Extração e conservação do leite materno

Existem diferentes casos e situações em que deve recorrer à extração do seu leite. Descubra os métodos para extraí-lo e alguns conselhos de suma importância para a sua conservação.

Se a mamãe decidiu extrair o leite, há dois métodos:

  • A extração manual
  • A extração através de um extrator ou bomba materno

Extração manual

Para muitas mulheres é fácil extrair o leite manualmente, seja para tirar o excesso quando os seios estão congestionados, ou para realizar uma extração ocasional. O método manual pode ser o mais conveniente.

É recomendável começar o processo bem relaxada, logo após de um banho ou de panos mornos que contribuem para suavizar a mama. Com as mãos limpas, comece a massagear do peito para a auréola. Em seguida, segure o peito com uma mão e utilize os dedos da outra o apertando em direção à auréola. Armazene o leite em um recipiente esterilizado de abertura larga.

Extração com bomba

Quando se planeja uma extração frequente, por exemplo, para um bebê prematuro ou ao terminar a licença maternidade, é comum que as mamães recorram a uma bomba. Existem versões mecânicas e elétricas.

Independente do método que escolha, é preciso praticar com anterioridade, tanto para tirar o leite como para acostumar o seu bebê a toma-lo na mamadeira.

Para garantir maior comodidade, lembre ao seu chefe que no dia que voltar a trabalhar, necessitará um espaço privado onde possa extrair o leite.

Higiene

A higiene é muito importante para a extração do leite, por isso lembre sempre de lavar as mãos antes de começar. Também é necessário lavar e esterilizar a bombinha, assim como os recipientes de armazenamento.

Armazenamento

Para guardar o leite extraído é melhor o que faço em frascos resistentes, de plásticos ou vidro com fechamento hermético. Existem também bolsinhas especiais para armazenar leite materno.

Para não desperdiçar muito leite, uma boa opção é guarda-lo em pequenas quantidades, porque se sobrar leite na mamadeira não é recomendável voltar a tomá-lo.

Enquanto esteja no trabalho pode guardar o frasco na geladeira ou em uma conservadora, e ao chegar a sua casa pode colocar no congelador, caso não vá usá-lo antes dos próximos dois dias. O leite materno numa geladeira pode ser conservado por até 24 horas, e no congelador, com temperatura a menor aos 19 graus negativos, até por 6 meses. Para evitar confusões, coloque datas nos recipientes.

Para descongelar o leite, só precisa agitá-lo submerso em água morna. Não é recomendável que utilize o micro-ondas. Não se preocupe se vê o leite separado, isto é normal, o motivo de não estar homogeneizado é porque a parte gordurosa sobre.

No momento de dar ao seu bebê só precisa agitar um pouco.

Você por estar interessado

Sutiãs de Maternidade

Sutiãs de Maternidade



Ao escolher um sutiã de maternidade, as escolhas são infinitas, então não há motivo para não encontrar um que se encaixe confortavelmente e que a faça sentir-se bem.

Se você sempre comprou o mesmo tamanho de sutiã desde a adolescência, quando seus seios pararam de crescer, isso pode ser uma surpresa. Não pense que você necessariamentre ainda vai usar o mesmo tamanho de sutiã agora que está grávida. Mais do que nunca, é importante que um especialista em sutiãs a aconselhe corretamente. Geralmente, você pode encontrá-los em lojas de departamento e dentro de lojas especializadas em lingerie.

Quando devo comprar um sutiã de maternidade?

Um sutiã de maternidade incorreto pode gerar tensão no pescoço, ombros e costas. Muitas mulheres só percebem que existem outras alternativas, até tentar um sutiã mais confortável.

No primeiro trimestre da gravidez, os seios da maioria das mulheres já passaram por uma mudança significativa. A rigidez e a sensibilidade, junto com o aumento do tamanho, fazem à maioria das mulheres sentirem muito mais incomodo em seus seios. Cada mulher experimenta mudanças únicas em seus seios, embora o aumento de tamanho e peso do tecido mamário seja comum.

A maioria das alterações mamárias durante a gravidez ocorrem nos primeiros quatro meses. Essas mudanças hormonais são essenciais e inevitáveis durante a gravidez, pois preparam os seios para amamentação. Mudanças rápidas no tecido mamário, tamanho e forma, fazem que você se sinta desconfortável com seus seios sem um sutiã apropriado. Se normalmente você evita usar sutiãs, usando apenas tops, talvez seja necessário repensar suas opções de roupas íntimas.

Por que eu deveria comprar um sutiã de maternidade?

Como eles são desenhados para fornecer um nível de suporte diferente do que os sutiãs normais, não possuem fios rígidos e tendem a ter alças mais largas e mais opções de gancho para o fechamento nas costas. Eles são muito diferentes dos sutiãs normais que são desenhados para o tecido mamário não lactante e muitas vezes podem ter a moda e a aparência como uma prioridade

Importa se eu não quiser usar um sutiã de maternidade?

Você não é obrigada a fazer nada, a escolha é totalmente sua. Algumas mulheres não se adaptam bem a esse tipo de sutiã e outras, sim.

No entanto, usar um sutiã, sem dúvida, ajudará a evitar o alongamento do tecido mamário ajudando a reduzir a flacidez e o desconforto.

O que devo procurar quando comprar um sutiã de maternidade?

Três palavras responderão a esta pergunta: conforto, apoio e aparência, cada um desses fatores é igualmente importante. Todas nós tivemos a experiência de vestir um sutiã desconfortável e quando o fazemos, tudo o que pensamos é tira-lo.

Que mulher não entrou na casa, depois de um longo dia, tirou o sutiã e sentiu um grande alívio?

Posso usar os mesmos sutiãs de maternidade para todas as minhas gravidezes?

É possível, desde que estejam em boas condições e não tenham perdido suas propriedades de suporte. Muito uso e a lavagem podem corroem as fibras e, como qualquer outra roupa, os sutiãs de maternidade têm vida útil.

Cada gravidez coloca novas exigências e alterações hormonais sobre os seios de uma mulher e a taxa de crescimento dos seios pode ser diferente para cada gravidez.

Cuidado dos sutiãs de maternidade

Embora os fabricantes recomendem lavá-los à mão, é muito difícil ter tempo para isso. No entanto, se você cuidar de seus sutiãs de maternidade, eles cuidarão de você e durarão mais do que se você os colocar na máquina de lavar.

Evite lavar com água quente, isso só irá destruir as fibras elásticas e qualquer cordão que tenha. 

Você por estar interessado