Casal feliz segurando teste de gravidez

E-book Huggies Brasil: desvendando o início da jornada da parentalidade

Podcast // Segunda-feira 16 Outubro, 2023

Se há algo que todos sabemos sobre a parentalidade, é que ela é uma jornada repleta de surpresas, desafios e, acima de tudo, amor – até mesmo antes da gravidez. No e-book Huggies Brasil, tratamos sobre os momentos iniciais dessa jornada: sobre a vida das "tentantes" e o caminho até o tão esperado teste positivo. 

Neste livro, reunimos os pontos mais importantes da primeira temporada do podcast Huggies Brasil, na qual convidamos pessoas especiais para compartilhar suas experiências inspiradoras e desafiadoras com o engravidar. Assim, oferecemos a você informações valiosas para moldar sua própria história. 

Com a mediação de Dani Arrais, mãe, jornalista, escritora e sócia da Contente, nosso podcast foi criado para proporcionar diálogos sinceros e íntimos sobre a parentalidade, oferecendo um refúgio acolhedor onde famílias de todos os lugares podem compartilhar suas histórias e discutir questões cruciais dessa jornada incrível. 

1 - À espera do positivo 

Neste episódio, os desafios e as alegrias dos casais que estão tentando engravidar são abordados através das experiências de Meiriele Duarte dos Santos, diretora de Reputação na agência PROS, e Ramini Lima, influenciadora e tentante por mais de 7 anos. 

Meiriele se casou aos 30 anos e, aos 34, começou a pensar em engravidar. Quando não conseguiu nos primeiros meses, procurou uma ginecologista para investigar a causa da demora. Foi aí que começou uma longa série de métodos de reprodução assistida que só terminou 7 anos depois com o nascimento da sua filha, Joana, na quarta Fertilização In Vitro (FIV). 

podcast mais abraços

Ramini também precisou de quatro FIVs antes do nascimento da filha, Maelle. Ela enfrentou erros médicos e abordagens equivocadas que dificultaram ainda mais seu caminho. Foi só depois de compartilhar sua história na internet que recebeu recomendações que a levaram a uma profissional que diagnosticou a adenomiose e indicou um tratamento específico. 

O que é adenomiose 

Uma condição médica que afeta principalmente mulheres entre 40 e 50 anos, a adenomiose ocorre quando o tecido do interior do útero, o endométrio, começa a crescer nas paredes musculares do órgão, o miométrio, o que pode causar uma série de desconfortos, como sangramento menstrual mais abundante e prolongado do que o normal. 

Segundo informações da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), evidências recentes correlacionam a existência de adenomiose com infertilidade e resultados negativos quando se emprega técnicas de reprodução assistida. 

É importante que qualquer pessoa que suspeite de adenomiose ou esteja sofrendo de sintomas relacionados à condição consulte um médico ou ginecologista para um diagnóstico adequado e discutir as opções de tratamento disponíveis. 

2 - Reprodução assistida 

Investigamos de perto o sonho da parentalidade na história de Lili Dantas e Paty Luna, um casal que sonhou com a maternidade por muitos anos e hoje aborda o tema em seu Instagram, @duasmaesdedois, e nas contribuições técnicas de Fábio Liberman, CEO da Clínica Engravida, especializada e referência no tratamento de fertilização. 

Lili e Paty enfrentaram desafios únicos por serem um casal de duas mulheres: elas buscaram informações incansavelmente e decidiram seguir o caminho da FIV. A transferência de dois embriões resultou em uma emocionante surpresa: ambos se desenvolveram e se tornaram gêmeos, João e Joaquim. 

Essa história é um lembrete poderoso de que a maternidade pode assumir diversas formas e que o amor e a determinação são fundamentais. 

Inclusão e fertilização

A jornada da fertilização é única para cada casal LGBTQIA+. É essencial reconhecer que existem várias opções disponíveis, como inseminação artificial, FIV e adoção – tema sobre o qual falamos com um casal de dois pais em outra temporada do podcast Huggies Brasil –, permitindo que casais do mesmo sexo realizem o sonho de terem filhos. 

