Mulher segurando desenho de útero sobre fundo rosa

Muco Cervical: como funciona o ajudante natural da fecundação

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Segunda-feira 17 Julho, 2023 // #tentante, #engravidar, #muco cervical

Muco cervical nada mais é que uma substância naturalmente produzida pela mulher e percebida ao ir ao banheiro e fazer a higiene íntima. Essa secreção vaginal pode mudar: caso haja uma infecção, ela costuma ter cheiro forte, por exemplo, mas mesmo se não houver nenhum problema, o normal é que ela se transforme no correr do mês.  

O motivo para isso está na reprodução: este muco acompanha o ciclo menstrual, que dura 28 dias, e se altera para, entre outros objetivos, facilitar a fecundação e a gravidez. 

Conheça a seguir mais sobre essa substância e a importância dela para conseguir engravidar, caso você esteja tentando. 

O que é o muco cervical? 

O muco cervical é uma substância produzida pelo colo do útero — região localizada logo acima do canal vaginal e que forma o início do útero — e desempenha um papel fundamental na fertilidade e na gravidez.  

Além de ajudar na proteção do útero contra micro-organismos patogênicos, essa secreção tem a importante função de permitir que o espermatozoide se desloque adequadamente na sua trajetória em direção ao óvulo.  

Sendo assim, ele muda de aspecto ao longo do ciclo menstrual de 28 dias das mulheres. No período fértil, quando a mulher ovula, ele fica bem fluido, ajudando os espermatozoides a “nadarem” bem ao encontro do gameta feminino, para que ocorra a fecundação e a formação de um embrião. 

A Clínica Cleveland, nos Estados Unidos, faz uma comparação no mínimo curiosa para explicar o que é o muco cervical. “Pense no útero como uma piscina. O muco cervical é a água e o espermatozoide é a pessoa que está tentando nadar”, diz a instituição. “Se a água da piscina estiver espessa ou semelhante a uma lama, não há como a pessoa nadar direito até chegar ao outro lado da piscina. Essa é a dificuldade que um espermatozoide pode ter para alcançar as trompas de Falópio [onde ocorre o encontro com o óvulo] se o muco cervical não estiver bom o suficiente”, conclui o texto. 

Para que serve o muco cervical? 

O muco cervical é basicamente um facilitador, ou um “meio de transporte”, capaz de fazer os gametas masculinos chegarem com menos dificuldade ao destino final deles: o óvulo. 

Já em outras fases do ciclo reprodutivo, quando a mulher não está ovulando, ele se torna mais pegajoso e age como uma barreira, tornando mais dificultosa a entrada dos espermatozoides no útero, já que as chances de acontecer uma fecundação são muito menores.  

 Além disso, o muco cervical também desempenha um papel de proteção do útero contra agentes infecciosos, impedindo a entrada de bactérias e outros micro-organismos na cavidade uterina. 

Como o muco cervical é produzido? 

O muco cervical é uma mistura de fluidos e células que são liberados pelo colo do útero em diferentes estágios do ciclo menstrual da mulher. 

A cada 28 dias (período que pode variar de mulher para mulher), o muco cervical sofre mudanças significativas que refletem as flutuações hormonais. Essas alterações são geralmente divididas em três etapas distintas: a fase pré-ovulatória, a fase ovulatória e a fase pós-ovulatória. 

Na fase pré-ovulatória, o muco cervical é geralmente espesso, pegajoso e mais escasso. Isso ocorre porque os níveis do hormônio estrogênio estão baixos e o corpo ainda está se preparando para a ovulação. 

Na fase ovulatória, o muco cervical se torna mais líquido e elástico, semelhante a uma clara de ovo. Essa mudança ocorre devido ao aumento dos níveis de estrogênio e indica que a mulher está no período fértil e apta a engravidar — daí o organismo feminino dá aquele “empurrãozinho” para facilitar o trabalho dos espermatozoides. 

Na fase pós-ovulatória, o muco cervical volta a ficar mais espesso e pegajoso, indicando que a ovulação já ocorreu e que a janela fértil da mulher acabou dessa vez (pelo menos até o próximo ciclo). 

Como o muco cervical muda ao longo do ciclo menstrual? 

A Associação Americana de Gestação resume essas diferenças que acontecem no muco cervical da seguinte maneira: 

  • Muco cervical após o período menstrual: a produção de muco cervical fica mais baixa e algumas mulheres relatam “secura” durante esse período. Nos próximos dias, porém, mais muco aparecerá e provavelmente será de aspecto branco ou levemente amarelado e turvo (e um pouco pegajoso ao toque). 
  • Muco cervical conforme a data de ovulação se aproxima: quando você entra na janela fértil, o muco cervical aumentará em quantidade e umidade. A cor dele pode ter uma aparência mais cremosa. 
  • Muco cervical no momento da ovulação: nos dias imediatamente anteriores à ovulação, a produção de muco cervical será mais alta. A consistência e a cor dele são semelhantes às de claras de ovo.  
  • Muco cervical após a ovulação: passado o período fértil, a quantidade de muco cervical começa a diminuir e a ficar mais espessa em consistência. Volta-se, então, ao tópico um desta lista. 

O que pode provocar alterações no muco cervical? 

A Clínica Cleveland, dos EUA, explica que o muco cervical se altera a partir de algumas condições e comportamentos. Vamos a eles: 

  • Durante a amamentação

  • Com uso regular de lubrificantes sexuais; 

  • No uso de pílulas anticoncepcionais

  • Diante de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs); 

  • Quando ocorrem outras infecções vaginais, como vaginoses bacterianas; 

  • Após cirurgias no útero; 

  • Com o uso de medicações específicas; 

  • Em quadros de estresse exacerbado; 

  • Com mudanças na dieta. 

Como melhorar a qualidade do muco cervical? 

Além da importância na fertilidade e na gravidez, o muco cervical também pode ser usado como um indicador de problemas de saúde. Alterações na quantidade, consistência ou cor do muco cervical podem indicar infecções, inflamações ou outros problemas de saúde ginecológicos que sempre exigem atenção médica.  

Portanto, busque o auxílio de um profissional de saúde se notar alguma alteração consistente no muco cervical. O especialista pode fazer uma avaliação mais aprofundada e até diagnosticar doenças de forma precoce, o que sempre facilita tratamentos. 

Em linhas gerais, beber bastante água e ter uma alimentação variada e equilibrada são regras que fazem bem à saúde e garantem uma boa produção de muco no aparelho reprodutor feminino. 

Como checar o muco cervical? 

O muco cervical pode ser usado como um indicador da fertilidade da mulher, como aponta um artigo da Escola de Medicina da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA.  

Ao monitorar as mudanças no muco cervical, uma mulher pode identificar a janela fértil e determinar o melhor momento para ter relações sexuais com o intuito de engravidar, caso esteja tentando, ou mesmo de evitá-la, caso não queira engravidar no momento.  

A mulher pode avaliar a consistência dessa substância ao coletar um pouco de muco com a ponta dos dedos ou com o auxílio de um pedaço de papel higiênico. Essa avaliação, claro, não substitui outros exames mais apurados — e dificuldades para engravidar que perduram por vários meses ou anos devem sempre passar por uma avaliação médica.  

