Como realizar os exercícios de Kegel?

Os exercícios de Kegel são muito simples, mas o segredo de sua eficácia é a constância e a repetição. Aqui estão algumas dicas para ter em mente.

Como realizar os exercícios de Kegel?



Os exercícios de Kegel são muito simples, mas o segredo de sua eficácia é a constância e a repetição. Aqui estão algumas dicas para ter em mente.

Se você já identificou os músculos do seu assoalho pélvico (a maneira mais simples é parar a liberação de urina por alguns segundos e relaxar-se novamente) o próximo passo é alcançar a regularidade e um bom número de repetições.

O aconselhável é fazê-los 4 vezes por dia. Para isso, você pode estabelecer fazê-los durante outra atividade que você faça diariamente. Lembre-se de que eles são indicados durante a gravidez e o pós-parto, por isso você pode fazê-los, por exemplo, quando amamenta a seu bebê ou quando lhe dá a mamadeira; enquanto viaja para o trabalho; enquanto assiste TV, etc.

Uma vez que você estabeleceu os momentos que são confortáveis, damos algumas sugestões para que você consiga um maior número de repetições:

Lentamente, aperte os músculos como você fez quando tentou parar a urina. Controle-os e mantenha-os contando até 5, depois relaxe-los por 5 segundos mais. Repita esta série 10 vezes.

Progressivamente, aumente o tempo de contração e relaxamento, quanto mais tempo você consiga manter a contração, mais fortes serão seus músculos.

Rapidamente: contraia e relaxe os músculos o mais rápido possível por dois ou três minutos ou até ficar cansada (se isso acontecer primeiro). Repita a série 10 vezes.

Você por estar interessado

Sintomas de que o parto está próximo

O sinal que melhor indica o momento do parto é o começo das contrações. No entanto, existem alguns outros sintomas que podem alertar sua aproximação.

Sensação de que o bebê está mais para baixo: ao preparar-se para o canal do parto, o bebê desce e pressiona o púbis. Isto pode ocorrer semanas ou momentos antes do parto.

Aumento das secreções vaginais: pode ser transparente, rosado ou com rastros de sangue. É a perda do tampão mucoso, que pode ocorrer alguns dias ou horas antes do parto.

Rompimento da bolsa: é a descarga do fluxo aquoso da vagina, um líquido quente que corre pelas genitais. Isto pode ocorrer várias horas antes das dores do parto.

Quando ligar para o seu obstetra?



  • Sempre que a bolsa de água romper, inclusive se você não tiver dores, nem contrações.
  • Se o bebê parou de se mexer na barriga.
  • Se houver hemorragia vaginal distinta das secreções com rastros de sangue.


Se você não tiver nenhum destes sintomas, o método para identificar o momento de ligar para o seu médico é calcular o tempo entre uma contração e outra. Também se as contrações são intensas e regulares, se o intervalo entre uma e outra vai diminuindo e se movimentar ou mudar de posição não aliviar a dor. Mas fique tranquila, há tempo: do trabalho de parto até o nascimento podem passar de 8 a 12 horas.

Você por estar interessado