Imagem de utero de papel cor-de-rosa cercado por mãos sobre fundo azul

Útero bicorno: entenda o que é e se impede a gravidez

Kimberly Clark Brand Mais Abraços // Quinta-feira 17 Agosto, 2023 // #tentantes, #utero, #saude, #utero bicorno

Engravidar pode ser um momento de grande alegria e expectativa na vida de muitas mulheres. No entanto, para algumas, essa jornada pode se tornar uma experiência desafiadora e emocionalmente intensa. As malformações uterinas, como o útero bicorno, são uma das causas de gestações mais difíceis. 

Esse tipo de condição pode gerar apreensão, com a sensação de que o sonho de ser mãe pode estar ameaçado. Entretanto, é importante lembrar que o diagnóstico precoce e o acompanhamento médico adequado podem oferecer opções de tratamento e soluções para contornar esses desafios. Veja mais a seguir. 

O que é útero bicorno

As malformações uterinas também são chamadas de anomalias Müllerianas congênitas, pois geralmente ocorrem durante o processo de fusão dos ductos de Müller, que vai dar origem ao útero, às trompas uterinas e ao terço superior do canal vaginal. Essas condições se desenvolvem ainda no embrião, durante o processo de formação do sistema reprodutivo. 

Segundo a médica ginecologista Ana Paula Aquino, responsável pelo Programa de Doação de Óvulos e Embriões (DOE) do Grupo Huntington, esse tipo de problema pode afetar de 5 a 6% das mulheres. As malformações uterinas mais comuns são os defeitos de fusão lateral, tipo do qual o útero bicorno faz parte. 

"É importante salientar que o útero bicorno é uma das malformações que podem afetar o útero, como, por exemplo, útero unicorno, septado ou didelfo", diz Aquino. Cada uma dessas condições pode afetar a forma como funciona o útero

No caso do útero bicorno, há uma divisão da cavidade uterina. "O órgão se separa em duas partes, de forma parcial ou total – ao invés de uma cavidade oca, o útero apresenta um septo no seu interior que separa essa cavidade em duas", explica Aquino. 

Ilustra que mostra um útero normal e um útero bicorno, com um septo dividindo parcialmente a cavidade uterina
Útero normal e útero bicorno

Tipos de útero bicorno

 

Podem existir dois tipos de útero bicorno: parcial ou total. "No caso da forma total, existe um septo que separa a cavidade totalmente em duas, desde o colo até o fundo. Já na forma parcial, pode haver uma comunicação entre as cavidades, já que o septo que sai do fundo uterino não vai até o colo", afirma a médica. 

Quem tem útero bicorno pode engravidar?

Uma das principais dúvidas que surgem quando se fala em útero bicorno é sobre a possibilidade de engravidar. A boa notícia é que, de maneira geral, a condição não afeta a fertilidade. "Embora o útero bicorno seja um complicador, há muitas mulheres com esse quadro que tiveram uma gravidez saudável e parto normal", conta Aquino. 

No entanto, é essencial estar ciente dos desafios que podem estar associados a essa particularidade uterina. Segundo a ginecologista, a septação do órgão pode estar atrelada a uma maior dificuldade de engravidar e a uma maior chance de aborto espontâneo e parto prematuro. Por isso, demanda um acompanhamento mais cuidadoso. 

"A dificuldade em engravidar pode ocorrer por dois motivos: o septo pode prejudicar a implantação do embrião, por possuir uma menor vascularização, por exemplo, e devido à redução do espaço para desenvolvimento do feto, ou seja, o embrião pode se implantar, mas o desenvolvimento da gestação pode ser comprometido", explica Aquino. 

Ilustração de gravidez com útero bicorno, que mostra bebê desenvolvendo-se apenas de um lado do útero

Entre as possíveis dificuldades de uma gravidez com útero bicorno, a ginecologista cita o trabalho de parto prematuro, aborto, baixo peso do bebê ao nascer, sangramento vaginal ou hemorragia pós-parto e posição anômala do bebê dentro do útero, dificultando um parto normal.  

