Mulher grávida com barriga em evidência sobre balança

Ganho de peso na gestação: saiba quanto é saudável engordar

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Sexta-feira 21 Julho, 2023 // #ganho de peso na gravidez, #gravidez

Trilhar o caminho da maternidade é transformador na vida de uma mulher. A expectativa e a alegria se entrelaçam com uma série de mudanças físicas e emocionais. Entre essas transformações, o ganho de peso na gestação desempenha um papel crucial no bem-estar da mãe e no desenvolvimento saudável do bebê. 

É comum ouvir histórias sobre mulheres grávidas que aproveitam a oportunidade para saborear todos os prazeres da comida, já que ela está “comendo por dois”. Mas, na realidade, o ganho de peso na gravidez é um processo delicado e equilibrado, que deve ser acompanhado de perto e compreendido em sua complexidade. 

Quantos quilos é saudável engordar durante a gravidez?

O ganho de peso é uma parte natural do desenvolvimento do bebê, mas esse número não é constante, pois cada gestação é única. "É muito comum que as mulheres tenham uma variação individual do ganho de peso na gestação", afirma a ginecologista Joeline Cleto Cerqueira, membro da Comissão Nacional Especializada em Assistência Pré-Natal da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia). 

É por isso, explica Cerqueira, que essa variação é descrita em faixas e não em números absolutos. E o que vai definir em qual faixa cada mulher está é o peso antes ou do início da gestação, até a 13ª semana. Com este valor, deve ser calculado o IMC, que vai classificar as gestantes em quatro grupos: baixo peso, eutrofia, sobrepeso ou obesidade.  

Para cada grupo há uma recomendação específica, com maior ganho para as gestantes com baixo peso e menor ganho para as gestantes com obesidade. "Independente das variações individuais, o que mais a gente avalia é o IMC pré-gestacional", explica a médica. 

Mulher grávida sobre balança

Desde 2022, o Brasil possui pela primeira vez curvas de ganho de peso gestacional criadas no país, com base em dados de mais de 7 mil gestantes, e que são agora adotadas pelo Ministério da Saúde. Segundo essas novas recomendações, durante toda a gestação: 

  • As mulheres que engravidam no baixo peso devem ganhar entre 9,7 kg e 12,2 kg; 

  • As mulheres que engravidam com IMC normal devem ganhar entre 8 kg e 12 kg; 

  • As mulheres que engravidam com sobrepeso devem ganhar entre 7 kg e 9 kg; 

  • As mulheres que engravidam com obesidade devem ganhar entre 5 kg e 7,2 kg. 

Segundo Cerqueira, a alimentação saudável e a prática de exercícios físicos influenciam diretamente no ganho de peso na gestação, além de alguns fatores da própria gravidez. "Por exemplo, se ela está gestando uma gravidez gemelar, já foge desses parâmetros da normalidade", diz a ginecologista. A presença de complicações pré-existentes, como diabetes ou hipertensão, também influencia na evolução do peso. 

Tanto o ganho de peso excessivo quanto o ganho de peso insuficiente podem trazer consequências à saúde da mãe e do bebê. "O acompanhamento pré-natal é imprescindível. O papel do médico é justamente informar que existem essas faixas de recomendação, para que a gestação se desenvolva de forma normal", diz Cerqueira. 

Aumento de peso por trimestre

A distribuição do ganho de peso não é homogênea durante toda a gestação. Para facilitar o acompanhamento, explica Cerqueira, as curvas de ganho de peso gestacional estabelecem ganhos trimestrais esperados para cada um dos quatro grupos de gestantes. 

"Mas o ganho de peso no terceiro trimestre é maior para todas as gestantes, independente se ela engravidou no baixo peso, na eutrofia, no sobrepeso ou na obesidade", diz Cerqueira. "O último trimestre de gravidez é quando a mulher engorda mais." 

De acordo com as curvas brasileiras, o ganho de peso total esperado no fim de cada trimestre, conforme o IMC pré-gestacional, é o seguinte: 

Gestantes com baixo peso (IMC pré-gestacional menor que 18,5): 

  • Até 13 semanas: ganho de peso de 0,2 kg a 1,2 kg 
  • Até 27 semanas: ganho de peso total de 5,6 kg a 7,2 kg 
  • Até 40 semanas: ganho de peso total de 9,7 kg a 12,2 kg 

Gestantes com peso ideal (IMC pré-gestacional entre 18,5 e 25) 

  • Até 13 semanas: perda de peso de até 1,8 kg ou ganho de peso de até 0,7 kg 
  • Até 27 semanas: ganho de peso total de 3,1 kg a 6,3 kg 
  • Até 40 semanas: ganho de peso total de 8 kg a 12 kg 

