Tem certeza de que deseja excluir o produto Vale-presente?
Mais Abraços // Quarta-feira 30 Abril, 2025 // #gravidez, #cuidados, #hábitos saudáveis
A gravidez é um dos momentos mais transformadores da vida — e, justamente por isso, requer atenção especial com a saúde física e emocional da gestante.
Adotar hábitos saudáveis e evitar práticas de risco são essenciais para garantir o bem-estar da mãe e o desenvolvimento do bebê, desde o início da gestação.
A seguir, você confere 7 cuidados na gravidez, com dicas práticas da enfermeira Fabiola Cassab, que também é doula e especialista em aleitamento materno.
O corpo da gestante passa por mudanças que alteram a forma como os medicamentos são absorvidos, processados e eliminados.
Por isso, a automedicação pode causar efeitos adversos tanto na mãe quanto no bebê – quer dizer, mesmo remédios que você conhece e tomava quando não estava grávida podem representar riscos durante a gestação.
“Tudo o que você consome pode afetar o seu bebê — até aquele remédio que parece inofensivo”, alerta Fabiola. “Estudos mostram que até 5% das malformações ao nascer estão ligadas ao uso de remédios sem orientação médica.”
Para manter os seus cuidados na gravidez, o ideal é sempre consultar a equipe do pré-natal antes de tomar medicamentos. Existem até chás que grávida não pode tomar.
Entre os principais cuidados no início da gravidez está a atenção com a alimentação. E aqui, qualidade é mais importante do que quantidade. "Não é sobre 'comer por dois', e sim sobre nutrir vocês dois com escolhas mais saudáveis e conscientes", ressalta Fabiola.
Priorize alimentos naturais e variados, como frutas, legumes, verduras, grãos integrais e proteínas magras. Faça refeições equilibradas em horários regulares para evitar enjoos, azia e fraqueza. "Na hora de montar o prato, quanto mais colorido, melhor", diz a enfermeira.
Evitar ultraprocessados também é fundamental para prevenir problemas como pressão alta e diabetes gestacional. Leia mais no nosso guia sobre alimentação saudável na gravidez.
Manter o corpo hidratado é uma das bases dos cuidados da gestante. Beber bastante água ajuda no funcionamento dos rins, na circulação e até na prevenção de inchaços. Durante a gravidez, porém, é comum as mulheres sentirem menos vontade de beber água. Assim, para cuidar da hidratação na gestação, é aconselhável tomar bastante água (a quantidade pode ser indicada pelo obstetra.
Outro cuidado importante é o uso diário de protetor solar. "É comum surgirem manchas escuras no rosto por causa dos hormônios. O protetor ajuda a prevenir essas manchas, que podem escurecer com o sol", explica Fabiola. O ideal é aplicar mesmo em dias nublados, evitando a exposição direta ao sol entre 10h e 16h.
Mexer o corpo, com orientação médica, pode trazer muitos benefícios durante a gravidez. "Exercícios leves ou moderados ajudam a aliviar dores, controlar o ganho de peso, melhorar a circulação, o sono, o humor… e ainda te preparam para o parto e o pós-parto", diz Fabiola.
Entre as atividades recomendadas como cuidados na gravidez estão caminhadas, ioga, pilates, natação e exercícios de respiração. Esportes de impacto ou risco de queda devem ser evitados. O mais importante é respeitar os limites do corpo, adaptando a rotina conforme os trimestres avançam.
Leia mais: Conheça 6 modalidades de exercícios para gestantes
Dor nas costas, pernas cansadas e inchaço na gravidez são desconfortos comuns — mas existem formas suaves e eficazes de aliviá-los. Fabiola recomenda, por exemplo, movimentos suaves no dia a dia, como caminhadas e o uso da bola de pilates. "A bola é ótima pra relaxar a região da pelve e da coluna, aliviar a lombar e melhorar a circulação."
Massagens, pernas elevadas e boa postura também fazem parte do cuidado. "Uma massagem suave, um escalda-pés ou até alguns minutos de respiração consciente podem trazer alívio físico e emocional", sugere a enfermeira. Aromaterapia com lavanda ou camomila pode ser uma aliada — sempre com orientação profissional.
Cuidar do sono na gravidez pode ser um desafio, especialmente nos últimos meses. Mas criar um ambiente favorável e seguir uma rotina de desaceleração ajuda bastante.
"Desligue as telas, tome um banho morno, diminua as luzes. Esses detalhes fazem diferença na qualidade do sono", aconselha Fabiola. Comer pouco de noite, respiração profunda e massagem relaxante também ajudam a pegar no sono e descansar melhor.
Pensando nos cuidados na gravidez, a posição ideal para dormir é de lado, preferencialmente sobre o lado esquerdo, com travesseiros apoiando barriga e joelhos.
Durante a gravidez, é comum a pele ficar mais sensível, seca ou apresentar estrias e manchas. "Cuidar da pele é também uma forma de se conectar com seu corpo, que está trabalhando duro para gerar uma nova vida.", afirma Fabiola.
Para os cuidados com a pele na gravidez, aposte em cremes ou óleos naturais para hidratar barriga, seios e coxas, e use filtro solar todos os dias. Manter uma boa alimentação e se hidratar bem também ajudam a prevenir o ressecamento e o surgimento de marcas.
E lembre-se: mesmo com todos os cuidados da gestante, estrias podem aparecer, e está tudo bem nisso. Mais importante que seguir uma rotina rígida é cultivar um olhar carinhoso para o seu corpo.
Leia mais: Autoestima na gravidez: como reconhecer e lidar com a vulnerabilidade
Cuidar de si mesma durante a gravidez é cuidar do bebê também. Essas pequenas ações no dia a dia fazem grande diferença para uma gestação mais tranquila, segura e prazerosa.
Além disso, converse sempre com os profissionais que acompanham o seu pré-natal, respeite seu ritmo e se permita viver esse momento com leveza. Cada gestação é única!
Compartilhe: