Visão de mulher mostrando a maquete de um bebê em frente a seu ventre.

Reprodução assistida: os métodos que ajudam a realizar o sonho de ter um bebê

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Quinta-feira 15 Junho, 2023 // #reprodução assistida, #fertilização assistida, #maternidade

A reprodução assistida é um campo da medicina que tem ajudado muitos casais a realizar o sonho de ter um filho. Com o avanço da tecnologia, as opções e técnicas disponíveis na área têm se tornado cada vez mais sofisticadas e eficazes. 

Neste artigo, vamos explorar tudo o que você precisa saber sobre reprodução assistida, desde o conceito básico até os métodos mais comuns utilizados. Prepare-se para mergulhar nesse universo emocionante e descobrir como a ciência e a tecnologia têm desempenhado papel vital no auxílio a casais que desejam formar uma família. 

Você sabe o que é reprodução assistida? Vem entender com a gente

A reprodução assistida é a área da medicina que se dedica a auxiliar casais e indivíduos que enfrentam dificuldades para conceber um filho de forma natural. Consiste em um conjunto de técnicas e procedimentos médicos que visam auxiliar na fertilização e no desenvolvimento embrionário, aumentando as chances de uma gravidez bem-sucedida. 

Essas técnicas podem ser personalizadas de acordo com as necessidades específicas de cada pessoa e envolvem desde opções mais simples, como a estimulação da ovulação, até procedimentos mais complexos, como a fertilização in vitro (FIV). 

Mas em qualquer caso, o objetivo principal da reprodução assistida segue o mesmo: viabilizar a concepção e permitir a realização do sonho de ter um filho. Essas técnicas proporcionam esperança, apoio e a possibilidade de formar uma família, mesmo diante dos desafios da fertilidade, para os mais diversos tipos de pessoas. 

Quem pode se beneficiar da reprodução assistida?

A reprodução assistida pode ser uma alternativa promissora para casais e indivíduos que estão enfrentando dificuldades para conceber um filho de forma natural. Existem diversas situações em que a reprodução assistida pode oferecer uma solução viável. 

Casal em consulta médica

Segundo o médico Pedro Augusto Araújo Monteleone, vice-presidente da Comissão Nacional Especializada em Reprodução Humana da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), as pessoas que mais buscam tratamento são "casais com dificuldade de gravidez, casais homoafetivos, casais com antecedentes de alterações genéticas e indivíduos com desejo de reprodução independente". 

A idade dos progenitores também pode ser um fator que influencie na decisão, mas, nesse caso, há alguns limites. "Pelo Conselho Federal de Medicina há um limite de 50 anos para realizar os tratamentos de reprodução assistida, porém, de acordo com a avaliação médica essa idade pode ser estendida", explica Monteleone. 

Métodos de reprodução assistida

O campo da reprodução assistida oferece uma variedade de métodos e técnicas para auxiliar casais e indivíduos a alcançar a gravidez desejada. Segundo Monteleone, os métodos mais comuns são os ciclos de indução da ovulação com relação sexual programada, a inseminação intrauterina e a fertilização in vitro. 

Ilustração de fertilização in vitro

Cada um deles tem suas próprias características e indicações específicas: 

  • Ciclos de indução da ovulação: geralmente realizados com medicações via oral ou medicações injetáveis em baixa dose. "A ovulação da parceira é acompanhada por ultrassonografia e o período fértil é estabelecido", explica o ginecologista. É indicado para casos de dificuldade de concepção devido a problemas de ciclos irregulares; 
  • Inseminação intrauterina: também conhecida como inseminação artificial, envolve o preparo de um esperma concentrado. "A amostra de sêmen é injetada dentro do útero no período fértil", diz Monteleone. É indicada em casos de baixa contagem de espermatozoides ou para casais com infertilidade sem causa aparente; 
  • Fertilização in vitro (FIV): é um dos métodos mais conhecidos e utilizados na reprodução assistida. "É realizada estimulação ovariana para obtenção de múltiplos óvulos, que então são fertilizados com o espermatozoide e colocados em cultivo embrionário", explica o médico. Após alguns dias de cultivo, um ou mais embriões são transferidos para o útero da mulher. A fertilização in vitro é indicada em casos de falhas anteriores, problemas de tubas uterinas ou endometriose, entre outros. 

