congelamento de óvulos

Congelamento de óvulos: o que você precisa saber antes de optar pelo método

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Terça-feira 16 Abril, 2024 // #gravidez, #tentantes, #infertilidade

O congelamento de óvulos é uma das técnicas da medicina reprodutiva que auxilia mulheres no seu planejamento reprodutivo. É indicado para as mulheres que desejam adiar a gestação ou que precisam ser submetidas a procedimentos cirúrgicos por questões de saúde.  

Como o próprio nome diz, a ideia do tratamento é congelar óvulos para que haja a manutenção de suas características e preservação da qualidade desde o momento em que foi congelado. Entenda mais sobre o congelamento de óvulos a seguir!

Melhor idade para engravidar: entenda como funciona a reserva ovariana

O médico ginecologista Alexandre Lobel, especialista em reprodução humana e preservação da fertilidade, explica que as mulheres nascem com um número limitado de óvulos que são utilizados ao longo da vida, mesmo com uso de anticoncepcional ou durante uma gravidez. 

"A partir dos 35 anos existe uma queda na quantidade e qualidade dos óvulos e se torna mais acentuada após os 37 anos. Após os 40 anos, a maioria das mulheres terá menos de 1% da reserva ovariana. Portanto, a melhor idade para engravidar é até os 35 anos”. 

casal-comemora-gravidez-congelamento-ovulos

Mas como funciona a reserva ovariana? Segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), ao nascer, a mulher tem cerca de dois milhões de folículos primordiais que habitam os ovários.  

Já na primeira menstruação restam apenas cerca de 400 mil. A diminuição dos folículos ovarianos acontece por volta dos 35 anos de idade e, ao fim da quarta década de vida, o número de folículos é de aproximadamente 25 mil.  

Alexandre explica que a avaliação da reserva ovariana pode ser feita de três formas: 

  • Pode-se realizar a dosagem de hormônio FSH, que deve ser colhido do 2º ao 5º dia do ciclo menstrual. Quanto maior o FSH, menor está a reserva ovariana. O problema do FSH é que ele varia muito durante o ciclo e, também, entre os ciclos menstruais, o que diminui sua confiabilidade; 

  • A segunda forma é com a dosagem do hormônio anti-mulleriano, que por ser mais estável, não varia entre os ciclos e pode ser colhido a qualquer momento. Quanto maior o hormônio anti-mulleriano, maior a reserva ovariana; 

  • A terceira forma é utilizando ultrassom transvaginal para contagem de folículos antrais. Os folículos são as estruturas onde os óvulos se localizam. A contagem deve ser feita também entre o 2º ao 5º dia do ciclo menstrual e quanto maior for essa contagem, maior estará a reserva. 

Para quem é indicado o congelamento de óvulos 

“O congelamento de óvulos é indicado para mulheres que desejam postergar a gravidez, seja por questões pessoais ou questões médicas, como necessidade de quimioterapia, radioterapia ou cirurgia no ovário, de forma que tais procedimentos podem prejudicar o estoque de óvulos”, ressalta Alexandre.  

Como contamos, a partir dos 35 anos a fertilidade da mulher começa a cair e a gestação fica cada vez mais difícil. Por isso, nesta idade, congelar os óvulos é uma forma de usá-los no futuro para que, mesmo, após os 40 anos, a mulher possa engravidar e não corra o risco de falta de óvulos ou gestação de alto risco.    

De acordo com a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), com menos de 35 anos, a mulher pode ser considerada infértil depois de um ano tentando engravidar todos os meses e sem sucesso. Se tiver mais de 35, espera-se um período de seis meses e, acima dos 40 anos, a investigação pode ser feita imediatamente. 

Alexandre lembra que não existe uma idade limite estabelecida para fazer o congelamento de óvulos. Porém, quanto mais jovem a paciente for, melhor será a quantidade e a qualidade dos óvulos, ou seja, maior será a chance de sucesso. 

