O bebê recém-nascido e o oxigênio.

Às vezes o seu bebê acorda chorando e se move do berço. Isto não tem nada a ver com fome, e sim com a busca pelo oxigênio e com a respiração pulmonar que o pequeno deve aprender agora que já não estar na sua barriga.

O seu bebê que acaba de nascer busca por oxigênio e o faz porque não está acostumado. Nesta fase, diferente do que ocorria quando estava na barriga da mamãe, deve aprender a respirar de maneira pulmonar. Quando você estava grávida, nunca faltou oxigênio ao seu filho, afinal, o oxigênio lhe chegar por meio da corrente sanguínea do cordão umbilical.

Agora tudo mudou. Sozinho no seu berço, acorda e chora. Uma das causas pode estar relacionada com esta pouca experiência para lidar com o ar que o rodeia. Quando sente que lhe falta oxigênio, chora para consegui-lo, move-se, grita e se contorce como forma de se auto estimular. Quando a mamãe o levanta, faz-lhe carinho e o alimenta, a respiração é estimulada, satisfazendo assim sua necessidade de ar.

Por que é importante levantar o bebê?

O contato corporal estimula os capilares sanguíneos e os filetes nervosos da pele do bebê, o que favorece a sua respiração. Às vezes, as mães de primeira viagem supõem que os nenéns choram por fome ou porque estão sentindo alguma dor, oferecendo-lhes o peito constantemente. Mas do que o pequeno realmente necessita é ser balançado, acariciado e, principalmente, segurado.

O mais importante ao segurar o seu bebê que chora é manter a calma e transmiti-la. Depois, estando o mais tranquila possível, encontrar as razões deste despertar abrupto, assim saberá como ajudá-lo.

Brincadeiras para bebês de 7 a 12 meses: tachos e Panelas

Os bebês adoram abrir os armários e brincar com as panelas e colheres. Podem aproveitar este momento para que o seu filho aprenda movimentos de coordenação e desfrute de um momento junto à mamãe e ao papai.

Brincar com panelas e tachos é algo que fascina a todos os bebês.

Aproveitem para ensiná-lo como resolver situações simples. Também é uma boa atividade para estimular habilidades motoras.

Podem começar o ensinando como pôr a tampa de uma panela. Depois, deixem que o pequeno faça sozinho. Adicionem uma segunda tampa de outro tamanho e observem se ele consegue decidir qual tampa usar.

Uma alternativa mais tranquila e silenciosa desta brincadeira é usar caixa de distintos tamanhos, tupperwares ou recipientes de plásticos com tampa.

Se o seu bebê estiver mais próximo de completar 12 meses, podem lhe ensinar como tampar e destampar garrafas de plástico que tenham tampas de enroscar. Esta atividade apresenta para o pequeno um desafio maior, o que estimulará a sua capacidade de concentração.