Além disso, as técnicas de fertilização assistida também podem envolver a doação de óvulos ou espermatozoides, para o caso de casais homoafetivos ou como uma opção para pessoas que têm risco de transmitir doenças genéticas. 

Como saber se preciso de reprodução assistida

A reprodução assistida pode ser uma opção adequada em diversos casos. Mas enquanto em alguns, como o de casais formados por pessoas do mesmo sexo e o de reprodução independente, não há outras questões médica envolvida, outros cenários podem ser mais delicados. Veja a seguir alguns dos principais motivos que levam as pessoas a buscarem a reprodução assistida: 

  • Problemas de infertilidade: casais que estão tentando engravidar há mais de um ano sem sucesso podem ter um diagnóstico de infertilidade – o tempo diminui para seis meses para mulheres com mais de 35 anos; 
  • Idade avançada: à medida que a mulher envelhece, sua reserva ovariana diminui e a qualidade dos óvulos pode ser comprometida; 
  • Endometriose profunda: a endometriose é uma condição em que o tecido que reveste o útero cresce fora dele, causando inflamação e cicatrizes. Nos casos de endometriose profunda, isso pode levar a problemas de fertilidade; 
  • Baixa reserva ovariana: nesse caso, há uma quantidade reduzida de óvulos disponíveis para fertilização, o que pode dificultar a concepção natural. 
  • Doenças genéticas: casais que possuem histórico de doenças genéticas podem optar pela reprodução assistida para reduzir o risco de transmitir essas condições. 

Cada caso é um caso na reprodução humana

É importante ressaltar que cada caso é único, e o acompanhamento médico especializado é essencial para determinar a melhor abordagem na reprodução assistida. A idade, o tempo de infertilidade, a permeabilidade tubária, a qualidade seminal e a anatomia uterina estão entre os principais fatores que influenciam na escolha dos métodos, segundo Monteleone. 

Os profissionais de saúde irão avaliar a situação individualmente, considerando fatores como a saúde geral, histórico médico e preferências pessoais, para oferecer as opções mais adequadas e aumentar as chances de sucesso na formação da família desejada. 

O especialista realizará uma avaliação abrangente, que pode incluir a análise do histórico médico. Alguns dos exames mais comuns realizados na avaliação dos tentantes são exames hormonais, ultrassonografia transvaginal, espermograma e exames genéticos. 

Além disso, emoções e fertilidade andam lado a lado, tanto nos homens como nas mulheres. O tratamento em si pode gerar ansiedade, diz o ginecologista. "Por isso é imprescindível que o casal esteja apto do ponto de vista psicológico", ele afirma 

A reprodução assistida sempre funciona?

Embora a reprodução assistida seja uma opção promissora para muitos casais e indivíduos que enfrentam dificuldades para conceber, é importante entender que a taxa de sucesso pode variar de acordo com diferentes fatores – até a dieta influencia na fertilidade

Um dos principais aspectos que influencia nos resultados da reprodução assistida é a qualidade do sêmen e dos óvulos. Esses problemas podem estar relacionados com questões de saúde específicas de cada pessoa, mas também, tanto em homens quanto em mulheres, a qualidade dos gametas diminui com o envelhecimento. 

Assim, a idade dos tentantes também é um fator importante na fertilização assistida. É sabido, por exemplo, que a fertilidade feminina diminui significativamente após os 35 anos – e por isso muitas mulheres optam pelo congelamento de óvulos. 

Outras condições médicas, como endometriose, síndrome dos ovários policísticos (SOP), diabetes ou hipertensão também influenciam nas chances de sucesso. 

No geral, diz Monteleone, as taxas de sucesso oscilam entre 30-55%. Isso pode variar de acordo com a técnica de reprodução assistida utilizada: a fertilização in vitro tem taxas mais altas que a inseminação artificial, por exemplo. No entanto, cada caso é único, e o especialista em reprodução humana é a pessoa mais indicada para dar orientações. 