“Em geral, até os 35 anos, conseguimos obter uma boa quantidade de óvulos. Após os 40 anos, existe um prejuízo importante na chance de sucesso. Uma avaliação com um especialista em reprodução assistida, levando em consideração a reserva ovariana e o planejamento reprodutivo, ajuda a mulher na definição da melhor idade para realizar o procedimento”, diz ele.  

Para ficar mais claro, Alexandre montou uma tabela com informações coletadas pela Shady Grove Fertility Reproductive Science Center, que mostra as chances de engravidar de acordo com a idade no congelamento e o número de óvulos congelados:  

 

30 anos 

35 anos 

38 anos 

41 anos 

5 óvulos 

34% 

32% 

21% 

12% 

10 óvulos 

57% 

53% 

37% 

22% 

15 óvulos 

71% 

68% 

50% 

32% 

20 óvulos 

81% 

78% 

60% 

40% 

Esses dados são resultado de um estudo científico. Porém, vale lembrar que a mulher deve procurar um especialista para entender as chances do seu caso. 

Se você é tentante, ouça o terceiro episódio do podcast "Huggies Brasil" que aborda a expectativa pelo resultado positivo com foco nas mulheres após os 40 anos e que podem, sim, ter uma gravidez e bem-sucedida.  

Passo a passo do congelamento de óvulos 

Antes de mais nada, é importante lembrar que existem diferenças entre congelamento de óvulos e congelamento de embriões. 

A diferença entre congelar óvulos e embriões é se a paciente deseja utilizar o espermatozoide para já realizar a fertilização. Para congelar embriões será necessária a obtenção de espermatozoides, seguida da fusão entre os gametas para formar o embrião.  

Apesar do embrião ser mais resistente ao processo de congelamento e descongelamento, em geral, é indicado o congelamento dos óvulos para preservar a autonomia da mulher. “No caso de término do relacionamento, por exemplo, não é possível separar o óvulo do espermatozoide se o embrião já estiver formado”, detalha Alexandre.  

A seguir, veja todas as etapas do congelamento de óvulos.  

Preparação 

Antes de iniciar o tratamento, é importante que a mulher seja avaliada por um especialista em reprodução assistida. Neste momento, serão realizados exames gerais a fim de avaliar se a mulher está apta ao procedimento e bem de saúde.  

Além disso, será feita uma avaliação da reserva ovariana, dosagem de hormônio anti-mulleriano (produzido pelas células do ovário) e ultrassonografia transvaginal com contagem de folículos antrais (onde os óvulos se desenvolvem durante o ciclo menstrual), de forma que o médico conseguirá planejar e estimar qual será a resposta ao tratamento. 

A Anvisa exige que a paciente realize sorologias para HIV, sífilis, hepatite B e C com prazo de 90 dias antes do procedimento.  

Durante a indução da ovulação, o médico irá realizar exames de ultrassonografia transvaginal para acompanhamento do crescimento dos folículos e podem ser solicitados dosagens hormonais específicas: 

  • FSH (hormônio folículo-estimulante, produzido pelo cérebro que estimula a atividade do óvario); 

  • LH (hormônio luteinizante, responsável por amadurecer os folículos e todo o processo de ovulação); 

  • estradiol (hormônio produzido nos tecidos ovarianos); 

  • Progesterona (hormônio sexual feminino que prepara o organismo para a gestação). 

Coleta de óvulos

A primeira etapa do procedimento é a estimulação ovariana. Todo mês, a mulher apresenta naturalmente o crescimento de um folículo (estrutura que abriga o óvulo), até a ovulação. O objetivo da primeira etapa é promover o crescimento de múltiplos folículos simultaneamente, para que sejam obtidos vários óvulos. 

A estimulação é feita com medicações orais e subcutâneas e o controle do crescimento dos folículos é realizado com exames de ultrassonografia transvaginal seriados.  

Quando os folículos atingem o tamanho ideal, é agendada a coleta dos óvulos. Esse procedimento é realizado sob sedação (uma anestesia parecida com a da endoscopia) para que a paciente não tenha nenhum desconforto durante a coleta. 