Mas, acima de tudo, a inclusão em relação à diversidade de orientação sexual no campo da fertilização é essencial para garantir que todas as pessoas tenham a oportunidade de construir suas famílias da maneira que desejarem. Respeitar e apoiar as escolhas reprodutivas de todos é um passo importante em direção a uma sociedade mais inclusiva e igualitária. 

3 - Os planos da gravidez na maturidade

No terceiro episódio, desmistificamos a maternidade tardia mostrando duas experiências diversas que rompem com tabus: a de Stella Wilderom, empreendedora e autora do livro “Desculpa, atrasei”, e a de Renata Dominguez, atriz e influenciadora, ambas mães depois dos 40 anos. 

Stella focou na carreira e optou por engravidar mais tarde. Entre idas e vindas até conseguir ser mãe, ela enfatiza a importância de oferecer informações adequadas às mulheres e critica a falta de discussão sobre gravidez tardia. “Percebi que tinha tanta gente na mesma situação e a gente não se falava.” 

Renata congelou óvulos aos 38 anos e, mais tarde, após conhecer o atual marido, passou por duas tentativas de engravidar. Depois da primeira leva de tentativas frustradas, Renata pensou em desistir, mas, incentivada por um novo médico, cogitou a fertilização in vitro. Após um estímulo ovariano para teste, Renata engravidou naturalmente e hoje é mãe de Giulia. 

Podcast mais abraços: Dani Arrais, Renata Dominguez e Stella Wilderom

Enfrentando pressões e expectativas sociais

Infelizmente, ainda há muitos julgamentos e preconceitos com mulheres que decidem engravidar depois dos 40. Renata enfatiza a importância do autoconhecimento e da saúde mental para evitar expectativas irreais impostas pela sociedade. 

E Stella conclui que é crucial que as mulheres com gestações tardias se orgulhem de suas escolhas e não sintam vergonha ao falar sobre a jornada de maternidade. Ela destaca que, apesar dos preconceitos da sociedade, é um fenômeno que já acontece e as mulheres devem se apoiar mutuamente e verbalizar os sentimentos ao enfrentar essa experiência. 

4 - A saga das tentantes 

Terminamos a primeira temporada com um olhar profundo para a fertilidade e o planejamento saudável para a concepção em uma conversa com Rebeca Gerhardt, ginecologista que se destaca por seu trabalho em saúde reprodutiva e sexualidade. 

Rebeca enfatiza que equilibrar intervenções médicas com a fluidez natural é um desafio, pois a fertilidade nunca é uma certeza absoluta. Além dos cuidados físicos, a ginecologista incentiva suas pacientes a fazerem terapia e manterem um estilo de vida saudável. 

Segundo Rebeca, também é muito importante envolver o parceiro no processo, pois a capacidade reprodutiva é uma questão conjugal – não apenas emocional, mas também biológica. Ela ressalta que a avaliação da fertilidade masculina muitas vezes é negligenciada e encoraja a colaboração dos parceiros no processo de investigação. 

Como funciona o envelhecimento dos óvulos 

A idade é um fator crucial na fertilidade feminina. A diminuição da reserva ovariana torna-se mais acentuada após os 35 anos. A ginecologista recomenda iniciar a discussão sobre a reserva ovariana aos 30 anos, mas essa não é a realidade no Brasil. 

Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), 7 em cada 10 mulheres que fazem o procedimento têm 35 anos ou mais. O adiamento da decisão sobre a gravidez e o alto custo do procedimento são alguns dos principais impedimentos para que o processo seja realizado mais cedo – quando costuma ser mais efetivo. 

