Semana 31: Conselhos para o cuidado do recém-nascido

Não só é importante ter em conta a sua saúde e a do bebê durante o período da gravidez, mas também logo depois do parto.

Os primeiros dias são fundamentais devido à fragilidade do seu corpo e a do bebê recém-nascido, que precisa ser cuidado minuciosamente. Deve-se prestar atenção, por exemplo, na limpeza e alimentação do pequeno. O umbigo dele deve ser higienizado até que cicratrize e caia de forma definitiva. Essa área umbilical deve ser limpa com álcool uma vez ou duas ao dia, mantendo-a, assim, protegida. Além disso, o bebê deve receber banhos diários para manter sua pele higienizada. Também deve-se evitar o acúmulo de sujeira nas unhas, olhos e orelhas, limpe essas áreas utilizando panos limpos. Não é aconselhável o uso de hastes flexíveis.

Seu corpo


• Para evitar possíveis sensações de refluxo e indigestão, tente comer pequenas porções durante todo o dia e tome muita água.
• Você com certeza notou que o seu útero cresceu muito, tanto que empurra o seu diafragma para cima, o que pode te dar uma sensação de falta de ar ou azia. Essa mesma sensação pode ser causada caso seu intestino esteja muito cheio.
• Pode ser que o bebê esteja de ponta cabeça, por isso, possivelmente, você sinta sensações estranhas na zona genital. Além disso, o fluxo de secreções vaginais será mais intenso.

Seu bebê


• O bebê mede aproximadamente 39 cm e pesa cerca de 2 kg.
• Continua acumulando capas de gordura por debaixo da pele como um “depósito de segurança”. A pele se torna mais lisa.
• A esta altura as pequenas unhas já cresceram bastante.
• Pode já adquirir a posição mais comum, que é estar de cabeça para baixo, com as costas viradas em direção ao seu umbigo.

Tentamos informar da forma mais precisa possível, mas tendo em conta que as taxas de crescimento e desenvolvimento da gestação são ocasionalmente diferentes para cada mulher, recomendamos que leia a semana exata de sua gravidez, também a semana antes e a semana depois. Em caso de dúvida, não hesite em contatar seu médico.

Você por estar interessado

Prurido (comichão)

A barriga coça? Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico.

Prurido (comichão)



A barriga coça? Novamente, a alteração hormonal produzida durante a gravidez é a culpável. É normal que isso aconteça, mas é sempre melhor verificar com seu médico.

O prurido na pele é comum na gravidez. Sua pele está mais seca e geralmente pode causar a coceira. Pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas especialmente na pele do abdômen e principalmente nas estrias que parecem progredir na gravidez. Você também pode ter prurido ao redor dos tornozelos que está ligada as alterações nas veias das pernas. De qualquer forma, é um prurido leve que não a deixar acordar na noite e raramente deixa marcas de se ter coçado.

O prurido cede com a aplicação de loções hidratantes, mas você deve consultar com seu médico ou dermatologista para saber o que você não pode usar.

Em outros casos, o prurido pode ser devido a infestações parasitárias, tais como escabiosis (sarna), doenças hepáticas como cirrose biliar primária ou colestase gravídica, doença renal, tireoidea ou cutânea. Em geral, nestes casos, o prurido pode ser muito intenso, especialmente nas palmas e nas plantas do pé, chegando a acordá-la na noite ou não a deixar dormir. Isso também causa uma comichão tão intensa que deixa marcas. Com qualquer uma dessas últimas características, é importante consultar com o médico.

Você por estar interessado