Gestantes com sobrepeso (IMC pré-gestacional entre 25 e 30) 

  • Até 13 semanas: perda da peso de 1,6 kg a 0,05 kg 
  • Até 27 semanas: ganho de peso total de 2,3 kg a 3,7 kg 
  • Até 40 semanas: ganho de peso total de 7 kg a 9 kg 

Gestantes com obesidade (IMC pré-gestacional maior que 30) 

  • Até 13 semanas: perda de peso de 1,6 kg a 0,05 kg 
  • Até 27 semanas: ganho de peso total de 1,1 kg a 2,7 kg 
  • Até 40 semanas: ganho de peso total de de 5 kg a 7,2 kg 

Mesmo que as novas referências levem em conta, pela primeira vez, a realidade das mulheres brasileiras, é importante lembrar que esses números são apenas estimativas e podem variar de acordo com as circunstâncias individuais de cada mulher. Apenas os profissionais de saúde podem avaliar se há algum problema com o ganho de peso. 

Por que há aumento de peso na gestação?

O aumento de peso na gravidez está diretamente relacionado ao crescimento e desenvolvimento do feto, bem como a outras alterações hormonais e físicas que acontecem no corpo da mulher e a preparam tanto para gestação quanto para o pós-parto

À medida que o bebê se desenvolve, ele ganha peso e tamanho, o que contribui para o aumento de peso total da gestante. Além disso, o volume sanguíneo da mulher também aumenta para suprir as necessidades do feto em crescimento. Outros fatores que influenciam no aumento de peso são o crescimento das mamas e a expansão do útero. 

Para saber mais sobre as mudanças físicas e hormonais que ocorrem no corpo durante a gravidez e como elas contribuem para o aumento de peso, você pode consultar o artigo PESO NA GRAVIDEZ: O QUE ACONTECE COM VOCÊ E O BEBÊ

Quando o ganho de peso na gestação é excessivo e se torna preocupante?

É importante estar atenta aos sinais de que o ganho de peso está se tornando excessivo, pois, quando ele ultrapassa os limites recomendados, pode trazer complicações tanto para a saúde da mãe quanto para o desenvolvimento saudável do bebê. 

Segundo Cerqueira, a pré-eclâmpsia, uma complicação caracterizada por pressão arterial elevada, e a diabetes gestacional, uma condição metabólica exclusiva da gestação, podem estar relacionadas a um ganho de peso elevado. 

Gestante realizando teste de glicemia em casa

Mais do que os números – que devem ser avaliados individualmente por um profissional de saúde –, existem sinais e sintomas associados a um ganho de peso excessivo na gestação que podem indicar uma situação preocupante, como aumento da pressão arterial e inchaço excessivo, especialmente se acompanhado de dor e vermelhidão. 

A preocupação com não ganhar peso demais durante a gravidez é especialmente importante para as mulheres que já tinham sobrepeso ou obesidade antes de engravidar. Segundo a especialista, será necessário ter cuidados com alimentação e atividade física para que o peso suba menos que em casos de peso dentro do ideal. Nessas situações, pode ser necessário incluir no pré-natal o acompanhamento com uma nutricionista ou com um educador físico.  

Por outro lado, quando a gestante ganha pouco peso, a gravidez pode não se desenvolver normalmente, tendo, inclusive, risco de desenvolver anemia. "O que mais está associado ao ganho de peso inadequado é o parto prematuro", diz Cerqueira. "E todas as consequências de prematuridade para aquele bebê que cresceu com os nutrientes de forma inadequada." 

Veja como manter o peso ideal durante a gravidez

Manter um ganho de peso adequado e saudável durante a gravidez é importante tanto para a mãe quanto para o bebê. O acompanhamento médico é importante, mas as atitudes e cuidados de cada mulher, também. Aqui estão algumas dicas elaboradas por Cerqueira: 

 

  • Faça uma dieta balanceada: inclua proteínas, frutas, vegetais, grãos integrais e laticínios em sua dieta. Evite alimentos processados e ricos em açúcar. O objetivo é consumir alimentos nutritivos, não apenas calóricos – confira uma lista com outros alimentos que devem ser evitados durante a gravidez

  • Faça refeições frequentes e menores: em vez de 3 grandes refeições, tente fazer 5 a 6 refeições menores ao longo do dia. Isso pode ajudar a evitar náuseas, manter seus níveis de açúcar no sangue estáveis e evitar que você fique muito faminta. 

  • Beba bastante água: a hidratação adequada é importante para todas as pessoas, mas especialmente para as gestantes. Tente beber pelo menos 8 copos de água por dia, e mais se você estiver fisicamente ativa ou se o clima estiver quente. 

