Semana 38 Com a bolsa preparada

Semana 38 Com a bolsa preparada

Planejar os momentos antes do parto te ajudará a estar mais tranquila e organizada. Não deixe para o último momento o que pode ser resolvido desde já.

É hora de deixar suas malas prontas ao lado da porta e organizar tudo para o grande momento. Caso você ainda não tenha se decidido, fale com seu companheiro e família sobre quem poderá te acompanhar durante a primeira semana de vida do bebê, já que possivelmente você precise de ajuda nos trabalhos de casa. Por outro lado, sua ansiedade está cada dia mais influenciada pela proximidade do parto. Você se perguntará: “Como eu vou perceber que estou em trabalho de parto?”

Seu corpo


A descida do bebê à pélvis faz com que você sinta dores bruscas na virilha e na parte alta das coxas, isso é normal. Outro fato comum é que, devido ao incômodo da barriga e sua ansiedade, está difícil dormir. As contrações de Braxton Hicks são mais frequetes e intensas.

Seu bebê


• Seu bebê mede aproximadamente 50 cm e pesa mais ou menos 3 kilos. Ainda que ele continue ganhando peso, não vai crescer tanto de tamanho.
• O intestino do seu bebê formou uma substância verde escura que será eliminada logo ao nascer. O chamado mecônio é composto por laguno, líquido amniótico e muco.
• O líquido dentro do seu saco amniótico aumentou de uma gota para um litro. A placenta cresceu e agora tem uns 20 cm de diâmetro e pesa por volta de 900 gramas.

Tentamos informar da forma mais precisa possível, mas tendo em conta que as taxas de crescimento e desenvolvimento da gestação são ocasionalmente diferentes para cada mulher, recomendamos que leia a semana exata de sua gravidez, também a semana antes e a semana depois. Em caso de dúvida, não hesite em contatar seu médico.

Você por estar interessado

Parto de múltiplos

O parto de múltiplos é mais complexo que o de um só bebê. Entretanto, se a gravidez for controlada de forma sistemática por médicos especializados, a maioria das possíveis complicações pode ser previstas.

A forma em que o parto será realizado depende de vários fatores, tais como a quantidade de bebês que vai nascer, a posição em que eles se encontram, a idade gestacional e o estado de saúde da mãe e dos seus bebês.

  • Um parto múltiplo é atendido por uma equipe médica mais numerosa que um parto único, por isso o mais provável é que ele ocorra no na sala de cirurgia, e não na sala de parto. Nesse local os médicos contam com todo o necessário para atender qualquer imprevisto que possa acontecer.
  • Em partos múltiplos costumam participar, além do obstetra, um anestesista e um neonatologista, que examina os bebês no momento do nascimento.
  • Um dado importante é que, quando se espera mais de um bebê, não é aconselhável planejar um parto domiciliar.
  • É provável que durante o parto você fique conectada a um monitor fetal, que auxilia o médico a controlar o progresso de cada bebê.
  • Em uma gestação de gêmeos, no geral, os bebês são menores e pesam menos do que um bebê que não teve que compartilhar o espaço do útero e isso facilita o seu nascimento via parto vaginal. O intervalo entre o nascimento de um bebê e outro em um parto normal é inferior a uma hora. Caso a cesária seja necessária, os bebês nascerão em intervalos de poucos minutos.
  • Um terço dos partos de gestações de múltiplos acontece de forma prematura. Se o parto se adianta, os bebês serão controlados detalhadamente para detectar possíveis sinais de sofrimento. Alguns bebês prematuros necessitam ser levados de imediato a unidade de cuidados intensivos para receber cuidados especiais.

Você por estar interessado