Guiado por um ultrassom transvaginal, o médico fará uma punção dos ovários utilizando uma agulha fina e, assim, coletará os óvulos. O procedimento dura, em média, de 20 a 30 minutos. Após a coleta, os óvulos serão avaliados pela equipe da embriologia e aqueles que tiverem qualidade serão congelados. 

E quantos óvulos são congelados por ciclo? O especialista reforça que não existe uma regra. “O objetivo é congelar o maior número de óvulos possível, pois quanto maior o número de óvulos congelados, maior será a chance de gravidez no futuro. Esse número depende da reserva ovariana da mulher e da sua resposta aos medicamentos”.   

congelamento-ovulos-casal-feliz-gravidez

Armazenamento dos óvulos 

Para o congelamento, os óvulos são expostos a crioprotetores, substâncias que previnem danos às células pelas baixas temperaturas. Os óvulos são então submersos em nitrogênio líquido a uma temperatura de -196oC e mantidos assim por tempo indeterminado. Esse processo se chama vitrificação e permite ótimas taxas de sobrevivência dos óvulos. 

Alexandre conta que não existe prazo limite para manter óvulos congelados. “Já existem relatos de gestação em que os óvulos ficaram mais de 10 anos congelados”.  

Descongelamento e FIV 

No momento em que a mulher decidir utilizar os óvulos para engravidar, eles serão retirados do nitrogênio líquido e trazidos para a temperatura ambiente.  

Após um processo delicado de reidratação da célula, os óvulos podem passar por Fertilização In Vitro (FIV) com espermatozoides para a formação dos embriões. 

Os embriões serão cultivados em uma incubadora que mantém a temperatura e pH estáveis e após 3 a 7 dias de desenvolvimento, o melhor embrião será transferido para o útero. 

Conheça todos os métodos de reprodução assistida que ajudam a realizar o sonho de ter um bebê, como ciclos de indução da ovulação, inseminação intrauterina e fertilização in vitro

Efeitos colaterais

Assim como qualquer tratamento médico, o congelamento de óvulos pode apresentar alguns efeitos colaterais.  
 
Durante a etapa da estimulação, algumas mulheres referem sintomas relacionados ao uso dos hormônios, como cefaleia, náuseas e variações de humor. Após a coleta dos óvulos, algumas mulheres referem inchaço e/ou dor na região do abdômen.  

“Em geral, esses efeitos são leves, sem prejuízo importante para as atividades diárias das pacientes”, diz o especialista.  

Vale a pena congelar os óvulos? Quais são as chances de gravidez quando é feito esse procedimento

É natural que, antes de decidir, de fato, se fará o procedimento, a mulher tenha receios sobre a prática e se ela realmente vale a pena. Neste caso, a recomendação é que você faça acompanhamento com um ginecologista para ter todas as informações necessárias e tirar as dúvidas pendentes.  

De todo modo, a chance de gravidez com óvulos congelados dependerá da idade no momento do congelamento e do número de óvulos congelados. Quanto mais jovem e mais óvulos, maior a chance de sucesso. 

A mulher de 35 anos que consegue congelar 20 óvulos terá aproximadamente 75% de chance de conseguir engravidar. Uma mulher de 38 anos que congela 10 óvulos conseguirá a gravidez em 40% dos casos. Já a mulher de 40 anos que possui 5 óvulos congelados terá de 10 a 20% de chance de sucesso.  

“Em uma consulta, o médico poderá estimar a chance de gravidez de cada paciente”, finaliza. 

E caso você já tenha decidido ter um filho, contamos quais são os passos essenciais para quem quer engravidar, desde a decisão e os exames, até algumas mudanças simples na rotina. 

