Extração e conservação do leite materno

Existem diferentes casos e situações em que deve recorrer à extração do seu leite. Descubra os métodos para extraí-lo e alguns conselhos de suma importância para a sua conservação.

Se a mamãe decidiu extrair o leite, há dois métodos:

  • A extração manual
  • A extração através de um extrator ou bomba materno

Extração manual

Para muitas mulheres é fácil extrair o leite manualmente, seja para tirar o excesso quando os seios estão congestionados, ou para realizar uma extração ocasional. O método manual pode ser o mais conveniente.

É recomendável começar o processo bem relaxada, logo após de um banho ou de panos mornos que contribuem para suavizar a mama. Com as mãos limpas, comece a massagear do peito para a auréola. Em seguida, segure o peito com uma mão e utilize os dedos da outra o apertando em direção à auréola. Armazene o leite em um recipiente esterilizado de abertura larga.

Extração com bomba

Quando se planeja uma extração frequente, por exemplo, para um bebê prematuro ou ao terminar a licença maternidade, é comum que as mamães recorram a uma bomba. Existem versões mecânicas e elétricas.

Independente do método que escolha, é preciso praticar com anterioridade, tanto para tirar o leite como para acostumar o seu bebê a toma-lo na mamadeira.

Para garantir maior comodidade, lembre ao seu chefe que no dia que voltar a trabalhar, necessitará um espaço privado onde possa extrair o leite.

Higiene

A higiene é muito importante para a extração do leite, por isso lembre sempre de lavar as mãos antes de começar. Também é necessário lavar e esterilizar a bombinha, assim como os recipientes de armazenamento.

Armazenamento

Para guardar o leite extraído é melhor o que faço em frascos resistentes, de plásticos ou vidro com fechamento hermético. Existem também bolsinhas especiais para armazenar leite materno.

Para não desperdiçar muito leite, uma boa opção é guarda-lo em pequenas quantidades, porque se sobrar leite na mamadeira não é recomendável voltar a tomá-lo.

Enquanto esteja no trabalho pode guardar o frasco na geladeira ou em uma conservadora, e ao chegar a sua casa pode colocar no congelador, caso não vá usá-lo antes dos próximos dois dias. O leite materno numa geladeira pode ser conservado por até 24 horas, e no congelador, com temperatura a menor aos 19 graus negativos, até por 6 meses. Para evitar confusões, coloque datas nos recipientes.

Para descongelar o leite, só precisa agitá-lo submerso em água morna. Não é recomendável que utilize o micro-ondas. Não se preocupe se vê o leite separado, isto é normal, o motivo de não estar homogeneizado é porque a parte gordurosa sobre.

No momento de dar ao seu bebê só precisa agitar um pouco.

Você por estar interessado

Prurido (comichão)

A barriga coça? Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico.

Prurido (comichão)



A barriga coça? Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico.

O prurido na pele é comum na gravidez. Sua pele está mais seca e geralmente pode causar a coceira. Pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas especialmente na pele do abdômen e principalmente nas estrias que parecem progredir na gravidez. Você também pode ter prurido ao redor dos tornozelos que está ligada as alterações nas veias das pernas. De qualquer forma, é um prurido leve que não a deixar acordar na noite e raramente deixa marcas de se ter coçado.

O prurido cede com a aplicação de loções hidratantes, mas você deve consultar com seu médico ou dermatologista para saber o que você não pode usar.

Em outros casos, o prurido pode ser devido a infestações parasitárias, tais como escabiosis (sarna), doenças hepáticas como cirrose biliar primária ou colestase gravídica, doença renal, tireoidea ou cutânea. Em geral, nestes casos, o prurido pode ser muito intenso, especialmente nas palmas e nas plantas do pé, chegando a acordá-la na noite ou não a deixar dormir. Isso também causa uma comichão tão intensa que deixa marcas. Com qualquer uma dessas últimas características, é importante consultar com o médico.

Você por estar interessado