mulher grávida segurando xícara de chá em frente à barriga

Quais são os chás que as grávidas podem tomar?

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Segunda-feira 17 Julho, 2023 // #gestacao, #chás na gravidez, #gravidez, #dicas

Os chás são conhecidos por seus benefícios à saúde e muitas mulheres grávidas desejam continuar desfrutando dessas bebidas durante a gravidez. No entanto, é importante lembrar que nem todos os chás são seguros para consumo durante a gestação. Algumas infusões podem causar complicações na gravidez, principalmente aborto, e até mesmo afetar o desenvolvimento do feto. Por isso, é essencial saber quais chás são seguros para consumo durante a gravidez e quais devem ser evitados. 

Mas ressaltamos que o tema pode ser polêmico, pois não existem estudos conclusivos sobre o uso de plantas na gravidez. Portanto, é necessária muita precaução, principalmente durante o primeiro trimestre. Pergunte sempre sobre o uso de chás para os profissionais de saúde que te acompanham. 

Chás que grávidas podem tomar

As plantas apresentam na sua composição substâncias que podem ser contraindicadas para gestação – há mais de 100 plantas medicinais que podem prejudicar a gestante e o feto, e várias delas são populares chás que grávidas não podem tomar. 

Em um levantamento realizado por pesquisadores da Unesp (Universidade Estadual Paulista), 100% das gestantes relataram que utilizam algumas plantas medicinais tais como camomila, hortelã, erva-doce, para problemas relacionados a gases, má digestão e enjoos, e 90% relataram não ter conhecimento dos riscos de plantas com potencial laxante, como sene, por acreditarem serem produtos “naturais” que não podem fazer mal. 

Mas embora grande parte dos chás usados pelas gestantes esteja relacionado a efeitos abortivos ou a malformação fetal, também existem alguns que são considerados seguros. Estas infusões de plantas podem até ter benefícios para as gestantes e ajudá-las a lidar com alguns dos sintomas desagradáveis da gravidez, como azia, náuseas e vômitos. 

Chá de gengibre

Para quadros de hiperêmese gravídica, que pode causar fortes enjoos na gravidez, o gengibre pode ser um bom aliado. Sua eficácia no alívio das famosas náuseas e vômitos que acometem várias gestantes já foi comprovada, inclusive, em estudos científicos. Sempre em quantidades moderadas: o consumo deve ser de até 1 grama de raiz seca por dia, por um período máximo de 4 dias seguidos. 

O chá de gengibre é várias vezes combinado com algumas outras infusões. Mas, durante a gravidez, só é possível o combo gengibre com chá de limão – que é uma boa opção para aliviar a tosse na gravidez. Outros ingredientes populares que combinam com o gengibre, como canela e hortelã, estão na lista de plantas proibidas no período. 

Chá de erva-cidreira

O chá de erva-cidreira é recomendado após o terceiro mês da gestação para ajudar a reduzir a ansiedade, segundo a apresentação "Plantas medicinais para uso na gravidez, parto e durante a amamentação", da Secretaria de Saúde de Santa Catarina. 

Mas atenção: existem diversas plantas chamadas popularmente de erva-cidreira ou melissa. A citada aqui é a Lippia alba, popularmente chamada de erva-cidreira brasileira e erva-cidreira de arbusto, entre outros nomes, e não a Melissa officinalis, que é planta mais comumente chamada de melissa ou de erva-cidreira verdadeira. 

Chá de camomila 

A camomila é um chá popular e amplamente conhecido por suas propriedades relaxantes, mas é uma planta polêmica durante a gestação. Há profissionais da saúde que orientam grávidas a não tomar a infusão, que poderia levar ao aborto. Por outro lado, essa ligação não é comprovada por estudos científicos 

Vários pesquisadores, como neste estudo da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, afirmam que, se quando utilizada em infusões nas doses recomendadas, a camomila não exibe qualquer risco fetal. Mas o uso em excesso da camomila é considerado potencialmente prejudicial. A grávida deve receber orientações do médico que acompanha a sua gestação. 

Chá de folha de framboesa

A folha de framboesa vermelha é rica em nutrientes, como cálcio, ferro e magnésio. Ela pode ajudar a fortalecer o útero e prepará-lo para o parto. Além disso, pode ajudar a aliviar algumas dores de cabeça e náuseas. 

No entanto, é importante lembrar que as mulheres grávidas devem consultar um médico antes de usar esse chá. Além disso, ele é considerado seguro durante o segundo e o terceiro trimestres da gestação, mas não nas primeiras semanas da gestação. 

Chás branco, verde e preto

As infusões derivadas da planta de chá, Camellia sinensis, são consideradas seguras durante a gravidez, mas todas possuem cafeína em maior ou menor concentração. Por isso devem ser consumidas com moderação. O mesmo vale para o brasileiro chá mate – e suas variações, como o chimarrão –, que também possui cafeína em sua composição. 