# 2D # 3D # 20-semana # 21 semanas de gestacao # 23 semanas de gestacao # 26 semanas de gestação # 3-meses # abdominal # aborto espontâneo # academy # acne neonatal # acompanhantes no parto # acucar # adoção # afeto # agua # alergia # alimentacao # alimentação # alimentação do bebê # alimentação na gravidez # alimentos # alimentos para anemia # almofada de amamentação # amamentacao # amamentação # amigos # amor # anemia # anemia na gravidez # angustia da separação # animais # ansiedade # apneia do sono # apneia do sono em bebês # apoio # aprendendo # aprender # arroto # assadura # atividade-fisica # atonia uterina # autismo # autocuidado # autoestima # baba # baby blues # banho # banho de sol # bebe # Bebê # bebê # bebe acima do umbigo # bebe engasgado # bebe pélvico # bebe prematuro # bebe-recem-nascido # bebes # Bebês # bebês # bem-estar # beneficios # bingo em cha de bebe # birras # bloquinhos de carnaval infantil # bolo # bolo de fraldas # bolsa # bolsa de praia para bebe # bonita # brincadeira # brincadeiras para pascoa # brinquedos # brotoeja # burnout # cabelo # cabelo do bebe # cadeirinha # calcinha absorvente # calcinha pós-parto # calcio # canal # candidiase na gravidez # cansaco # cansada # Carnaval # carnaval # carreira de mãe # carrinho # casais # catapora # caxumba # cefalica # celulas-tronco # cerclagem uterina # cesarea # cesariana # cha-bar-de-bebe # cha de bebe # cha-de-bebe # cha-de-bencao # cha de fraldas # chá de fraldas # cha-de-fraldas # cha de revelacao # cha de revelação # charraiá de fraldas # chás na gravidez # checklist # choro # cirurgias # citomegalovirus # coceira # cocô do bebê # colestase # colestase gestacional # cólica na gravidez # colica nos bebes # colicas # colo do útero # colo do utero dilatado # colostro # colostro na gravidez # comemoracao # comida # como organizar # como organizar um chá revelação # como prevenir doenças respiratórias # companheirismo # complicacoes # comunicar # constipação # consumo sustentável # contração # contraceptivos # contracoes # contrações de Braxton-Hicks # conversas # convite cha de fraldas # convites # coração do bebe # cordao # cordao umbilical # cordão umbilical # cor dos olhos do bebe # corpo # corrimento # corte de cabelo do bebe # cosmeticos # coto umbilizal # creche # creme para assadura # crescimento # crianca # criança # criancas # Crianças # crianças # crosta lactea # cuidado # cuidados # culpa # data # data de parto # decoracao # decoração # decoração para chá revelação # defesas # dengue # dentes # dentista # depois-dos-40 # dermatite # desapego # descanso # descobrir o sexo do bebê # descolamento-de-placenta # desenvolvimento # desenvolvimento do bebe # desenvolvimento do bebê # desenvolvimento infantil # diabetes # diabetes-gestacional # diastase # dicas # diferente # disciplina positiva # disney # diu # doencas # doenças respiratorias # doenças respiratorias no inverno # doente # dor # dores # dormir # dor no pe da barriga # doula # ebook # ecografia # economia # economizar # eczema # educacao # educação # educacao infantil # educação-positiva # emocao # emocoes # empreendedorismo # emprego # empresa # endometriose # engravidar # enjoo # enxoval # episiotomia # estagios # estimulacao # estomago # etapas # exame beta hcg # exames # exercicio # exercício # exercicios # fala # falta de ar # familia # família # familia monoparental # fases # fatiga # fator-rh # faxineira # febre em bebe # ferro # fertilização assistida # fertilização in vitro # fertilização-in-vitro # festa # fezes do bebe # ficas # figado # filho # filhos # fisioterapia-pelvica # fiv # forceps # formula # fototerapia neonatal # fralda # fralda eco protect # fralda respirável # fralda reutilizavel # fraldas # fungos em bebes # ganho de peso na gravidez # gases # gemeos # genero # gestacao # gestação # gestacao-multipla # gestacoes # gestante # gestantes # gravida # grávida # gravidas # Gravidez # gravidez # gravidez de risco # gravidez na maturidade # gravidez psicológica # gravidez silenciosa # gripe na gravidez # hemorragia # higiene # higiene bucal # higiene do sono em bebes # Higiene no Carnaval # higieni # higienizacao # hiperemese-gravidica # hipertensão gestacional # hipotermia # historia # historias # home office # hora da bruxa # Huggies # ictericia neonatal # idade-gestacional # ideias # imunidade # inchaco na gravidez # incomodo # inducao # infância # infeccao # infecção urinária # infecção urinária infantil # infertilidade # introducao alimentar # introducao-alimentar # iodo # irmao # irmaos # julio rocha # labio leporino # leite materno # lembranças # lembrancinha de aniversário infantil # lembrancinha de maternidade # lembrancinhas # licenca-maternidade # licença maternidade # licença-paternidade # limpeza # linguagem # linhas de evaporação no teste de gravidez # liquido # liquido amniotico # liquido-amniotico # mae # maes # mae solo # maisalegria # manchas # massagem # massagem para bebe # maternidade # maternidade solo # mecônio # medicacao # meditação # melasma na gravidez # menina # menino # menosestresse # menstruacao # método ramzi # moleira do bebe # momentos # motoras # movimentos # muco # muco cervical # mudanca # mudanças # mudar # mulher # mulheres # multipla # nariz # nasal # nascimento # neurodesenvolvimento infantil # nidação # noite # nome # nomes de bebes # nomes de bebês # nomes femininos # nutrição # nutrientes # oportunidades # ovulação # pai # pais # papanicolau # Parto # parto # parto humanizado # parto-multiplo # parto normal # parto pélvico # parto vaginal # páscoa # passinho # paternidade # paternidade ativa # pediatricas # pele # pele do bebe # pele do bebê # pele ressecada # perda gestacional # período fértil # peso # placenta # placenta previa # planejamento # plano de parto # plantas venenosas # podcast # podcast mais abraços # posicao # pos-parto # pós-parto # praia # prematuridade # prematuro # pré-natal # pre-natal # pré-parto # pre-parto # presente # presentes # prevenção de acidentes domésticos # Primeira infância # primeiro aniversario # primeiros-socorros # prolapso uterino # puerperio # quantidade # quero-engravidar # recem nascido # recem-nascido # recém-nascido # recem nascidos # recem-nascidos # recuperacao # rededeapoio # refluxo # relato # relato de parto # relaxar # remedios # repouso # reproducao assistida # reprodução assistida # resguardo # respiracao # rh # rifa # riscos # roseola infantil # rotina # roupa para bebês # roupas # roupas para gestantes # rubéola # saco gestacional # Saída de maternidade vermelha # sal # salario-maternidade # sangramento # sangramento de implantacao # sangue # saudavel # saude # saúde # saude bucal # saude mental # secreção # segundo filho # seguranca # segurança # seios # semana # semanas de gravidez # sexo # sexo do bebe # sexo pos parto # shantala para bebe # sharenting # sinais # sinais de parto # sindrome de couvade # sintomas # sintomas de caxumba # sintomas de gravidez # socializacao # sono # sono do bebe # sono do bebê # sonolencia # sujeira # suor # suplementacao # sustentabilidade # sustentavel # tamanho # tampao mucoso # temperatura do bebe # tentante # tentantes # tentantes, vida de tentantes # terrible two # teste da orelhinha # teste de gravidez # teste do pezinho # tipo de parto # tipos de placenta # tontura na gestação # trabalho # trabalho de parto # transicao # transtorno do espectro autista # transtorno opositor desafiador # trissomia 18 # troca # troca-de-fraldas # ultrassom # Unicef # urticaria # utero # útero # utero bicorno # utero em anteversoflexão # utero retrovertido # vacina # vacinas # varizes # ventilador para bebe # verão # viagem # viajar de aviao com bebe # violencia-obstetrica # virtual # visitas # vitaminas # vitamina-s # vomitos