  • Faça exercícios regularmente: a menos que seu médico aconselhe o contrário, a atividade física regular é benéfica durante a gravidez. Pode ser uma caminhada, yoga pré-natal, natação ou outro exercício de baixo impacto que você goste. 

  • Preste atenção às porções: tente evitar o conceito de "comer por dois". Embora você precise de calorias adicionais durante a gravidez, não são tantas quanto muitas pessoas pensam. Fale com o seu médico ou um nutricionista sobre as necessidades calóricas específicas para o seu corpo e o estágio da gravidez. 

  • Visite seu médico regularmente: as consultas pré-natais são importantes para monitorar o seu progresso e o do seu bebê. Seu médico pode fornecer orientações personalizadas sobre o ganho de peso e a nutrição durante a gravidez. 

Claro, cada gravidez é única, e as necessidades individuais podem variar. Mas com um estilo de vida saudável, acompanhamento médico adequado e uma abordagem equilibrada, é possível manter o peso dentro de limites saudáveis durante a gravidez, garantindo o bem-estar tanto da mãe quanto do bebê. 

# 2D # 3D # 20-semana # 21 semanas de gestacao # 23 semanas de gestacao # 26 semanas de gestação # 3-meses # abdominal # aborto espontâneo # academy # acne neonatal # acompanhantes no parto # acucar # adoção # afeto # agua # alergia # alimentacao # alimentação # alimentação do bebê # alimentação na gravidez # alimentos # alimentos para anemia # almofada de amamentação # amamentacao # amamentação # amigos # amor # anemia # anemia na gravidez # angustia da separação # animais # ansiedade # apneia do sono # apneia do sono em bebês # apoio # aprendendo # aprender # arroto # assadura # atividade-fisica # atonia uterina # autismo # autocuidado # autoestima # baba # baby blues # banho # banho de sol # bebe # Bebê # bebê # bebe acima do umbigo # bebe engasgado # bebe pélvico # bebe prematuro # bebe-recem-nascido # bebes # Bebês # bebês # bem-estar # beneficios # bingo em cha de bebe # birras # bloquinhos de carnaval infantil # bolo # bolo de fraldas # bolsa # bolsa de praia para bebe # bonita # brincadeira # brincadeiras para pascoa # brinquedos # brotoeja # burnout # cabelo # cabelo do bebe # cadeirinha # calcinha absorvente # calcinha pós-parto # calcio # canal # candidiase na gravidez # cansaco # cansada # Carnaval # carnaval # carreira de mãe # carrinho # casais # catapora # caxumba # cefalica # celulas-tronco # cerclagem uterina # cesarea # cesariana # cha-bar-de-bebe # cha de bebe # cha-de-bebe # cha-de-bencao # cha de fraldas # chá de fraldas # cha-de-fraldas # cha de revelacao # cha de revelação # charraiá de fraldas # chás na gravidez # checklist # choro # cirurgias # citomegalovirus # coceira # cocô do bebê # colestase # colestase gestacional # cólica na gravidez # colica nos bebes # colicas # colo do útero # colo do utero dilatado # colostro # colostro na gravidez # comemoracao # comida # como organizar # como organizar um chá revelação # como prevenir doenças respiratórias # companheirismo # complicacoes # comunicar # constipação # consumo sustentável # contração # contraceptivos # contracoes # contrações de Braxton-Hicks # conversas # convite cha de fraldas # convites # coração do bebe # cordao # cordao umbilical # cordão umbilical # cor dos olhos do bebe # corpo # corrimento # corte de cabelo do bebe # cosmeticos # coto umbilizal # creche # creme para assadura # crescimento # crianca # criança # criancas # Crianças # crianças # crosta lactea # cuidado # cuidados # culpa # data # data de parto # decoracao # decoração # decoração para chá revelação # defesas # dengue # dentes # dentista # depois-dos-40 # dermatite # desapego # descanso # descobrir o sexo do bebê # descolamento-de-placenta # desenvolvimento # desenvolvimento do bebe # desenvolvimento do bebê # desenvolvimento infantil # diabetes # diabetes-gestacional # diastase # dicas # diferente # disciplina positiva # disney # diu # doencas # doenças respiratorias # doenças respiratorias no inverno # doente # dor # dores # dormir # dor no pe da barriga # doula # ebook # ecografia # economia # economizar # eczema # educacao # educação # educacao infantil # educação-positiva # emocao # emocoes # empreendedorismo # emprego # empresa # endometriose # engravidar # enjoo # enxoval # episiotomia # estagios # estimulacao # estomago # etapas # exame beta hcg # exames # exercicio # exercício # exercicios # fala # falta de ar # familia # família # familia monoparental # fases # fatiga # fator-rh # faxineira # febre em bebe # ferro # fertilização assistida # fertilização in vitro # fertilização-in-vitro # festa # fezes do bebe # ficas # figado # filho # filhos # fisioterapia-pelvica # fiv # forceps # formula # fototerapia neonatal # fralda # fralda eco protect # fralda respirável # fralda reutilizavel # fraldas # fungos em bebes # ganho de peso na gravidez # gases # gemeos # genero # gestacao # gestação # gestacao-multipla # gestacoes # gestante # gestantes # gravida # grávida # gravidas # Gravidez # gravidez # gravidez de risco # gravidez na maturidade # gravidez psicológica # gravidez silenciosa # gripe na gravidez # hemorragia # higiene # higiene bucal # higiene do sono em bebes # Higiene no Carnaval # higieni # higienizacao # hiperemese-gravidica # hipertensão gestacional # hipotermia # historia # historias # home office # hora da bruxa # Huggies # ictericia neonatal # idade-gestacional # ideias # imunidade # inchaco na gravidez # incomodo # inducao # infância # infeccao # infecção urinária # infecção urinária infantil # infertilidade # introducao alimentar # introducao-alimentar # iodo # irmao # irmaos # julio rocha # labio leporino # leite materno # lembranças # lembrancinha de aniversário infantil # lembrancinha de maternidade # lembrancinhas # licenca-maternidade # licença maternidade # licença-paternidade # limpeza # linguagem # linhas de evaporação no teste de gravidez # liquido # liquido amniotico # liquido-amniotico # mae # maes # mae solo # maisalegria # manchas # massagem # massagem para bebe # maternidade # maternidade solo # mecônio # medicacao # meditação # melasma na gravidez # menina # menino # menosestresse # menstruacao # método ramzi # moleira do bebe # momentos # motoras # movimentos # muco # muco cervical # mudanca # mudanças # mudar # mulher # mulheres # multipla # nariz # nasal # nascimento # neurodesenvolvimento infantil # nidação # noite # nome # nomes de bebes # nomes de bebês # nomes femininos # nutrição # nutrientes # oportunidades # ovulação # pai # pais # papanicolau # Parto # parto # parto humanizado # parto-multiplo # parto normal # parto pélvico # parto vaginal # páscoa # passinho # paternidade # paternidade ativa # pediatricas # pele # pele do bebe # pele do bebê # pele ressecada # perda gestacional # período fértil # peso # placenta # placenta previa # planejamento # plano de parto # plantas venenosas # podcast # podcast mais abraços # posicao # pos-parto # pós-parto # praia # prematuridade # prematuro # pré-natal # pre-natal # pré-parto # pre-parto # presente # presentes # prevenção de acidentes domésticos # Primeira infância # primeiro aniversario # primeiros-socorros # prolapso uterino # puerperio # quantidade # quero-engravidar # recem nascido # recem-nascido # recém-nascido # recem nascidos # recem-nascidos # recuperacao # rededeapoio # refluxo # relato # relato de parto # relaxar # remedios # repouso # reproducao assistida # reprodução assistida # resguardo # respiracao # rh # rifa # riscos # roseola infantil # rotina # roupa para bebês # roupas # roupas para gestantes # rubéola # saco gestacional # Saída de maternidade vermelha # sal # salario-maternidade # sangramento # sangramento de implantacao # sangue # saudavel # saude # saúde # saude bucal # saude mental # secreção # segundo filho # seguranca # segurança # seios # semana # semanas de gravidez # sexo # sexo do bebe # sexo pos parto # shantala para bebe # sharenting # sinais # sinais de parto # sindrome de couvade # sintomas # sintomas de caxumba # sintomas de gravidez # socializacao # sono # sono do bebe # sono do bebê # sonolencia # sujeira # suor # suplementacao # sustentabilidade # sustentavel # tamanho # tampao mucoso # temperatura do bebe # tentante # tentantes # tentantes, vida de tentantes # terrible two # teste da orelhinha # teste de gravidez # teste do pezinho # tipo de parto # tipos de placenta # tontura na gestação # trabalho # trabalho de parto # transicao # transtorno do espectro autista # transtorno opositor desafiador # trissomia 18 # troca # troca-de-fraldas # ultrassom # Unicef # urticaria # utero # útero # utero bicorno # utero em anteversoflexão # utero retrovertido # vacina # vacinas # varizes # ventilador para bebe # verão # viagem # viajar de aviao com bebe # violencia-obstetrica # virtual # visitas # vitaminas # vitamina-s # vomitos