Para se aprofundar na primeira temporada do nosso podcast, acesse aqui o ebook Huggies Brasil. E não deixe de ouvir as novas temporadas

# 2D # 3D # 20-semana # 21 semanas de gestacao # 23 semanas de gestacao # 26 semanas de gestação # 3-meses # abdominal # aborto espontâneo # academy # acne neonatal # acompanhantes no parto # acucar # adoção # afeto # agua # alergia # alimentacao # alimentação # alimentação do bebê # alimentação na gravidez # alimentos # alimentos para anemia # almofada de amamentação # amamentacao # amamentação # amigos # amor # anemia # anemia na gravidez # angustia da separação # animais # ansiedade # apneia do sono # apneia do sono em bebês # apoio # aprendendo # aprender # arroto # assadura # atividade-fisica # atonia uterina # autismo # autocuidado # autoestima # baba # baby blues # banho # banho de sol # bebe # Bebê # bebê # bebe acima do umbigo # bebe engasgado # bebe pélvico # bebe prematuro # bebe-recem-nascido # bebes # Bebês # bebês # bem-estar # beneficios # bingo em cha de bebe # birras # bloquinhos de carnaval infantil # bolo # bolo de fraldas # bolsa # bolsa de praia para bebe # bonita # brincadeira # brincadeiras para pascoa # brinquedos # brotoeja # burnout # cabelo # cabelo do bebe # cadeirinha # calcinha absorvente # calcinha pós-parto # calcio # canal # candidiase na gravidez # cansaco # cansada # Carnaval # carnaval # carreira de mãe # carrinho # casais # catapora # caxumba # cefalica # celulas-tronco # cerclagem uterina # cesarea # cesariana # cha-bar-de-bebe # cha de bebe # cha-de-bebe # cha-de-bencao # cha de fraldas # chá de fraldas # cha-de-fraldas # cha de revelacao # cha de revelação # charraiá de fraldas # chás na gravidez # checklist # choro # cirurgias # citomegalovirus # coceira # cocô do bebê # colestase # colestase gestacional # cólica na gravidez # colica nos bebes # colicas # colo do útero # colo do utero dilatado # colostro # colostro na gravidez # comemoracao # comida # como organizar # como organizar um chá revelação # como prevenir doenças respiratórias # companheirismo # complicacoes # comunicar # constipação # consumo sustentável # contração # contraceptivos # contracoes # contrações de Braxton-Hicks # conversas # convite cha de fraldas # convites # coração do bebe # cordao # cordao umbilical # cordão umbilical # cor dos olhos do bebe # corpo # corrimento # corte de cabelo do bebe # cosmeticos # coto umbilizal # creche # creme para assadura # crescimento # crianca # criança # criancas # Crianças # crianças # crosta lactea # cuidado # cuidados # culpa # data # data de parto # decoracao # decoração # decoração para chá revelação # defesas # dengue # dentes # dentista # depois-dos-40 # dermatite # desapego # descanso # descobrir o sexo do bebê # descolamento-de-placenta # desenvolvimento # desenvolvimento do bebe # desenvolvimento do bebê # desenvolvimento infantil # diabetes # diabetes-gestacional # diastase # dicas # diferente # disciplina positiva # disney # diu # doencas # doenças respiratorias # doenças respiratorias no inverno # doente # dor # dores # dormir # dor no pe da barriga # doula # ebook # ecografia # economia # economizar # eczema # educacao # educação # educacao infantil # educação-positiva # emocao # emocoes # empreendedorismo # emprego # empresa # endometriose # engravidar # enjoo # enxoval # episiotomia # estagios # estimulacao # estomago # etapas # exame beta hcg # exames # exercicio # exercício # exercicios # fala # falta de ar # familia # família # familia monoparental # fases # fatiga # fator-rh # faxineira # febre em bebe # ferro # fertilização assistida # fertilização in vitro # fertilização-in-vitro # festa # fezes do bebe # ficas # figado # filho # filhos # fisioterapia-pelvica # fiv # forceps # formula # fototerapia neonatal # fralda # fralda eco protect # fralda respirável # fralda reutilizavel # fraldas # fungos em bebes # ganho de peso na gravidez # gases # gemeos # genero # gestacao # gestação # gestacao-multipla # gestacoes # gestante # gestantes # gravida # grávida # gravidas # Gravidez # gravidez # gravidez de risco # gravidez na maturidade # gravidez psicológica # gravidez silenciosa # gripe na gravidez # hemorragia # higiene # higiene bucal # higiene do sono em bebes # Higiene no Carnaval # higieni # higienizacao # hiperemese-gravidica # hipertensão gestacional # hipotermia # historia # historias # home office # hora da bruxa # Huggies # ictericia neonatal # idade-gestacional # ideias # imunidade # inchaco na gravidez # incomodo # inducao # infância # infeccao # infecção urinária # infecção urinária infantil # infertilidade # introducao alimentar # introducao-alimentar # iodo # irmao # irmaos # julio rocha # labio leporino # leite materno # lembranças # lembrancinha de aniversário infantil # lembrancinha de maternidade # lembrancinhas # licenca-maternidade # licença maternidade # licença-paternidade # limpeza # linguagem # linhas de evaporação no teste de gravidez # liquido # liquido amniotico # liquido-amniotico # mae # maes # mae solo # maisalegria # manchas # massagem # massagem para bebe # maternidade # maternidade solo # mecônio # medicacao # meditação # melasma na gravidez # menina # menino # menosestresse # menstruacao # método ramzi # moleira do bebe # momentos # motoras # movimentos # muco # muco cervical # mudanca # mudanças # mudar # mulher # mulheres # multipla # nariz # nasal # nascimento # neurodesenvolvimento infantil # nidação # noite # nome # nomes de bebes # nomes de bebês # nomes femininos # nutrição # nutrientes # oportunidades # ovulação # pai # pais # papanicolau # Parto # parto # parto humanizado # parto-multiplo # parto normal # parto pélvico # parto vaginal # páscoa # passinho # paternidade # paternidade ativa # pediatricas # pele # pele do bebe # pele do bebê # pele ressecada # perda gestacional # período fértil # peso # placenta # placenta previa # planejamento # plano de parto # plantas venenosas # podcast # podcast mais abraços # posicao # pos-parto # pós-parto # praia # prematuridade # prematuro # pré-natal # pre-natal # pré-parto # pre-parto # presente # presentes # prevenção de acidentes domésticos # Primeira infância # primeiro aniversario # primeiros-socorros # prolapso uterino # puerperio # quantidade # quero-engravidar # recem nascido # recem-nascido # recém-nascido # recem nascidos # recem-nascidos # recuperacao # rededeapoio # refluxo # relato # relato de parto # relaxar # remedios # repouso # reproducao assistida # reprodução assistida # resguardo # respiracao # rh # rifa # riscos # roseola infantil # rotina # roupa para bebês # roupas # roupas para gestantes # rubéola # saco gestacional # Saída de maternidade vermelha # sal # salario-maternidade # sangramento # sangramento de implantacao # sangue # saudavel # saude # saúde # saude bucal # saude mental # secreção # segundo filho # seguranca # segurança # seios # semana # semanas de gravidez # sexo # sexo do bebe # sexo pos parto # shantala para bebe # sharenting # sinais # sinais de parto # sindrome de couvade # sintomas # sintomas de caxumba # sintomas de gravidez # socializacao # sono # sono do bebe # sono do bebê # sonolencia # sujeira # suor # suplementacao # sustentabilidade # sustentavel # tamanho # tampao mucoso # temperatura do bebe # tentante # tentantes # tentantes, vida de tentantes # terrible two # teste da orelhinha # teste de gravidez # teste do pezinho # tipo de parto # tipos de placenta # tontura na gestação # trabalho # trabalho de parto # transicao # transtorno do espectro autista # transtorno opositor desafiador # trissomia 18 # troca # troca-de-fraldas # ultrassom # Unicef # urticaria # utero # útero # utero bicorno # utero em anteversoflexão # utero retrovertido # vacina # vacinas # varizes # ventilador para bebe # verão # viagem # viajar de aviao com bebe # violencia-obstetrica # virtual # visitas # vitaminas # vitamina-s # vomitos