 

# 2D # 3D # 20-semana # 21 semanas de gestacao # 23 semanas de gestacao # 26 semanas de gestação # 3-meses # abdominal # aborto espontâneo # academy # acne neonatal # acompanhantes no parto # acucar # adoção # afeto # agua # alergia # alimentacao # alimentação # alimentação do bebê # alimentação na gravidez # alimentos # alimentos para anemia # almofada de amamentação # amamentacao # amamentação # amigos # amor # anemia # anemia na gravidez # angustia da separação # animais # ansiedade # apneia do sono # apneia do sono em bebês # apoio # aprendendo # aprender # arroto # assadura # atividade-fisica # atonia uterina # autismo # autocuidado # autoestima # baba # baby blues # banho # banho de sol # bebe # Bebê # bebê # bebe acima do umbigo # bebe engasgado # bebe pélvico # bebe prematuro # bebe-recem-nascido # bebes # Bebês # bebês # bem-estar # beneficios # bingo em cha de bebe # birras # bloquinhos de carnaval infantil # bolo # bolo de fraldas # bolsa # bolsa de praia para bebe # bonita # brincadeira # brincadeiras para pascoa # brinquedos # brotoeja # burnout # cabelo # cabelo do bebe # cadeirinha # calcinha absorvente # calcinha pós-parto # calcio # canal # candidiase na gravidez # cansaco # cansada # Carnaval # carnaval # carreira de mãe # carrinho # casais # Casal # catapora # caxumba # cefalica # celulas-tronco # cerclagem uterina # cesarea # cesariana # cha-bar-de-bebe # cha de bebe # cha-de-bebe # cha-de-bencao # cha de fraldas # chá de fraldas # cha-de-fraldas # cha de revelacao # cha de revelação # charraiá de fraldas # chás na gravidez # checklist # choro # cirurgias # citomegalovirus # coceira # cocô do bebê # colestase # colestase gestacional # cólica na gravidez # colica nos bebes # colicas # colo do útero # colo do utero dilatado # colostro # colostro na gravidez # comemoracao # comida # como organizar # como organizar um chá revelação # como prevenir doenças respiratórias # companheirismo # complicacoes # comunicar # constipação # consumo sustentável # contração # contraceptivos # contracoes # contrações de Braxton-Hicks # conversas # convite cha de fraldas # convites # coração do bebe # cordao # cordao umbilical # cordão umbilical # cor dos olhos do bebe # corpo # corrimento # corte de cabelo do bebe # cosmeticos # coto umbilizal # creche # creme para assadura # crescimento # crianca # criança # criancas # Crianças # crianças # crosta lactea # cuidado # cuidados # culpa # data # data de parto # decoracao # decoração # decoração para chá revelação # defesas # dengue # dentes # dentista # depois-dos-40 # dermatite # desapego # descanso # descobrir o sexo do bebê # descolamento-de-placenta # desenvolvimento # desenvolvimento do bebe # desenvolvimento do bebê # desenvolvimento infantil # diabetes # diabetes-gestacional # diastase # dicas # diferente # disciplina positiva # disney # diu # doencas # doenças respiratorias # doenças respiratorias no inverno # doente # dor # dores # dormir # dor no pe da barriga # doula # ebook # ecografia # economia # economizar # eczema # educacao # educação # educacao infantil # educação-positiva # emocao # emocoes # empreendedorismo # emprego # empresa # endometriose # engravidar # enjoo # enxoval # episiotomia # estagios # estimulacao # estomago # etapas # exame beta hcg # exames # exercicio # exercício # exercicios # fala # falta de ar # familia # família # familia monoparental # fases # fatiga # fator-rh # faxineira # febre em bebe # ferro # fertilização assistida # fertilização in vitro # fertilização-in-vitro # festa # fezes do bebe # ficas # figado # filho # Filhos # filhos # fisioterapia-pelvica # fiv # forceps # formula # fototerapia neonatal # fralda # fralda eco protect # fralda respirável # fralda reutilizavel # fraldas # fungos em bebes # ganho de peso na gravidez # gases # gemeos # genero # gestacao # gestação # gestacao-multipla # gestacoes # gestante # gestantes # gravida # grávida # gravidas # Gravidez # gravidez # gravidez de risco # gravidez na maturidade # gravidez psicológica # gravidez silenciosa # gripe na gravidez # hemorragia # higiene # higiene bucal # higiene do sono em bebes # Higiene no Carnaval # higieni # higienizacao # hiperemese-gravidica # hipertensão gestacional # hipotermia # historia # historias # home office # hora da bruxa # Huggies # ictericia neonatal # idade-gestacional # ideias # imunidade # inchaco na gravidez # incomodo # inducao # infância # infeccao # infecção urinária # infecção urinária infantil # infertilidade # introducao alimentar # introducao-alimentar # iodo # irmao # irmaos # julio rocha # labio leporino # leite materno # lembranças # lembrancinha de aniversário infantil # lembrancinha de maternidade # lembrancinhas # licenca-maternidade # licença maternidade # licença-paternidade # limpeza # linguagem # linhas de evaporação no teste de gravidez # liquido # liquido amniotico # liquido-amniotico # mae # maes # mae solo # maisalegria # manchas # massagem # massagem para bebe # maternidade # maternidade solo # mecônio # medicacao # meditação # melasma na gravidez # menina # menino # menosestresse # menstruacao # método ramzi # moleira do bebe # momentos # motoras # movimentos # muco # muco cervical # mudanca # mudanças # mudar # mulher # mulheres # multipla # nariz # nasal # nascimento # neurodesenvolvimento infantil # nidação # noite # nome # nomes de bebes # nomes de bebês # nomes femininos # nutrição # nutrientes # oportunidades # ovulação # pai # pais # papanicolau # Parto # parto # parto humanizado # parto-multiplo # parto normal # parto pélvico # parto vaginal # páscoa # passinho # paternidade # paternidade ativa # pediatricas # pele # pele do bebe # pele do bebê # pele ressecada # perda gestacional # período fértil # peso # placenta # placenta previa # planejamento # plano de parto # plantas venenosas # podcast # podcast mais abraços # posicao # pos-parto # pós-parto # praia # prematuridade # prematuro # pré-natal # pre-natal # pré-parto # pre-parto # presente # presentes # prevenção de acidentes domésticos # Primeira infância # primeiro aniversario # primeiros-socorros # prolapso uterino # puerperio # quantidade # quero-engravidar # recem nascido # recem-nascido # recém-nascido # recem nascidos # recem-nascidos # recuperacao # rededeapoio # refluxo # relato # relato de parto # relaxar # remedios # repouso # reproducao assistida # reprodução assistida # resguardo # respiracao # rh # rifa # riscos # roseola infantil # rotina # roupa para bebês # roupas # roupas para gestantes # rubéola # saco gestacional # Saída de maternidade vermelha # sal # salario-maternidade # sangramento # sangramento de implantacao # sangue # saudavel # saude # saúde # saude bucal # saude mental # secreção # segundo filho # seguranca # segurança # seios # semana # semanas de gravidez # sexo # sexo do bebe # sexo pos parto # shantala para bebe # sharenting # sinais # sinais de parto # sindrome de couvade # sintomas # sintomas de caxumba # sintomas de gravidez # socializacao # sono # sono do bebe # sono do bebê # sonolencia # sujeira # suor # suplementacao # sustentabilidade # sustentavel # tamanho # tampao mucoso # temperatura do bebe # tentante # tentantes # tentantes, vida de tentantes # terrible two # teste da orelhinha # teste de gravidez # teste do pezinho # tipo de parto # tipos de placenta # tontura na gestação # trabalho # trabalho de parto # transicao # transtorno do espectro autista # transtorno opositor desafiador # trissomia 18 # troca # troca-de-fraldas # ultrassom # Unicef # urticaria # utero # útero # utero bicorno # utero em anteversoflexão # utero retrovertido # vacina # vacinas # Vale night # varizes # ventilador para bebe # verão # viagem # viajar de aviao com bebe # violencia-obstetrica # virtual # Visão do bebê # visitas # vitaminas # vitamina-s # vomitos