Pessoa segurando folha de calendário e marcando dia

Entenda os sintomas do período fértil e sua relação com a gravidez

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Segunda-feira 24 Julho, 2023 // #período fértil, #ovulação, #gravidez

Para as mulheres que estão tentando engravidar, compreender o funcionamento do ciclo menstrual e reconhecer os sintomas do período fértil pode ser um passo crucial. Durante essa fase, o corpo passa por uma série de mudanças hormonais e fisiológicas que podem ser acompanhadas por sintomas físicos e comportamentais ou emocionais. 

Ao observar cuidadosamente esses sinais e sintomas, é possível identificar os dias mais propícios para a fertilização e, assim, aumentar as chances de concepção. Com essas informações em mãos, as mulheres tentantes estarão mais preparadas para tomar decisões informadas e aumentar suas chances de engravidar. 

Período fértil: por que temos sintomas físicos e comportamentais?

Os hormônios desempenham um papel vital no funcionamento do corpo humano. Essas substâncias químicas têm a capacidade de regular uma variedade de processos biológicos, desde o funcionamento de órgãos até a manifestação das emoções – a serotonina, por exemplo, é conhecida como o hormônio da felicidade. 

Durante o ciclo menstrual, os hormônios ajudam a preparar o corpo para a fertilização e possível gravidez. Duas substâncias, com nomes bastante conhecidos pelas mulheres, desempenham funções essenciais nesse processo: o estrogênio e a progesterona. 

O nível de estrogênio aumenta antes da ovulação e serve para preparar o útero para a implantação do embrião. Além disso, o hormônio estimula a produção de muco cervical, que ajuda na sobrevivência e na mobilidade dos espermatozoides dentro do corpo da mulher. 

Mulher branca vestindo calcinha bege e camisa branca com as mãos sobre o ventre

"Os altos níveis de estrogênio neste período levam às alterações fisiológicas que podem causar os sintomas do período fértil da mulher", explica o ginecologista e obstetra Jackson Soares de Holanda, coordenador do serviço de ginecologia e obstetrícia do Hospital Geral de Itapevi, gerenciado pelo Cejam (Centro de Estudos e Pesquisas "Dr. João Amorim"). 

Já a progesterona é produzida em maior quantidade após a ovulação e serve para manter o ambiente propício para a fertilização. Essas flutuações hormonais são naturais e fazem parte do processo complexo que prepara o corpo para uma possível gravidez.

Os sintomas físicos do período fértil incluem elevação da temperatura corporal, aumento do apetite, secreção vaginal transparente, acne e cólicas. Além disso, os sintomas comportamentais do período fértil envolvem aumento de disposição. "Algumas mulheres podem se sentir com mais energia, entusiasmadas, mais bonitas e com desejo sexual e aumento de libido", explica Holanda. 

Sinais e sintomas de período fértil 

As principais manifestações que podem acontecer no período fértil são: 

  • Secreção vaginal específica: é comum observar um aumento na produção de muco cervical, que se torna mais transparente, elástico e semelhante à clara de ovo cru, o que facilita a mobilidade dos espermatozoides; 

  • Aumento da temperatura corporal: algumas mulheres podem notar um aumento na temperatura corporal basal – inclusive, o acompanhamento da temperatura ao longo do ciclo pode ser uma ferramenta útil para identificar o período fértil; 

  • Aumento do apetite: as flutuações hormonais podem influenciar o centro de controle do apetite no cérebro, levando a um aumento da fome; 

  • Eventual dor ou desconforto abdominal: Algumas mulheres podem experimentar uma sensação de dor ou desconforto leve em um dos lados do abdômen durante a ovulação, conhecida como "dor da ovulação"; 

  • Acne: os aumentos nos níveis de hormônios podem estimular a produção de sebo na pele, levando à obstrução dos poros e ao aparecimento de acne; 

  • Oscilações de humor: a ação dos hormônios no equilíbrio químico do cérebro pode resultar em variações de humor em algumas mulheres, mas também é comum para o período fértil que elas se sintam mais animadas e seguras; 

  • Aumento da libido: muitas mulheres relatam um aumento do desejo sexual durante o período fértil, o que pode ser uma resposta biológica destinada a estimular a aumentar as chances de fertilização. 

