Semana 30: O romance

Apesar dos possíveis incômodos que você pode vir a sentir, tente não perder o clima de romance com o seu parceiro. Dediquem mais tempo para estar juntos, sair, ir ao cinema e aproveitar antes de se tornarem novos papais.

Dentro de poucas semanas, vocês já não terão muito tempo para essas atividades. A reta final está se aproximando e logo o tempo que vocês tiverem disponível será aproveitado de outra maneira. O bebê será a prioridade.

Seu corpo


• Os incômodos aumentam à medida que o seu útero continua crescendo e pressionando seus órgãos.
• A discreta falta de ar que você sente é causada porque seus pulmões estão se enchendo menos.
• A azia se deve à maior resistência da passagem de substâncias que vão do estômago ao intestino e a constipação é causada pelo menor ritmo do trânsito intestinal.
• Tente continuar ativa, isso te ajudará. Nadar e caminhar, por exemplo, são formas maravilhosas de se exercitar enquanto grávida.
• É nessa época que o seu médico começa a buscar com mais intensidade os sintomas de pré-eclâmpsia para detectá-la a tempo.
• A pré-eclâmpsia se classifica como um dos transtornos de hipertensão da gravidez e se manifesta através de inchaços nos membros inferiores, no rosto ou nas mãos, do ganho de peso súbito e da pressão arterial. Esse problema eleva o risco de complicações na gravidez, no parto e na saúde em geral.

Seu bebê


• Seu bebê mede aproximadamente 37 cm e pesa por volta de 1700g.
• A esta altura, ele caberia com facilidade em suas mãos.
• Dentro do seu ventre, ele já começou a procurar a posição definitiva para o nascimento. Você vai se surpreender ao saber que ele brinca com o cordão umbilical.
• À medida que ele vai aumentando de tamanho, vai mudando sua posição para envolver-se e poder estar mais confortável dentro do útero.

Tentamos informar da forma mais precisa possível, mas tendo em conta que as taxas de crescimento e desenvolvimento da gestação são ocasionalmente diferentes para cada mulher, recomendamos que leia a semana exata de sua gravidez, também a semana antes e a semana depois. Em caso de dúvida, não hesite em contatar seu médico.

Você por estar interessado

Prurido (comichão)

A barriga coça? Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico.

Prurido (comichão)



A barriga coça? Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico.

O prurido na pele é comum na gravidez. Sua pele está mais seca e geralmente pode causar a coceira. Pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas especialmente na pele do abdômen e principalmente nas estrias que parecem progredir na gravidez. Você também pode ter prurido ao redor dos tornozelos que está ligada as alterações nas veias das pernas. De qualquer forma, é um prurido leve que não a deixar acordar na noite e raramente deixa marcas de se ter coçado.

O prurido cede com a aplicação de loções hidratantes, mas você deve consultar com seu médico ou dermatologista para saber o que você não pode usar.

Em outros casos, o prurido pode ser devido a infestações parasitárias, tais como escabiosis (sarna), doenças hepáticas como cirrose biliar primária ou colestase gravídica, doença renal, tireoidea ou cutânea. Em geral, nestes casos, o prurido pode ser muito intenso, especialmente nas palmas e nas plantas do pé, chegando a acordá-la na noite ou não a deixar dormir. Isso também causa uma comichão tão intensa que deixa marcas. Com qualquer uma dessas últimas características, é importante consultar com o médico.

Você por estar interessado