DIU

DIU funciona? É seguro? Conheça os tipos, eficácia e riscos

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Terça-feira 21 Novembro, 2023 // #diu, #gravidez

Os dispositivos intrauterinos — também conhecidos pela sigla DIU — estão entre os métodos mais indicados para prevenir uma gravidez indesejada. Segundo diversas instituições nacionais e internacionais, a eficácia desses aparelhos ultrapassa os 99%. 

Além de ter um funcionamento bem conhecido e efetivo, o DIU ainda traz a vantagem de agir de forma contínua, sem a necessidade de uma ação direta da mulher ou do parceiro na hora do sexo. Já a camisinha ou a pílula anticoncepcional demandam esse cuidado diário (ou a cada relação sexual). Esquecê-los uma única vez já é suficiente para que uma gestação aconteça. 

Mas quais são os tipos de DIU? Como eles são colocados? E se eu quiser engravidar depois? Nós preparamos um guia com as principais perguntas e respostas sobre os dispositivos intrauterinos, como você confere a seguir. 

O que é o DIU? 

DIU é a sigla para dispositivos intrauterinos. Falamos aqui de pequenas peças flexíveis que são colocados no útero para prevenir uma gravidez.  

A associação Planned Parenthood, dos Estados Unidos, explica que eles são pequenas peças de plástico flexível com formato da letra T ou em forma de uma ferradura. O DIU é estudado e usado há muitos anos como um dos principais métodos contraceptivos à disposição das mulheres. 

Os tipos de DIU

O DIU tem basicamente dois tipos: os feitos de cobre e aqueles com ação hormonal. Como o próprio nome já adianta, o DIU de cobre traz esse metal em sua superfície. Já o DIU hormonal carrega uma substância chamada progestina. 

Como funciona o DIU? 

Depende do tipo. De acordo com uma cartilha do Fundo de População das Nações Unidas (Funpa), esses dispositivos provocam “mudanças bioquímicas e morfológicas” no endométrio, a camada interna do útero. 

O DIU de cobre promove um aumento da produção de substâncias chamadas prostaglandina. Ele também inibe algumas enzimas endometriais que propiciam a gravidez. Além disso, esse aparelhinho altera o muco cervical, tornando esse líquido mais espesso. 

Todas essas transformações no útero dificultam a movimentação dos espermatozoides. Com isso, os gametas masculinos não conseguem “nadar” pelo órgão e não alcançam o óvulo nas trompas. 

No fim das contas, se espermatozoide e óvulo não se encontram, não há gravidez. 

O DIU hormonal tem uma ação parecida. Os hormônios presentes nessa peça engrossam o muco cervical e impedem que os óvulos desçam até o útero. 

Qual a eficácia do DIU? 

Na tabela a seguir, você confere a eficácia dos principais métodos contraceptivos disponíveis. Os dados são do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS na sigla em inglês). 

Repare bem: há uma taxa para “uso perfeito”, quando não há nenhuma falha ou esquecimento, e “uso típico”, que é a média encontrada pelos pesquisadores na vida real. 

Método contraceptivo 

Uso perfeito 

Uso típico 

DIU 

99% 

Não se aplica* 

Anel vaginal  

99% 

91% 

Pílula 

99% 

91% 

Camisinha masculina 

98% 

82% 

Camisinha feminina 

95% 

79% 

Diafragma 

92 a 96% 

71 a 88% 

Monitoramento da fertilidade 

99% 

76% 

No caso do DIU, não existe uso típico — uma vez que o dispositivo é instalado, ele passa a funcionar sem a necessidade de qualquer intervenção por um período que vai de 3 a 12 anos. 

E uma ponderação importante: apesar da camisinha ter uma eficácia mais baixa no “uso típico”, ela não previne apenas a gravidez indesejada. Portanto, utilizá-la também é essencial para evitar as infecções sexualmente transmissíveis, como aquelas causadas por HIV, HPV, herpes e gonorreia.  

Como é colocado o DIU? 

O dispositivo pode ser instalado por médicos e enfermeiros em clínicas e postos de saúde. 