É importante ressaltar que esses sintomas são características gerais do período fértil e podem variar de mulher para mulher. Além disso, nem todas as mulheres apresentam todos os sintomas mencionados acima, e algumas podem vivenciá-los de forma mais intensa do que outras. Cada pessoa é única, e os sintomas podem variar amplamente. 

Os sintomas mais comuns do período fértil são como os da gravidez?

Pode acontecer que os sintomas do período fértil sejam confundidos com os da gravidez, já que ambos envolvem alterações hormonais e manifestações físicas, emocionais e comportamentais. No entanto, mesmo que cada pessoa os vivencie de maneira única, existem diferenças específicas entre os sintomas do período fértil e os da gravidez. 

Os sinais e sintomas da gravidez, como atraso menstrual, náuseas matinais, aumento da sensibilidade nos seios, cansaço excessivo e alterações no apetite, geralmente ocorrem após a concepção e são mais específicos para a gravidez em si. 

Sinais de gravidez após período fértil 

Quando ocorre a fertilização do óvulo pelo espermatozoide, podem surgir alguns sinais que indicam a gravidez. Alguns dos sintomas mais comuns após a fecundação do óvulo incluem ocorrência de corrimento rosado ou leve sangramento, conhecido como sangramento de implantação, e cólica abdominal leve ou sensação de pressão na região abdominal inferior. 

A sonolência e a fadiga também são sintomas comuns nas primeiras semanas de gestação, enquanto o corpo se adapta para o início deste novo ciclo. Além disso, os seios na gravidez podem ficar inchados, sensíveis e doloridos logo após a concepção. 

No entanto, cada mulher e cada gravidez são únicas, e os sintomas podem variar consideravelmente. Algumas futuras mamães podem, inclusive, não sentir nenhum sinal específico de gravidez até mais tarde no processo. Para ter certeza, é fundamental realizar um exame de gravidez confiável, como um teste de urina ou um exame de sangue. 

Mas, afinal de contas, o que é o período fértil?

O período fértil é uma fase específica do ciclo menstrual da mulher em que ela tem maior probabilidade de engravidar por isso é importante que casais tentantes saibam reconhecê-lo. É durante esse período que ocorre a ovulação, ou seja, a liberação do óvulo pelo ovário, pronto para ser fertilizado por um espermatozoide.  

Enquanto a fertilidade masculina é constante e praticamente diária, a fertilidade feminina é cíclica e ocorre apenas durante o período fértil. Isso ocorre porque a mulher libera, normalmente, um único óvulo maduro a cada ciclo menstrual. 

Há uma janela de tempo limitada para o óvulo ser fertilizado pelos espermatozoides, geralmente em torno de 48 horas. Já os espermatozoides podem sobreviver no trato reprodutivo feminino por até 5 dias, aguardando a liberação do óvulo. 

Entender e acompanhar o período fértil pode ser uma ferramenta valiosa para as mulheres que desejam engravidar, permitindo um maior conhecimento do próprio corpo e aumentando as chances de sucesso na busca pela gravidez desejada

Mas não é o único passo a tomar depois dessa decisão. Confira outras ações importantes no nosso guia QUERO ENGRAVIDAR: COMO POSSO ME PREPARAR?

Saiba quando é seu período fértil

Existem várias formas de descobrir quando é o período fértil. Embora métodos mais precisos forneçam resultados mais confiáveis, é possível ter uma ideia geral de quando ocorre a ovulação com um cálculo simples baseado na duração média do ciclo menstrual. 

Para isso, é necessário conhecer a duração do seu ciclo, contando a partir do primeiro dia da menstruação até o dia anterior à próxima menstruação. Se o ciclo menstrual for regular, ou seja, tiver sempre a mesma duração, é possível estimar o período fértil. 

Profissional de saúde mostrando calendário de ciclo menstrual para paciente

No caso de um ciclo menstrual de 28 dias, por exemplo, a ovulação geralmente ocorre aproximadamente no 14º dia do ciclo. Portanto, contando a partir do primeiro dia da menstruação, o período fértil seria por volta do 12º ao 16º dia. 

Não quer fazer contas? Não se preocupe: nosso Calendário de Ovulação tem uma calculadora que faz o trabalho por você e mostra os dias prováveis do seu período fértil para os próximos meses. É importante lembrar que cada mulher é única e o ciclo menstrual pode variar, portanto, essa é apenas uma estimativa geral. 