A recomendação atual sobre consumo de cafeína na gravidez é de uma dose máxima de 200 mg por dia. Mas há vários estudos recentes que sugerem que este limite pode ser muito alto, como este realizado na Universidade Federal de Minas Gerais. A gestante deve seguir a orientação de sua equipe médica. 

Chás de frutas

As infusões feitas exclusivamente de fruta são algumas das mais seguras durante a gravidez. O chá de limão é uma bebida refrescante e uma boa fonte de Vitamina C, enquanto o chá de maçã é rico em antioxidantes e nutrientes. 

Já os chás de frutas vermelhas, como o morango, podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico. No entanto, é importante lembrar que alguns chás de frutas vermelhas podem conter cafeína, que deve ser evitada ou consumida com moderação durante a gravidez. Alguns chás de laranja também podem conter cafeína. 

Cuidados ao consumir chás durante a gravidez

O consumo de infusões de plantas durante a gravidez envolve não apenas as plantas em si, mas também a sua procedência e qualidade. 

"Existem inúmeros tipos de chás disponíveis num país tão grande como o nosso e este é um produto utilizado de diversas maneiras, a granel ou saquinhos", afirma a ginecologista Monica Fairbanks de Barros, membro da Comissão Nacional Especializada em Aleitamento Materno da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia). 

Segundo Barros, é importante lembrar que há riscos não só de cada tipo de planta que compõem o chá, mas também de contaminações, que podem ser biológicas, por bactérias, fungos, parasitas ou insetos, ou por produtos químicos, como por exemplo, mercúrio ou resíduos de produtos agrícolas, como herbicidas, fungicidas e inseticidas.  

"Existe também, sabidamente, um problema que é a falsificação de plantas", diz a médica. "Muitas vezes não se está ingerindo exatamente o que se acredita". Por isso é de extrema importância a qualidade das plantas usadas pelas gestantes – e, por isso, segundo a ginecologista, é considerado mais seguro o uso de chás industrializados do que a granel. "Deve-se conferir a procedência do chá, este deve ser preparado no momento do consumo, e não se deve exagerar na dosagem", diz Barros. 

