tema. As possíveis restrições das companhias são para evitar a possibilidade de partos inesperados na cabine do avião e também como proteção legal caso surja alguma complicação, e não por ser perigoso. Então, é melhor que não se afaste muito do lugar em que planeja dar à luz ao seu bebê, para que não haja qualquer imprevisto no meio do caminho.

É sempre bom consultar seu médico antes de cada viagem para ver se é necessária qualquer recomendação especial. Se você esta planejando ficar fora por um período prolongado, pergunte se ele pode te recomendar outro profissional próximo a você em casos de emergência. Também é imprescindível que contrate um bom plano de saúde para viagens.

Ao entrar no avião, siga os seguintes conselhos:

  • Tire os sapatos, pois é muito provável que seus pés e pernas inchem.
  • Lembre-se de levantar e caminhar um pouco, no mínimo a cada hora, para esticar as pernas e melhorar a circulação.
  • Enquanto estiver sentada, pode alongar, girar e mover seus tornozelos de vez em quanto.
  • Tome muita água antes e durante a viagem. Evite o álcool, o café, refrigerantes e chás porque tendem a te desidratar.
  • Não coma mais do que seu apetite permite, porque não é bom sobrecarregar seu estômago. Uma vez em terra firme, é recomendável consumir uma comida bem nutritiva.

Outro conselho útil na hora de voar é exigir assentos pertos das asas ou na frente, dessa forma, sentirá menos o movimento do avião. A respeito do cinto de segurança, você deve usá-lo sempre abaixo da sua barriga. Viaje com sapatos confortáveis e roupas mais largas, e não se esqueça de um casaco, pois o ar condicionado pode te causar um resfriado.

É normal que durante a viagem, especialmente na decolagem e aterrissagem, você sinta enjoos, os ouvidos tapados, tontura ou dor de cabeça. Isto pode acontecer devido à qualquer mudança na pressão do avião e não representa nenhum perigo ao bebê.

Você por estar interessado

Semana 34: Compartilhando a alegria

É um bom momento para começar a informar-se sobre tudo o que se refere ao parto para tomar decisões conscientes e responsáveis sobre o nascimento do seu bebê.

Você pode deixar essa lista com alguém que se encarregue de avisar a todas as pessoas, assim, todos vão celebrar com você este momento tão especial da sua vida.

Seu corpo

  • Se esta difícil dormir uma noite inteira, experimente testar alguns conselhos simples: não tire sonecas à tarde, faça exercícios e mantenha-se bem hidratada. Além disso, evite o consumo de líquidos depois das 20 horas para não urinar com tanta frequência. Se não conseguir dormir, é melhor ler ou ver televisão e esperar que o sono volte.
  • Seu corpo suporta cada vez mais peso devido ao avanço da gravidez. Suas costas sofrem e isso provoca uma dor forte. Para isso, é recomendável um bom e relaxante banho de banheira.
  • Devido à pressão que o bebê exerce na sua pélvis, você tem a sensação de que ele desceu ainda mais.

Por outro lado, suas ansiedades e medos podem causar o aparecimento de dúvidas sobre o parto prematuro. Por isso, informe-se bem sobre quais são os sinais e sintomas deste parto:

  • Cólicas que se parecem às cólicas menstruais e que podem vir acompanhadas de diarreia, indigestão ou náuseas.
  • Um fluxo aquoso, de cor rosada ou café, acompanhada de um material mucoso.
  • Fluido amniótico saindo pela vagina.

Seu bebê

  • O bebê mede aproximadamente 43 cm e pesa ao redor de 2400g.
  • Ele se mexe bastante enquanto está acordado, mas, como os recém-nascidos, passa bastante tempo dormindo.
  • Os olhos do seu bebê agora ficam abertos enquanto ele está acordado e se fecham quando o pequeno dorme.
  • Seu sistema de imunidade está desenvolvendo defesas contra inúmeras doenças. Se for um menino, seus testículos já estão junto ao escroto.

Tentamos informar da forma mais precisa possível, mas tendo em conta que as taxas de crescimento e desenvolvimento da gestação são ocasionalmente diferentes para cada mulher, recomendamos que leia a semana exata de sua gravidez, também a semana antes e a semana depois. Em caso de dúvida, não hesite em contatar seu médico.

Você por estar interessado