Semana 38 Com a bolsa preparada

Planejar os momentos antes do parto te ajudará a estar mais tranquila e organizada. Não deixe para o último momento o que pode ser resolvido desde já.

É hora de deixar suas malas prontas ao lado da porta e organizar tudo para o grande momento. Caso você ainda não tenha se decidido, fale com seu companheiro e família sobre quem poderá te acompanhar durante a primeira semana de vida do bebê, já que possivelmente você precise de ajuda nos trabalhos de casa. Por outro lado, sua ansiedade está cada dia mais influenciada pela proximidade do parto. Você se perguntará: “Como eu vou perceber que estou em trabalho de parto?”

Seu corpo


A descida do bebê à pélvis faz com que você sinta dores bruscas na virilha e na parte alta das coxas, isso é normal. Outro fato comum é que, devido ao incômodo da barriga e sua ansiedade, está difícil dormir. As contrações de Braxton Hicks são mais frequetes e intensas.

Seu bebê


• Seu bebê mede aproximadamente 50 cm e pesa mais ou menos 3 kilos. Ainda que ele continue ganhando peso, não vai crescer tanto de tamanho.
• O intestino do seu bebê formou uma substância verde escura que será eliminada logo ao nascer. O chamado mecônio é composto por laguno, líquido amniótico e muco.
• O líquido dentro do seu saco amniótico aumentou de uma gota para um litro. A placenta cresceu e agora tem uns 20 cm de diâmetro e pesa por volta de 900 gramas.

Tentamos informar da forma mais precisa possível, mas tendo em conta que as taxas de crescimento e desenvolvimento da gestação são ocasionalmente diferentes para cada mulher, recomendamos que leia a semana exata de sua gravidez, também a semana antes e a semana depois. Em caso de dúvida, não hesite em contatar seu médico.

Você por estar interessado

Sintomas de que o parto está próximo

O sinal que melhor indica o momento do parto é o começo das contrações. No entanto, existem alguns outros sintomas que podem alertar sua aproximação.

Sensação de que o bebê está mais para baixo: ao preparar-se para o canal do parto, o bebê desce e pressiona o púbis. Isto pode ocorrer semanas ou momentos antes do parto.

Aumento das secreções vaginais: pode ser transparente, rosado ou com rastros de sangue. É a perda do tampão mucoso, que pode ocorrer alguns dias ou horas antes do parto.

Rompimento da bolsa: é a descarga do fluxo aquoso da vagina, um líquido quente que corre pelas genitais. Isto pode ocorrer várias horas antes das dores do parto.

Quando ligar para o seu obstetra?



  • Sempre que a bolsa de água romper, inclusive se você não tiver dores, nem contrações.
  • Se o bebê parou de se mexer na barriga.
  • Se houver hemorragia vaginal distinta das secreções com rastros de sangue.


Se você não tiver nenhum destes sintomas, o método para identificar o momento de ligar para o seu médico é calcular o tempo entre uma contração e outra. Também se as contrações são intensas e regulares, se o intervalo entre uma e outra vai diminuindo e se movimentar ou mudar de posição não aliviar a dor. Mas fique tranquila, há tempo: do trabalho de parto até o nascimento podem passar de 8 a 12 horas.

Você por estar interessado