É seguro viajar de avião na gravidez?

O fato de estar grávida não te impede de fazer coisas habituais, como viajar. Porém, terá que encontrar o modo mais adequado e tomar algumas precauções adicionais.

No caso de estar planejando uma viagem longa, o avião é sempre o melhor meio, também durante a gravidez. Se puder planejar a data, o mais conveniente é viajar depois de seu terceiro mês, porém, se tiver que viajar antes, não há, em geral, uma contraindicação.

A maioria das companhias aéreas aceitam gestantes somente até os 7 meses. No entanto, isto pode variar e às vezes podem solicitar uma permissão médica. É recomendado, portanto, que você se informe junto à companhia aérea sobre as políticas que envolvem este tema. As possíveis restrições das companhias são para evitar a possibilidade de partos inesperados na cabine do avião e também como proteção legal caso surja alguma complicação, e não por ser perigoso. Então, é melhor que não se afaste muito do lugar em que planeja dar à luz ao seu bebê, para que não haja qualquer imprevisto no meio do caminho.

É sempre bom consultar seu médico antes de cada viagem para ver se é necessária qualquer recomendação especial. Se você esta planejando ficar fora por um período prolongado, pergunte se ele pode te recomendar outro profissional próximo a você em casos de emergência. Também é imprescindível que contrate um bom plano de saúde para viagens.

Ao entrar no avião, siga os seguintes conselhos:

  • Tire os sapatos, pois é muito provável que seus pés e pernas inchem.
  • Lembre-se de levantar e caminhar um pouco, no mínimo a cada hora, para esticar as pernas e melhorar a circulação.
  • Enquanto estiver sentada, pode alongar, girar e mover seus tornozelos de vez em quanto.
  • Tome muita água antes e durante a viagem. Evite o álcool, o café, refrigerantes e chás porque tendem a te desidratar.
  • Não coma mais do que seu apetite permite, porque não é bom sobrecarregar seu estômago. Uma vez em terra firme, é recomendável consumir uma comida bem nutritiva.

Outro conselho útil na hora de voar é exigir assentos pertos das asas ou na frente, dessa forma, sentirá menos o movimento do avião. A respeito do cinto de segurança, você deve usá-lo sempre abaixo da sua barriga. Viaje com sapatos confortáveis e roupas mais largas, e não se esqueça de um casaco, pois o ar condicionado pode te causar um resfriado.

É normal que durante a viagem, especialmente na decolagem e aterrissagem, você sinta enjoos, os ouvidos tapados, tontura ou dor de cabeça. Isto pode acontecer devido à qualquer mudança na pressão do avião e não representa nenhum perigo ao bebê.

Você por estar interessado

Prurido (comichão)

A barriga coça? Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico.

Prurido (comichão)



A barriga coça? Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico.

O prurido na pele é comum na gravidez. Sua pele está mais seca e geralmente pode causar a coceira. Pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas especialmente na pele do abdômen e principalmente nas estrias que parecem progredir na gravidez. Você também pode ter prurido ao redor dos tornozelos que está ligada as alterações nas veias das pernas. De qualquer forma, é um prurido leve que não a deixar acordar na noite e raramente deixa marcas de se ter coçado.

O prurido cede com a aplicação de loções hidratantes, mas você deve consultar com seu médico ou dermatologista para saber o que você não pode usar.

Em outros casos, o prurido pode ser devido a infestações parasitárias, tais como escabiosis (sarna), doenças hepáticas como cirrose biliar primária ou colestase gravídica, doença renal, tireoidea ou cutânea. Em geral, nestes casos, o prurido pode ser muito intenso, especialmente nas palmas e nas plantas do pé, chegando a acordá-la na noite ou não a deixar dormir. Isso também causa uma comichão tão intensa que deixa marcas. Com qualquer uma dessas últimas características, é importante consultar com o médico.

Você por estar interessado