# 2D # 3D # 20-semana # 21 semanas de gestacao # 23 semanas de gestacao # 26 semanas de gestação # 3-meses # abdominal # aborto espontâneo # academy # acne neonatal # acompanhantes no parto # acucar # adoção # afeto # agua # alergia # alimentacao # alimentação # alimentação do bebê # alimentação na gravidez # alimentos # alimentos para anemia # almofada de amamentação # amamentacao # amamentação # amigos # amor # anemia # anemia na gravidez # angustia da separação # animais # ansiedade # apneia do sono # apneia do sono em bebês # apoio # aprendendo # aprender # arroto # assadura # atividade-fisica # atonia uterina # autismo # autocuidado # autoestima # baba # baby blues # banho # banho de sol # bebe # Bebê # bebê # bebe acima do umbigo # bebe engasgado # bebe pélvico # bebe prematuro # bebe-recem-nascido # bebes # Bebês # bebês # bem-estar # beneficios # bingo em cha de bebe # birras # bloquinhos de carnaval infantil # bolo # bolo de fraldas # bolsa # bolsa de praia para bebe # bonita # brincadeira # brincadeiras para pascoa # brinquedos # brotoeja # burnout # cabelo # cabelo do bebe # cadeirinha # calcinha absorvente # calcinha pós-parto # calcio # canal # candidiase na gravidez # cansaco # cansada # Carnaval # carnaval # carreira de mãe # carrinho # casais # catapora # caxumba # cefalica # celulas-tronco # cerclagem uterina # cesarea # cesariana # cha-bar-de-bebe # cha de bebe # cha-de-bebe # cha-de-bencao # cha de fraldas # chá de fraldas # cha-de-fraldas # cha de revelacao # cha de revelação # charraiá de fraldas # chás na gravidez # checklist # choro # cirurgias # citomegalovirus # coceira # cocô do bebê # colestase # colestase gestacional # cólica na gravidez # colica nos bebes # colicas # colo do útero # colo do utero dilatado # colostro # colostro na gravidez # comemoracao # comida # como organizar # como organizar um chá revelação # como prevenir doenças respiratórias # companheirismo # complicacoes # comunicar # constipação # consumo sustentável # contração # contraceptivos # contracoes # contrações de Braxton-Hicks # conversas # convite cha de fraldas # convites # coração do bebe # cordao # cordao umbilical # cordão umbilical # cor dos olhos do bebe # corpo # corrimento # corte de cabelo do bebe # cosmeticos # coto umbilizal # creche # creme para assadura # crescimento # crianca # criança # criancas # Crianças # crianças # crosta lactea # cuidado # cuidados # culpa # data # data de parto # decoracao # decoração # decoração para chá revelação # defesas # dengue # dentes # dentista # depois-dos-40 # dermatite # desapego # descanso # descobrir o sexo do bebê # descolamento-de-placenta # desenvolvimento # desenvolvimento do bebe # desenvolvimento do bebê # desenvolvimento infantil # diabetes # diabetes-gestacional # diastase # dicas # diferente # disciplina positiva # disney # diu # doencas # doenças respiratorias # doenças respiratorias no inverno # doente # dor # dores # dormir # dor no pe da barriga # doula # ebook # ecografia # economia # economizar # eczema # educacao # educação # educacao infantil # educação-positiva # emocao # emocoes # empreendedorismo # emprego # empresa # endometriose # engravidar # enjoo # enxoval # episiotomia # estagios # estimulacao # estomago # etapas # exame beta hcg # exames # exercicio # exercício # exercicios # fala # falta de ar # familia # família # familia monoparental # fases # fatiga # fator-rh # faxineira # febre em bebe # ferro # fertilização assistida # fertilização in vitro # fertilização-in-vitro # festa # fezes do bebe # ficas # figado # filho # filhos # fisioterapia-pelvica # fiv # forceps # formula # fototerapia neonatal # fralda # fralda eco protect # fralda respirável # fralda reutilizavel # fraldas # fungos em bebes # ganho de peso na gravidez # gases # gemeos # genero # gestacao # gestação # gestacao-multipla # gestacoes # gestante # gestantes # gravida # grávida # gravidas # Gravidez # gravidez # gravidez de risco # gravidez na maturidade # gravidez psicológica # gravidez silenciosa # gripe na gravidez # hemorragia # higiene # higiene bucal # higiene do sono em bebes # Higiene no Carnaval # higieni # higienizacao # hiperemese-gravidica # hipertensão gestacional # hipotermia # historia # historias # home office # hora da bruxa # Huggies # ictericia neonatal # idade-gestacional # ideias # imunidade # inchaco na gravidez # incomodo # inducao # infância # infeccao # infecção urinária # infecção urinária infantil # infertilidade # introducao alimentar # introducao-alimentar # iodo # irmao # irmaos # julio rocha # labio leporino # leite materno # lembranças # lembrancinha de aniversário infantil # lembrancinha de maternidade # lembrancinhas # licenca-maternidade # licença maternidade # licença-paternidade # limpeza # linguagem # linhas de evaporação no teste de gravidez # liquido # liquido amniotico # liquido-amniotico # mae # maes # mae solo # maisalegria # manchas # massagem # massagem para bebe # maternidade # maternidade solo # mecônio # medicacao # meditação # melasma na gravidez # menina # menino # menosestresse # menstruacao # método ramzi # moleira do bebe # momentos # motoras # movimentos # muco # muco cervical # mudanca # mudanças # mudar # mulher # mulheres # multipla # nariz # nasal # nascimento # neurodesenvolvimento infantil # nidação # noite # nome # nomes de bebes # nomes de bebês # nomes femininos # nutrição # nutrientes # oportunidades # ovulação # pai # pais # papanicolau # Parto # parto # parto humanizado # parto-multiplo # parto normal # parto pélvico # parto vaginal # páscoa # passinho # paternidade # paternidade ativa # pediatricas # pele # pele do bebe # pele do bebê # pele ressecada # perda gestacional # período fértil # peso # placenta # placenta previa # planejamento # plano de parto # plantas venenosas # podcast # podcast mais abraços # posicao # pos-parto # pós-parto # praia # prematuridade # prematuro # pré-natal # pre-natal # pré-parto # pre-parto # presente # presentes # prevenção de acidentes domésticos # Primeira infância # primeiro aniversario # primeiros-socorros # prolapso uterino # puerperio # quantidade # quero-engravidar # recem nascido # recem-nascido # recém-nascido # recem nascidos # recem-nascidos # recuperacao # rededeapoio # refluxo # relato # relato de parto # relaxar # remedios # repouso # reproducao assistida # reprodução assistida # resguardo # respiracao # rh # rifa # riscos # roseola infantil # rotina # roupa para bebês # roupas # roupas para gestantes # rubéola # saco gestacional # Saída de maternidade vermelha # sal # salario-maternidade # sangramento # sangramento de implantacao # sangue # saudavel # saude # saúde # saude bucal # saude mental # secreção # segundo filho # seguranca # segurança # seios # semana # semanas de gravidez # sexo # sexo do bebe # sexo pos parto # shantala para bebe # sharenting # sinais # sinais de parto # sindrome de couvade # sintomas # sintomas de caxumba # sintomas de gravidez # socializacao # sono # sono do bebe # sono do bebê # sonolencia # sujeira # suor # suplementacao # sustentabilidade # sustentavel # tamanho # tampao mucoso # temperatura do bebe # tentante # tentantes # tentantes, vida de tentantes # terrible two # teste da orelhinha # teste de gravidez # teste do pezinho # tipo de parto # tipos de placenta # tontura na gestação # trabalho # trabalho de parto # transicao # transtorno do espectro autista # transtorno opositor desafiador # trissomia 18 # troca # troca-de-fraldas # ultrassom # Unicef # urticaria # utero # útero # utero bicorno # utero em anteversoflexão # utero retrovertido # vacina # vacinas # varizes # ventilador para bebe # verão # viagem # viajar de aviao com bebe # violencia-obstetrica # virtual # visitas # vitaminas # vitamina-s # vomitos