# 2D # 3D # 20-semana # 21 semanas de gestacao # 23 semanas de gestacao # 26 semanas de gestação # 3-meses # abdominal # aborto espontâneo # academy # acne neonatal # acompanhantes no parto # acucar # adoção # afeto # agua # alergia # alimentacao # alimentação # alimentação do bebê # alimentação na gravidez # alimentos # alimentos para anemia # almofada de amamentação # amamentacao # amamentação # amigos # amor # anemia # anemia na gravidez # angustia da separação # animais # ansiedade # apneia do sono # apneia do sono em bebês # apoio # aprendendo # aprender # arroto # assadura # atividade-fisica # atonia uterina # autismo # autocuidado # autoestima # baba # baby blues # banho # banho de sol # bebe # Bebê # bebê # bebe acima do umbigo # bebe engasgado # bebe pélvico # bebe prematuro # bebe-recem-nascido # bebes # Bebês # bebês # bem-estar # beneficios # bingo em cha de bebe # birras # bloquinhos de carnaval infantil # bolo # bolo de fraldas # bolsa # bolsa de praia para bebe # bonita # brincadeira # brincadeiras para pascoa # brinquedos # brotoeja # burnout # cabelo # cabelo do bebe # cadeirinha # calcinha absorvente # calcinha pós-parto # calcio # canal # candidiase na gravidez # cansaco # cansada # Carnaval # carnaval # carreira de mãe # carrinho # casais # catapora # caxumba # cefalica # celulas-tronco # cerclagem uterina # cesarea # cesariana # cha-bar-de-bebe # cha de bebe # cha-de-bebe # cha-de-bencao # cha de fraldas # chá de fraldas # cha-de-fraldas # cha de revelacao # cha de revelação # charraiá de fraldas # chás na gravidez # checklist # choro # cirurgias # citomegalovirus # coceira # cocô do bebê # colestase # colestase gestacional # cólica na gravidez # colica nos bebes # colicas # colo do útero # colo do utero dilatado # colostro # colostro na gravidez # comemoracao # comida # como organizar # como organizar um chá revelação # como prevenir doenças respiratórias # companheirismo # complicacoes # comunicar # constipação # consumo sustentável # contração # contraceptivos # contracoes # contrações de Braxton-Hicks # conversas # convite cha de fraldas # convites # coração do bebe # cordao # cordao umbilical # cordão umbilical # cor dos olhos do bebe # corpo # corrimento # corte de cabelo do bebe # cosmeticos # coto umbilizal # creche # crescimento # crianca # criança # criancas # Crianças # crianças # crosta lactea # cuidado # cuidados # culpa # data # data de parto # decoracao # decoração # decoração para chá revelação # defesas # dengue # dentes # dentista # depois-dos-40 # dermatite # desapego # descanso # descobrir o sexo do bebê # descolamento-de-placenta # desenvolvimento # desenvolvimento do bebe # desenvolvimento do bebê # desenvolvimento infantil # diabetes # diabetes-gestacional # diastase # dicas # diferente # disciplina positiva # disney # diu # doencas # doenças respiratorias # doenças respiratorias no inverno # doente # dor # dores # dormir # dor no pe da barriga # doula # ebook # ecografia # economia # economizar # eczema # educacao # educação # educacao infantil # educação-positiva # emocao # emocoes # empreendedorismo # emprego # empresa # endometriose # engravidar # enjoo # enxoval # episiotomia # estagios # estimulacao # estomago # etapas # exame beta hcg # exames # exercicio # exercício # exercicios # fala # falta de ar # familia # família # familia monoparental # fases # fatiga # fator-rh # faxineira # febre em bebe # ferro # fertilização assistida # fertilização in vitro # fertilização-in-vitro # festa # fezes do bebe # ficas # figado # filho # filhos # fisioterapia-pelvica # fiv # forceps # formula # fototerapia neonatal # fralda # fralda eco protect # fralda respirável # fralda reutilizavel # fraldas # fungos em bebes # ganho de peso na gravidez # gases # gemeos # genero # gestacao # gestação # gestacao-multipla # gestacoes # gestante # gestantes # gravida # grávida # gravidas # Gravidez # gravidez # gravidez de risco # gravidez na maturidade # gravidez psicológica # gravidez silenciosa # gripe na gravidez # hemorragia # higiene # higiene bucal # higiene do sono em bebes # Higiene no Carnaval # higieni # higienizacao # hiperemese-gravidica # hipertensão gestacional # hipotermia # historia # historias # home office # hora da bruxa # Huggies # ictericia neonatal # idade-gestacional # ideias # imunidade # inchaco na gravidez # incomodo # inducao # infância # infeccao # infecção urinária # infecção urinária infantil # infertilidade # introducao alimentar # introducao-alimentar # iodo # irmao # irmaos # julio rocha # labio leporino # leite materno # lembranças # lembrancinha de aniversário infantil # lembrancinha de maternidade # lembrancinhas # licenca-maternidade # licença maternidade # licença-paternidade # limpeza # linguagem # linhas de evaporação no teste de gravidez # liquido # liquido amniotico # liquido-amniotico # mae # maes # mae solo # maisalegria # manchas # massagem # massagem para bebe # maternidade # maternidade solo # mecônio # medicacao # meditação # melasma na gravidez # menina # menino # menosestresse # menstruacao # método ramzi # moleira do bebe # momentos # motoras # movimentos # muco # muco cervical # mudanca # mudanças # mudar # mulher # mulheres # multipla # nariz # nasal # nascimento # neurodesenvolvimento infantil # nidação # noite # nome # nomes de bebes # nomes de bebês # nomes femininos # nutrição # nutrientes # oportunidades # ovulação # pai # pais # papanicolau # Parto # parto # parto humanizado # parto-multiplo # parto normal # parto pélvico # parto vaginal # páscoa # passinho # paternidade # paternidade ativa # pediatricas # pele # pele do bebe # pele do bebê # pele ressecada # perda gestacional # período fértil # peso # placenta # placenta previa # planejamento # plano de parto # plantas venenosas # podcast # podcast mais abraços # posicao # pos-parto # pós-parto # praia # prematuridade # prematuro # pré-natal # pre-natal # pré-parto # pre-parto # presente # presentes # prevenção de acidentes domésticos # Primeira infância # primeiro aniversario # primeiros-socorros # prolapso uterino # puerperio # quantidade # quero-engravidar # recem nascido # recem-nascido # recém-nascido # recem nascidos # recem-nascidos # recuperacao # rededeapoio # refluxo # relato # relato de parto # relaxar # remedios # repouso # reproducao assistida # reprodução assistida # resguardo # respiracao # rh # rifa # riscos # roseola infantil # rotina # roupa para bebês # roupas # roupas para gestantes # rubéola # saco gestacional # Saída de maternidade vermelha # sal # salario-maternidade # sangramento # sangramento de implantacao # sangue # saudavel # saude # saúde # saude bucal # saude mental # secreção # segundo filho # seguranca # segurança # seios # semana # semanas de gravidez # sexo # sexo do bebe # sexo pos parto # shantala para bebe # sharenting # sinais # sinais de parto # sindrome de couvade # sintomas # sintomas de caxumba # sintomas de gravidez # socializacao # sono # sono do bebe # sono do bebê # sonolencia # sujeira # suor # suplementacao # sustentabilidade # sustentavel # tamanho # tampao mucoso # temperatura do bebe # tentante # tentantes # tentantes, vida de tentantes # terrible two # teste da orelhinha # teste de gravidez # teste do pezinho # tipo de parto # tipos de placenta # tontura na gestação # trabalho # trabalho de parto # transicao # transtorno do espectro autista # transtorno opositor desafiador # trissomia 18 # troca # troca-de-fraldas # ultrassom # Unicef # urticaria # utero # útero # utero bicorno # utero em anteversoflexão # utero retrovertido # vacina # vacinas # varizes # ventilador para bebe # verão # viagem # viajar de aviao com bebe # violencia-obstetrica # virtual # visitas # vitaminas # vitamina-s # vomitos