Existem outros métodos para calcular o período fértil, como a medição da temperatura basal e o uso de testes de ovulação, mas mesmo essas técnicas não garantem a precisão absoluta. Se você está tentando engravidar, é recomendado buscar orientação médica para obter informações mais detalhadas e personalizadas sobre seu período fértil. 

# 2D # 3D # 20-semana # 21 semanas de gestacao # 23 semanas de gestacao # 26 semanas de gestação # 3-meses # abdominal # aborto espontâneo # academy # acne neonatal # acompanhantes no parto # acucar # adoção # afeto # agua # alergia # alimentacao # alimentação # alimentação do bebê # alimentação na gravidez # alimentos # alimentos para anemia # almofada de amamentação # amamentacao # amamentação # amigos # amor # anemia # anemia na gravidez # angustia da separação # animais # ansiedade # apneia do sono # apneia do sono em bebês # apoio # aprendendo # aprender # arroto # assadura # atividade-fisica # atonia uterina # autismo # autocuidado # autoestima # baba # baby blues # banho # banho de sol # bebe # Bebê # bebê # bebe acima do umbigo # bebe engasgado # bebe pélvico # bebe prematuro # bebe-recem-nascido # bebes # Bebês # bebês # bem-estar # beneficios # bingo em cha de bebe # birras # bloquinhos de carnaval infantil # bolo # bolo de fraldas # bolsa # bolsa de praia para bebe # bonita # brincadeira # brincadeiras para pascoa # brinquedos # brotoeja # burnout # cabelo # cabelo do bebe # cadeirinha # calcinha absorvente # calcinha pós-parto # calcio # canal # candidiase na gravidez # cansaco # cansada # Carnaval # carnaval # carreira de mãe # carrinho # casais # catapora # caxumba # cefalica # celulas-tronco # cerclagem uterina # cesarea # cesariana # cha-bar-de-bebe # cha de bebe # cha-de-bebe # cha-de-bencao # cha de fraldas # chá de fraldas # cha-de-fraldas # cha de revelacao # cha de revelação # charraiá de fraldas # chás na gravidez # checklist # choro # cirurgias # citomegalovirus # coceira # cocô do bebê # colestase # colestase gestacional # cólica na gravidez # colica nos bebes # colicas # colo do útero # colo do utero dilatado # colostro # colostro na gravidez # comemoracao # comida # como organizar # como organizar um chá revelação # como prevenir doenças respiratórias # companheirismo # complicacoes # comunicar # constipação # consumo sustentável # contração # contraceptivos # contracoes # contrações de Braxton-Hicks # conversas # convite cha de fraldas # convites # coração do bebe # cordao # cordao umbilical # cordão umbilical # cor dos olhos do bebe # corpo # corrimento # corte de cabelo do bebe # cosmeticos # coto umbilizal # creche # crescimento # crianca # criança # criancas # Crianças # crianças # crosta lactea # cuidado # cuidados # culpa # data # data de parto # decoracao # decoração # decoração para chá revelação # defesas # dengue # dentes # dentista # depois-dos-40 # dermatite # desapego # descanso # descobrir o sexo do bebê # descolamento-de-placenta # desenvolvimento # desenvolvimento do bebe # desenvolvimento do bebê # desenvolvimento infantil # diabetes # diabetes-gestacional # diastase # dicas # diferente # disciplina positiva # disney # diu # doencas # doenças respiratorias # doenças respiratorias no inverno # doente # dor # dores # dormir # dor no pe da barriga # doula # ebook # ecografia # economia # economizar # eczema # educacao # educação # educacao infantil # educação-positiva # emocao # emocoes # empreendedorismo # emprego # empresa # endometriose # engravidar # enjoo # enxoval # episiotomia # estagios # estimulacao # estomago # etapas # exame beta hcg # exames # exercicio # exercício # exercicios # fala # falta de ar # familia # família # familia monoparental # fases # fatiga # fator-rh # faxineira # febre em bebe # ferro # fertilização assistida # fertilização in vitro # fertilização-in-vitro # festa # fezes do bebe # ficas # figado # filho # filhos # fisioterapia-pelvica # fiv # forceps # formula # fototerapia neonatal # fralda # fralda eco protect # fralda respirável # fralda reutilizavel # fraldas # fungos em bebes # ganho de peso na gravidez # gases # gemeos # genero # gestacao # gestação # gestacao-multipla # gestacoes # gestante # gestantes # gravida # grávida # gravidas # Gravidez # gravidez # gravidez de risco # gravidez na maturidade # gravidez psicológica # gravidez silenciosa # gripe na gravidez # hemorragia # higiene # higiene bucal # higiene do sono em bebes # Higiene no Carnaval # higieni # higienizacao # hiperemese-gravidica # hipertensão gestacional # hipotermia # historia # historias # home office # hora da bruxa # Huggies # ictericia neonatal # idade-gestacional # ideias # imunidade # inchaco na gravidez # incomodo # inducao # infância # infeccao # infecção urinária # infecção urinária infantil # infertilidade # introducao alimentar # introducao-alimentar # iodo # irmao # irmaos # julio rocha # labio leporino # leite materno # lembranças # lembrancinha de aniversário infantil # lembrancinha de maternidade # lembrancinhas # licenca-maternidade # licença maternidade # licença-paternidade # limpeza # linguagem # linhas de evaporação no teste de gravidez # liquido # liquido amniotico # liquido-amniotico # mae # maes # mae solo # maisalegria # manchas # massagem # massagem para bebe # maternidade # maternidade solo # mecônio # medicacao # meditação # melasma na gravidez # menina # menino # menosestresse # menstruacao # método ramzi # moleira do bebe # momentos # motoras # movimentos # muco # muco cervical # mudanca # mudanças # mudar # mulher # mulheres # multipla # nariz # nasal # nascimento # neurodesenvolvimento infantil # nidação # noite # nome # nomes de bebes # nomes de bebês # nomes femininos # nutrição # nutrientes # oportunidades # ovulação # pai # pais # papanicolau # Parto # parto # parto humanizado # parto-multiplo # parto normal # parto pélvico # parto vaginal # páscoa # passinho # paternidade # paternidade ativa # pediatricas # pele # pele do bebe # pele do bebê # pele ressecada # perda gestacional # período fértil # peso # placenta # placenta previa # planejamento # plano de parto # plantas venenosas # podcast # podcast mais abraços # posicao # pos-parto # pós-parto # praia # prematuridade # prematuro # pré-natal # pre-natal # pré-parto # pre-parto # presente # presentes # prevenção de acidentes domésticos # Primeira infância # primeiro aniversario # primeiros-socorros # prolapso uterino # puerperio # quantidade # quero-engravidar # recem nascido # recem-nascido # recém-nascido # recem nascidos # recem-nascidos # recuperacao # rededeapoio # refluxo # relato # relato de parto # relaxar # remedios # repouso # reproducao assistida # reprodução assistida # resguardo # respiracao # rh # rifa # riscos # roseola infantil # rotina # roupa para bebês # roupas # roupas para gestantes # rubéola # saco gestacional # Saída de maternidade vermelha # sal # salario-maternidade # sangramento # sangramento de implantacao # sangue # saudavel # saude # saúde # saude bucal # saude mental # secreção # segundo filho # seguranca # segurança # seios # semana # semanas de gravidez # sexo # sexo do bebe # sexo pos parto # shantala para bebe # sharenting # sinais # sinais de parto # sindrome de couvade # sintomas # sintomas de caxumba # sintomas de gravidez # socializacao # sono # sono do bebe # sono do bebê # sonolencia # sujeira # suor # suplementacao # sustentabilidade # sustentavel # tamanho # tampao mucoso # temperatura do bebe # tentante # tentantes # tentantes, vida de tentantes # terrible two # teste da orelhinha # teste de gravidez # teste do pezinho # tipo de parto # tipos de placenta # tontura na gestação # trabalho # trabalho de parto # transicao # transtorno do espectro autista # transtorno opositor desafiador # trissomia 18 # troca # troca-de-fraldas # ultrassom # Unicef # urticaria # utero # útero # utero bicorno # utero em anteversoflexão # utero retrovertido # vacina # vacinas # varizes # ventilador para bebe # verão # viagem # viajar de aviao com bebe # violencia-obstetrica # virtual # visitas # vitaminas # vitamina-s # vomitos