O bebê recém-nascido e o oxigênio.

O bebê recém-nascido e o oxigênio.

Às vezes o seu bebê acorda chorando e se move do berço. Isto não tem nada a ver com fome, e sim com a busca pelo oxigênio e com a respiração pulmonar que o pequeno deve aprender agora que já não estar na sua barriga.

O seu bebê que acaba de nascer busca por oxigênio e o faz porque não está acostumado. Nesta fase, diferente do que ocorria quando estava na barriga da mamãe, deve aprender a respirar de maneira pulmonar. Quando você estava grávida, nunca faltou oxigênio ao seu filho, afinal, o oxigênio lhe chegar por meio da corrente sanguínea do cordão umbilical.

Agora tudo mudou. Sozinho no seu berço, acorda e chora. Uma das causas pode estar relacionada com esta pouca experiência para lidar com o ar que o rodeia. Quando sente que lhe falta oxigênio, chora para consegui-lo, move-se, grita e se contorce como forma de se auto estimular. Quando a mamãe o levanta, faz-lhe carinho e o alimenta, a respiração é estimulada, satisfazendo assim sua necessidade de ar.

Por que é importante levantar o bebê?

O contato corporal estimula os capilares sanguíneos e os filetes nervosos da pele do bebê, o que favorece a sua respiração. Às vezes, as mães de primeira viagem supõem que os nenéns choram por fome ou porque estão sentindo alguma dor, oferecendo-lhes o peito constantemente. Mas do que o pequeno realmente necessita é ser balançado, acariciado e, principalmente, segurado.

O mais importante ao segurar o seu bebê que chora é manter a calma e transmiti-la. Depois, estando o mais tranquila possível, encontrar as razões deste despertar abrupto, assim saberá como ajudá-lo.

Você por estar interessado

Cuidados na cozinha

A criança pegará tudo o que esteja ao seu alcance, mesmo que não saiba do que se trata. Por este motivo, é importante que os pais ajudem a evitar acidentes na cozinha.

Os acidentes domésticos são bastante comuns nesta fase. A criança quer explorar tudo e não tem noção do perigo. Sendo assim, é importante que levem em conta estas recomendações que evitarão acidentes na cozinha:

  • Os cabos das panelas devem estar sempre para dentro.
  • Cozinhem com as bocas de trás. Tirem os fósforos e isqueiros do seu alcance.
  • Coloquem proteção na porta do forno para evitar que o abra e se queime.
  • Não deixem elementos cortantes ou pontiagudos ao alcance do pequeno.
  • Não deixem alimentos ou líquidos quentes sobre a mesa. A criança pode derramá-los e provocar queimaduras graves.
  • Não deixem elementos pesados na beira da mesa como panelas, eletrodomésticos, etc. A criança pode puxá-los e acabar caindo em cima dela.
  • Não deixem alimentos crus ao alcance.
  • Não atendam ao telefone ou a campainha quando estiver cozinhando, a menos que seja extremamente necessário. O menor descuido pode dar lugar a um acidente.
  • Tirem os produtos de limpeza que estejam ao alcance da criança. Nunca guardem substâncias químicas em garrafas de refrigerante (querosene, água sanitária, etc). Também evitem as garrafas de vidro.
  • Fechem o registro do gás quando não o estejam utilizando, já que é comum que as crianças brinquem com os puxadores do fogão.

Você por estar interessado