Após uma análise feita no consultório, o profissional de saúde usa o espéculo (o popular “bico de pato”) para abrir o canal vaginal. Na sequência, ele insere o DIU no útero. 

O procedimento é simples, e costuma durar menos de cinco minutos, mas pode gerar dor e desconforto. Ele pode ser feito em qualquer momento do ciclo menstrual — e até mesmo logo após um parto ou um aborto espontâneo.  

DIU de cobre: efeitos colaterais 

A mulher pode sentir um pouco de dor ou uma espécie de cãibra imediatamente logo após instalar o DIU. Geralmente, os médicos prescrevem remédios para lidar com esse incômodo. 

A cartilha do Funpa lembra que outros efeitos colaterais são aumento do fluxo menstrual, principalmente nos três primeiros meses após a colocação do DIU de cobre, e aparecimento transitório de cólicas. O DIU hormonal, por outro lado, pode reduzir o fluxo menstrual.  

A Clínica Mayo, dos Estados Unidos, lista outros possíveis efeitos adversos, que valem tanto para o DIU de cobre quanto para o hormonal: 

  • Dor de cabeça; 

  • Acne; 

  • Dor nos seios; 

  • Menstruação desregulada; 

  • Mudanças de humor; 

  • Dor pélvica. 

Vale ressaltar que esses sinais costumam ser transitórios — e melhoram com o auxílio de algumas medicações indicadas por um especialista. Importante: o DIU não causa câncer de endométrio. 

Colocar DIU engorda? 

Uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) não encontrou um aumento significativo no peso de mulheres que usavam o DIU de cobre ou o hormonal. 

O DIU de cobre, particularmente, não tem nenhuma influência em hormônios do corpo. Portanto, não possui nenhuma relação direta com quadros de sobrepeso ou obesidade. Alguns médicos dizem que o DIU hormonal pode ter um efeito no peso, mas é algo muito discreto. 

Na dúvida, vale conversar com um profissional de saúde especializado no assunto, como o endocrinologista.  

Como saber se o DIU saiu do lugar? 

Antes de mais nada, a relação sexual não costuma alterar a posição do DIU. Afinal, ele está posicionado mais acima, no útero, e a penetração acontece apenas pela vagina durante o sexo. 

O deslocamento do DIU é raro, mas pode acontecer. Isso ocorre principalmente nos primeiros meses, quando o corpo ainda está se adaptando à presença do dispositivo. Os principais sinais disso são dor ou sangramento.  

Nesses casos, a recomendação é visitar um profissional de saúde, que pode detectar o deslocamento e determinar o melhor procedimento e tratamento a ser feito. No caso do DIU de cobre, a eficácia pode ser comprometida, já para o DIU hormonal, a proteção contra gravidez costuma se manter mesmo em casos de movimentação do dispositivo dentro do útero.  

DIU: vantagens e desvantagens 

A associação Planned Parenthood dos EUA, aponta que as principais vantagens do DIU são: 

  • Eficácia altíssima; 

  • Conveniência; 

  • Possibilidade de reverter, caso exista o desejo de engravidar; 

  • Melhora dos ciclos menstruais (no caso do DIU hormonal); 

Já entre as desvantagens, destacam-se: 

  • Pode ter alguns efeitos colaterais em algumas mulheres; 

  • Não protege contra as infecções sexualmente transmissíveis; 

  • A instalação pode ser um tanto dolorosa; 

  • É contraindicado para mulheres com infecções, suspeita de gravidez e câncer de colo de útero não tratado. 

Tenho DIU, mas quero engravidar. E agora? 

Sem problemas. O DIU conta com uma cordinha de náilon, que o profissional de saúde pode puxar para fazer a remoção — os braços do dispositivo, que formam o “T” ou a ferradura, se dobram facilmente. 

O DIU dura entre 3 e 12 anos, mas pode ser retirado a qualquer momento. 

Se a mulher deseja engravidar, é importante saber que a fertilidade volta ao normal quase imediatamente. Ou seja, o casal pode começar a tentar ter um filho assim que quiser depois de realizado o procedimento de remoção do DIU.  