"Por esses motivos, a gestação em útero bicorno é considerada de alto risco, demandando cuidados extras de equipe preparada", ela diz. 

Sintomas do útero bicorno  

O útero bicorno pode passar despercebido durante boa parte da vida das mulheres. "Na maioria dos casos, quem tem útero bicorno não apresenta sintomas específicos ou qualquer sinal que possa indicar essa condição", afirma Aquino. Mas, dependendo do grau de septação do útero, alguns sintomas podem surgir de forma esporádica, como: 

  • dor durante a relação sexual; 

  • dor abdominal; 

  • cólicas no período menstrual; 

  • desconforto no período da ovulação; 

  • irregularidade menstrual; 

  • infertilidade; 

  • e abortos recorrentes.  

Assim como as outras anomalias uterinas, o útero bicorno costuma ser diagnosticado durante avaliações ginecológicas de rotina ou como parte de investigações sobre infertilidade e complicações obstétricas, como o aborto espontâneo múltiplo.  

Segundo publicação da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), a avaliação diagnóstica passa quase sempre pela ultrassonografia transvaginal ou pélvica para investigação de dor e pela histerossalpingografia em decorrência de infertilidade, exame feito através da injeção de contraste no útero e simultânea realização de radiografias, permitindo visualizar as formas da cavidade e trompas uterinas.  

A ultrassonografia tridimensional e ressonância magnética são considerados os melhores exames não-invasivos para o diagnóstico das anomalias uterinas. E vale destacar a importância do exame ginecológico de rotina para suspeitar dessas condições. 

Tratamento do útero bicorno 

O tratamento do útero bicorno varia de acordo com as necessidades e sintomas individuais de cada mulher. Em muitos casos, essa condição não requer intervenção médica. "Na maioria das vezes não é necessário realizar nenhum tratamento para útero bicorno, pois geralmente não é uma condição que causa sintomas ou complicações", diz Aquino. 

No entanto, em situações em que há dificuldades para engravidar ou manter uma gestação, o tratamento pode ser indicado. "Caso a mulher apresente quadro de infertilidade, faz-se necessária uma investigação exaustiva para que seja avaliada a possibilidade de cirurgia para restaurar a anatomia adequada do órgão", explica a ginecologista. 

Essa intervenção cirúrgica tem como objetivo corrigir a alteração no útero e eliminar o septo uterino, proporcionando uma cavidade uterina mais ampla e favorável para a concepção e o desenvolvimento saudável do bebê durante a gravidez. 

Segundo Aquino, tratamentos de reprodução assistida podem ser indicados dependendo do caso de cada tentante. "E caso não haja condições de uma gestação se desenvolver, é possível optar pela cessão temporária de útero", diz a médica, sobre a técnica também conhecida como útero de substituição ou barriga solidária. 

É fundamental que mulheres diagnosticadas com útero bicorno recebam acompanhamento médico adequado e personalizado antes e durante a gravidez. O pré-natal cuidadoso e o monitoramento constante podem minimizar os riscos e garantir uma gestação saudável. 

Aliás, realizar exames de rotina regularmente é fundamental para todas as mulheres. A detecção precoce de condições uterinas pode permitir intervenções oportunas, garantindo a adoção das melhores medidas. Na jornada da maternidade, o acompanhamento adequado pode ser determinante para uma experiência saudável e bem-sucedida. 

# 2D # 3D # 20-semana # 21 semanas de gestacao # 23 semanas de gestacao # 26 semanas de gestação # 3-meses # abdominal # aborto espontâneo # academy # acne neonatal # acompanhantes no parto # acucar # adoção # afeto # agua # alergia # alimentacao # alimentação # alimentação do bebê # alimentação na gravidez # alimentos # alimentos para anemia # almofada de amamentação # amamentacao # amamentação # amigos # amor # anemia # anemia na gravidez # angustia da separação # animais # ansiedade # apneia do sono # apneia do sono em bebês # apoio # aprendendo # aprender # arroto # assadura # atividade-fisica # atonia uterina # autismo # autocuidado # autoestima # baba # baby blues # banho # banho de sol # bebe # Bebê # bebê # bebe acima do umbigo # bebe engasgado # bebe pélvico # bebe prematuro # bebe-recem-nascido # bebes # Bebês # bebês # bem-estar # beneficios # bingo em cha de bebe # birras # bloquinhos de carnaval infantil # bolo # bolo de fraldas # bolsa # bolsa de praia para bebe # bonita # brincadeira # brincadeiras para pascoa # brinquedos # brotoeja # burnout # cabelo # cabelo do bebe # cadeirinha # calcinha absorvente # calcinha pós-parto # calcio # canal # candidiase na gravidez # cansaco # cansada # Carnaval # carnaval # carreira de mãe # carrinho # casais # catapora # caxumba # cefalica # celulas-tronco # cerclagem uterina # cesarea # cesariana # cha-bar-de-bebe # cha de bebe # cha-de-bebe # cha-de-bencao # cha de fraldas # chá de fraldas # cha-de-fraldas # cha de revelacao # cha de revelação # charraiá de fraldas # chás na gravidez # checklist # choro # cirurgias # citomegalovirus # coceira # cocô do bebê # colestase # colestase gestacional # cólica na gravidez # colica nos bebes # colicas # colo do útero # colo do utero dilatado # colostro # colostro na gravidez # comemoracao # comida # como organizar # como organizar um chá revelação # como prevenir doenças respiratórias # companheirismo # complicacoes # comunicar # constipação # consumo sustentável # contração # contraceptivos # contracoes # contrações de Braxton-Hicks # conversas # convite cha de fraldas # convites # coração do bebe # cordao # cordao umbilical # cordão umbilical # cor dos olhos do bebe # corpo # corrimento # corte de cabelo do bebe # cosmeticos # coto umbilizal # creche # crescimento # crianca # criança # criancas # Crianças # crianças # crosta lactea # cuidado # cuidados # culpa # data # data de parto # decoracao # decoração # decoração para chá revelação # defesas # dengue # dentes # dentista # depois-dos-40 # dermatite # desapego # descanso # descobrir o sexo do bebê # descolamento-de-placenta # desenvolvimento # desenvolvimento do bebe # desenvolvimento do bebê # desenvolvimento infantil # diabetes # diabetes-gestacional # diastase # dicas # diferente # disciplina positiva # disney # diu # doencas # doenças respiratorias # doenças respiratorias no inverno # doente # dor # dores # dormir # dor no pe da barriga # doula # ebook # ecografia # economia # economizar # eczema # educacao # educação # educacao infantil # educação-positiva # emocao # emocoes # empreendedorismo # emprego # empresa # endometriose # engravidar # enjoo # enxoval # episiotomia # estagios # estimulacao # estomago # etapas # exame beta hcg # exames # exercicio # exercício # exercicios # fala # falta de ar # familia # família # familia monoparental # fases # fatiga # fator-rh # faxineira # febre em bebe # ferro # fertilização assistida # fertilização in vitro # fertilização-in-vitro # festa # fezes do bebe # ficas # figado # filho # filhos # fisioterapia-pelvica # fiv # forceps # formula # fototerapia neonatal # fralda # fralda eco protect # fralda respirável # fralda reutilizavel # fraldas # fungos em bebes # ganho de peso na gravidez # gases # gemeos # genero # gestacao # gestação # gestacao-multipla # gestacoes # gestante # gestantes # gravida # grávida # gravidas # Gravidez # gravidez # gravidez de risco # gravidez na maturidade # gravidez psicológica # gravidez silenciosa # gripe na gravidez # hemorragia # higiene # higiene bucal # higiene do sono em bebes # Higiene no Carnaval # higieni # higienizacao # hiperemese-gravidica # hipertensão gestacional # hipotermia # historia # historias # home office # hora da bruxa # Huggies # ictericia neonatal # idade-gestacional # ideias # imunidade # inchaco na gravidez # incomodo # inducao # infância # infeccao # infecção urinária # infecção urinária infantil # infertilidade # introducao alimentar # introducao-alimentar # iodo # irmao # irmaos # julio rocha # labio leporino # leite materno # lembranças # lembrancinha de aniversário infantil # lembrancinha de maternidade # lembrancinhas # licenca-maternidade # licença maternidade # licença-paternidade # limpeza # linguagem # linhas de evaporação no teste de gravidez # liquido # liquido amniotico # liquido-amniotico # mae # maes # mae solo # maisalegria # manchas # massagem # massagem para bebe # maternidade # maternidade solo # mecônio # medicacao # meditação # melasma na gravidez # menina # menino # menosestresse # menstruacao # método ramzi # moleira do bebe # momentos # motoras # movimentos # muco # muco cervical # mudanca # mudanças # mudar # mulher # mulheres # multipla # nariz # nasal # nascimento # neurodesenvolvimento infantil # nidação # noite # nome # nomes de bebes # nomes de bebês # nomes femininos # nutrição # nutrientes # oportunidades # ovulação # pai # pais # papanicolau # Parto # parto # parto humanizado # parto-multiplo # parto normal # parto pélvico # parto vaginal # páscoa # passinho # paternidade # paternidade ativa # pediatricas # pele # pele do bebe # pele do bebê # pele ressecada # perda gestacional # período fértil # peso # placenta # placenta previa # planejamento # plano de parto # plantas venenosas # podcast # podcast mais abraços # posicao # pos-parto # pós-parto # praia # prematuridade # prematuro # pré-natal # pre-natal # pré-parto # pre-parto # presente # presentes # prevenção de acidentes domésticos # Primeira infância # primeiro aniversario # primeiros-socorros # prolapso uterino # puerperio # quantidade # quero-engravidar # recem nascido # recem-nascido # recém-nascido # recem nascidos # recem-nascidos # recuperacao # rededeapoio # refluxo # relato # relato de parto # relaxar # remedios # repouso # reproducao assistida # reprodução assistida # resguardo # respiracao # rh # rifa # riscos # roseola infantil # rotina # roupa para bebês # roupas # roupas para gestantes # rubéola # saco gestacional # Saída de maternidade vermelha # sal # salario-maternidade # sangramento # sangramento de implantacao # sangue # saudavel # saude # saúde # saude bucal # saude mental # secreção # segundo filho # seguranca # segurança # seios # semana # semanas de gravidez # sexo # sexo do bebe # sexo pos parto # shantala para bebe # sharenting # sinais # sinais de parto # sindrome de couvade # sintomas # sintomas de caxumba # sintomas de gravidez # socializacao # sono # sono do bebe # sono do bebê # sonolencia # sujeira # suor # suplementacao # sustentabilidade # sustentavel # tamanho # tampao mucoso # temperatura do bebe # tentante # tentantes # tentantes, vida de tentantes # terrible two # teste da orelhinha # teste de gravidez # teste do pezinho # tipo de parto # tipos de placenta # tontura na gestação # trabalho # trabalho de parto # transicao # transtorno do espectro autista # transtorno opositor desafiador # trissomia 18 # troca # troca-de-fraldas # ultrassom # Unicef # urticaria # utero # útero # utero bicorno # utero em anteversoflexão # utero retrovertido # vacina # vacinas # varizes # ventilador para bebe # verão # viagem # viajar de aviao com bebe # violencia-obstetrica # virtual # visitas # vitaminas # vitamina-s # vomitos