# 2D # 3D # 20-semana # 21 semanas de gestacao # 23 semanas de gestacao # 26 semanas de gestação # 3-meses # abdominal # aborto espontâneo # academy # acne neonatal # acompanhantes no parto # acucar # adoção # afeto # agua # alergia # alimentacao # alimentação # alimentação do bebê # alimentação na gravidez # alimentos # alimentos para anemia # almofada de amamentação # amamentacao # amamentação # amigos # amor # anemia # anemia na gravidez # angustia da separação # animais # ansiedade # apneia do sono # apneia do sono em bebês # apoio # aprendendo # aprender # arroto # assadura # atividade-fisica # atonia uterina # autismo # autocuidado # autoestima # baba # baby blues # banho # banho de sol # bebe # Bebê # bebê # bebe acima do umbigo # bebe engasgado # bebe pélvico # bebe prematuro # bebe-recem-nascido # bebes # Bebês # bebês # bem-estar # beneficios # bingo em cha de bebe # birras # bloquinhos de carnaval infantil # bolo # bolo de fraldas # bolsa # bolsa de praia para bebe # bonita # brincadeira # brincadeiras para pascoa # brinquedos # brotoeja # burnout # cabelo # cabelo do bebe # cadeirinha # calcinha absorvente # calcinha pós-parto # calcio # canal # candidiase na gravidez # cansaco # cansada # Carnaval # carnaval # carreira de mãe # carrinho # casais # Casal # catapora # caxumba # cefalica # celulas-tronco # cerclagem uterina # cesarea # cesariana # cha-bar-de-bebe # cha de bebe # cha-de-bebe # cha-de-bencao # cha de fraldas # chá de fraldas # cha-de-fraldas # cha de revelacao # cha de revelação # charraiá de fraldas # chás na gravidez # checklist # choro # cirurgias # citomegalovirus # coceira # cocô do bebê # colestase # colestase gestacional # cólica na gravidez # colica nos bebes # colicas # colo do útero # colo do utero dilatado # colostro # colostro na gravidez # comemoracao # comida # como organizar # como organizar um chá revelação # como prevenir doenças respiratórias # companheirismo # complicacoes # comunicar # constipação # consumo sustentável # contração # contraceptivos # contracoes # contrações de Braxton-Hicks # conversas # convite cha de fraldas # convites # coração do bebe # cordao # cordao umbilical # cordão umbilical # cor dos olhos do bebe # corpo # corrimento # corte de cabelo do bebe # cosmeticos # coto umbilizal # creche # creme para assadura # crescimento # crianca # criança # criancas # Crianças # crianças # crosta lactea # cuidado # cuidados # culpa # data # data de parto # decoracao # decoração # decoração para chá revelação # defesas # dengue # dentes # dentista # depois-dos-40 # dermatite # desapego # descanso # descobrir o sexo do bebê # descolamento-de-placenta # desenvolvimento # desenvolvimento do bebe # desenvolvimento do bebê # desenvolvimento infantil # diabetes # diabetes-gestacional # diastase # dicas # diferente # disciplina positiva # disney # diu # doencas # doenças respiratorias # doenças respiratorias no inverno # doente # dor # dores # dormir # dor no pe da barriga # doula # ebook # ecografia # economia # economizar # eczema # educacao # educação # educacao infantil # educação-positiva # emocao # emocoes # empreendedorismo # emprego # empresa # endometriose # engravidar # enjoo # enxoval # episiotomia # estagios # estimulacao # estomago # etapas # exame beta hcg # exames # exercicio # exercício # exercicios # fala # falta de ar # familia # família # familia monoparental # fases # fatiga # fator-rh # faxineira # febre em bebe # ferro # fertilização assistida # fertilização in vitro # fertilização-in-vitro # festa # fezes do bebe # ficas # figado # filho # Filhos # filhos # fisioterapia-pelvica # fiv # forceps # formula # fototerapia neonatal # fralda # fralda eco protect # fralda respirável # fralda reutilizavel # fraldas # fungos em bebes # ganho de peso na gravidez # gases # gemeos # genero # gestacao # gestação # gestacao-multipla # gestacoes # gestante # gestantes # gravida # grávida # gravidas # Gravidez # gravidez # gravidez de risco # gravidez na maturidade # gravidez psicológica # gravidez silenciosa # gripe na gravidez # hemorragia # higiene # higiene bucal # higiene do sono em bebes # Higiene no Carnaval # higieni # higienizacao # hiperemese-gravidica # hipertensão gestacional # hipotermia # historia # historias # home office # hora da bruxa # Huggies # ictericia neonatal # idade-gestacional # ideias # imunidade # inchaco na gravidez # incomodo # inducao # infância # infeccao # infecção urinária # infecção urinária infantil # infertilidade # introducao alimentar # introducao-alimentar # iodo # irmao # irmaos # julio rocha # labio leporino # leite materno # lembranças # lembrancinha de aniversário infantil # lembrancinha de maternidade # lembrancinhas # licenca-maternidade # licença maternidade # licença-paternidade # limpeza # linguagem # linhas de evaporação no teste de gravidez # liquido # liquido amniotico # liquido-amniotico # mae # maes # mae solo # maisalegria # manchas # massagem # massagem para bebe # maternidade # maternidade solo # mecônio # medicacao # meditação # melasma na gravidez # menina # menino # menosestresse # menstruacao # método ramzi # moleira do bebe # momentos # motoras # movimentos # muco # muco cervical # mudanca # mudanças # mudar # mulher # mulheres # multipla # nariz # nasal # nascimento # neurodesenvolvimento infantil # nidação # noite # nome # nomes de bebes # nomes de bebês # nomes femininos # nutrição # nutrientes # oportunidades # ovulação # pai # pais # papanicolau # Parto # parto # parto humanizado # parto-multiplo # parto normal # parto pélvico # parto vaginal # páscoa # passinho # paternidade # paternidade ativa # pediatricas # pele # pele do bebe # pele do bebê # pele ressecada # perda gestacional # período fértil # peso # placenta # placenta previa # planejamento # plano de parto # plantas venenosas # podcast # podcast mais abraços # posicao # pos-parto # pós-parto # praia # prematuridade # prematuro # pré-natal # pre-natal # pré-parto # pre-parto # presente # presentes # prevenção de acidentes domésticos # Primeira infância # primeiro aniversario # primeiros-socorros # prolapso uterino # puerperio # quantidade # quero-engravidar # recem nascido # recem-nascido # recém-nascido # recem nascidos # recem-nascidos # recuperacao # rededeapoio # refluxo # relato # relato de parto # relaxar # remedios # repouso # reproducao assistida # reprodução assistida # resguardo # respiracao # rh # rifa # riscos # roseola infantil # rotina # roupa para bebês # roupas # roupas para gestantes # rubéola # saco gestacional # Saída de maternidade vermelha # sal # salario-maternidade # sangramento # sangramento de implantacao # sangue # saudavel # saude # saúde # saude bucal # saude mental # secreção # segundo filho # seguranca # segurança # seios # semana # semanas de gravidez # sexo # sexo do bebe # sexo pos parto # shantala para bebe # sharenting # sinais # sinais de parto # sindrome de couvade # sintomas # sintomas de caxumba # sintomas de gravidez # socializacao # sono # sono do bebe # sono do bebê # sonolencia # sujeira # suor # suplementacao # sustentabilidade # sustentavel # tamanho # tampao mucoso # temperatura do bebe # tentante # tentantes # tentantes, vida de tentantes # terrible two # teste da orelhinha # teste de gravidez # teste do pezinho # tipo de parto # tipos de placenta # tontura na gestação # trabalho # trabalho de parto # transicao # transtorno do espectro autista # transtorno opositor desafiador # trissomia 18 # troca # troca-de-fraldas # ultrassom # Unicef # urticaria # utero # útero # utero bicorno # utero em anteversoflexão # utero retrovertido # vacina # vacinas # Vale night # varizes # ventilador para bebe # verão # viagem # viajar de aviao com bebe # violencia-obstetrica # virtual # Visão do bebê # visitas # vitaminas # vitamina-s # vomitos